Buscar

Av1 - Química Farmacêutica e Planejamento de Fármacos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Av1 - Química Farmacêutica e Planejamento de Fármacos
1)
Na raiz encontramos a glicirrizina , uma saponina com propriedades antivirais , anti-inflamatórias e antimicrobianas , também temos o isoflavonóide glabridina, um excelente antioxidante , que previne o envelhecimento cutâneo  e também tem ação calmante e anti-inflamatória. A propriedade expectorante é devido a presença do ácido glicirrizínico , que acelera a secreção do muco traqueal através da diminuição da tensão superficial e viscosidade do muco.
O texto , faz referência a qual droga vegetal :
Alternativas:
· a)Camomila
· b)Erva-doce
· c)Cominho
· d)Hortelã
· e)Alcaçuz
2)
Fitoterápico é o medicamento obtido empregando-se exclusivamente matérias-primas ativas vegetais. É caracterizado pelo conhecimento da eficácia e dos riscos de seu uso, assim como pela reprodutibilidade e constância de sua qualidade. Sua eficácia e segurança é validada através de levantamentos etnofarmacológicos de utilização, documentações técnico-científicas em publicações ou ensaios clínicos fase 3. Não se considera medicamento fitoterápico aquele que, na sua composição, inclua substâncias ativas isoladas, de qualquer origem, nem as associações destas com extratos vegetais.
A definição de fitoterápico indicada no texto esta de acordo com a RDC:
Alternativas:
· a)n°26, de 13 de maio de 2014 da Anvisa
· b)n°26, de 14 de maio de 2014 da Anvisa
· c)n°28, de 13 de maio de 2014 da Anvisa
· d)n°26, de 3 de maio de 2014 da Anvisa
· e)n°26, de 13 de maio de 2019 da Anvisa
Um fármaco com alta concentração na circulação se liga aos sítios do receptor pelo os quais ele possui uma afinidade forte e, uma parte se liga a sítios secundários, os quais o fármaco tem afinidade menor. O processo de ligação entre fármaco e receptor é um equilíbrio dinâmico, a ligação entre um fármaco e vários sítios receptores idênticos e independentes ativa os sítios e a resposta depende do número de receptores ocupados, sendo a resposta máxima, quando todos os receptores estão ocupados. A molécula que se liga a um receptor e o estabiliza em uma forma ativa, é denominado de agonista. Agonistas podem ser fármacos ou ligantes endógenos, podemos classificar os agonistas em:
I - Agonistas Plenos: fármaco capaz de ativar o receptor e gerar uma resposta com alta eficácia, apresentando a resposta biológica máxima.
II - Agonistas Parciais: fármaco capaz de ativar o receptor e gerar uma resposta com baixa eficácia, agem como agonistas e como antagonistas .
III - Antagonistas: fármaco que reduz de modo significativo a concentração do fármaco ativo em seu sítio de ação, apresentando resposta biológica igual a zero.
IV - Agonista Inverso: fármaco que possui resposta biológica inversa a do agonista.
Leia com atenção as afirmações  , e assinale a alternatva correta
Alternativas:
· a)A afirmação I está incorreta
· b)As afirmações I e III , estão incorretas
· c)Apenas a afirmação IV está correta
· d)Todas as afirmações estão incorretas
· e)Todas as afirmações estão corretas
4)
Reações de Substituição Nucleofílica em Aromáticos (SNAr) são reações mais lentas quando comparadas com as reações de substituição eletrofílica em aromáticos e não são frequentes. Quando o anel aromático, apresentar um ou mais grupos com capacidade de atrair elétrons, ligados ao anel, a dupla ligação vai agir como aceptor de elétrons; estando assim sujeito a espécies nucleofílicas.
Espécies nucleofílicas são estruturas que possuem pelo menos um par de elétrons que possa ser doado, logo, são classificadas como:
Alternativas:
· a)Bases de Lewis
· b)Ácidos de Lewis
· c)Bases de Arrhenius
· d)Ácidos  de Arrhenius
· e)Acidos de Brönsted
5)
Leucemia Mielóide Crônica, doença caracterizada pela presença do Cromossomo Philadelphia (Ph), resultando em uma translocação equilibrada entre os cromossomos 9 e 22. Nesta translocação, o gene ABL associa-se a uma porção de um gene no cromossomo 22, denominado BCR. O gene BCR codifica uma proteína com função relacionada à regulação do processo de sinalização e divisão celular, enquanto o gene ABL (cromossomo 9) codifica uma proteína tirosino-quinase que participa da regulação do ciclo celular e da resposta a estresse genotóxico. O gene quimérico (BCR- -ABL), por sua vez, codifica uma nova proteína com atividade tirosino-quinase, que desencadeia a proliferação descontrolada das células na LMC. Sabemos que a doença possui três fases, uma fase inicial crônica com duração de 3 – 5 anos; uma fase acelerada, que dura de 6 – 18 meses, e a fase final chamada de fase blástica ou aguda da leucemia, com duração de 3 – 6 meses. , a combinação de interferon-alfa e citarabina fui substituída por mensilato de imatinibe , administrada por via oral,  800 mg/ dia; tendo efeitos adversos leves como náusea, edema e câimbras.
Porque ocorreu a substituição de interferon-alfa e cirtarabina pelo mensilato de imatinibe (Glivec®, Novartis)?
Alternativas:
· a)o Mesilato de Imatinibe é um inibidor seletivo das proteínas quinases, funcionando como um inibidor competitivo do ATP, pois ele se liga nos sítios de fosforilação do BCR-ABL, bloqueando a atividade tirosina-quinase.
· b)o Mesilato de Imatinibe é um inibidor não seletivo das proteínas quinases, funcionando como um inibidor competitivo do ATP, pois ele se liga nos sítios de fosforilação do BCR-ABL, bloqueando a atividade tirosina-quinase.
· c)o Mesilato de Imatinibe é um inibidor seletivo das proteínas quinases, funcionando como um inibidor competitivo do ADP, pois ele se liga nos sítios de fosforilação do BCR-ABL, bloqueando a atividade tirosina-quinase.
· d)o Mesilato de Imatinibe é um inibidor seletivo das proteínas quinases, funcionando como um inibidor competitivo do ATP, pois ele não se liga nos sítios de fosforilação do BCR-ABL, bloqueando a atividade tirosina-quinase.
· e)o Mesilato de Imatinibe é um inibidor seletivo das proteínas quinases, funcionando como um inibidor competitivo do ATP, pois ele se liga nos sítios de fosforilação do BCR-ABLnão, bloqueando a atividade tirosina-quinase.

Outros materiais