Buscar

Atividade Contextualizada 5 Reeducação Funcional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

GRUPO SER EDUCACIONAL
UNIVERSIDADE UNINORT
CURSO: FISIOTERAPIA
DISCIPLINA: REEDUCAÇÃO FUNCIONAL 
NOME DO(A) PROFESSOR(A) EXECUTOR(A): ANTONIETTA CLAUDIA BARBOSA DA FONSECA CARNEIRO
NOME DO(A) ALUNO(A): EZEQUIEL PINHEIRO FERREIRA
MATRÍCULA: 03224056
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA AOL 5 – REEDUCAÇÃO FUNCIONAL
Na idade de 12 anos o bebe passa a realizar os movimentos com mais precisão e controle, ocorre distinções sensoriais e motoras integrando informações perceptivas e motoras e há um ganho rápido nas capacidades de movimento. Nessa fase, a criança aprende a manipular objetos e adquirem uma marcha mais controlada, ou seja, ela consegue ficar de pé de maneira ereta.
No caso observado de nossa paciente à um déficit funcional de inibição e de facilitação motoras ou de posturas anormais, assim como na avaliação fisioterapêutica um tônus hipotônico que afeta o controle postural e a performasse n tarefa funcional. Nesse caso, nossa paciente tem um desenvolvimento lento por conta do diagnóstico de síndrome de Down, tanto motor, quanto cognitivo.
O objetivo do tratamento a curto e médio prazo é facilitar o movimento normal e inibir movimentos ou posturas anormais, visando a melhora da capacidade funcional e diminuir o tônus muscular, já a longo prazo, no geral, deve-se induzir movimentos automáticos e voluntários e diminuir a espasticidade, sempre visando a qualidade do movimento, controlar e modificar os padrões de posturas e desenvolvimento da paciente, nesse objetivo deve observar a capacidade do sistema, levando em consideração que a nossa paciente realizou uma cirurgia cardíaca aos 7 meses de idade e das suas limitações funcionais, como: sistema sensorial, neuro motor, cardiovascular, gastrointestinal, e musculoesquelética.
O tratamento é baseado nos seguintes princípios: inibir padrões, reflexos e movimentos anormais, facilitar os movimentos normais, fornecer o máximo de informações, proprioceptivas e esteroceptivas, realizar atendimento individual e de forma global, fazer com que a paciente aprenda a sensação de movimentos e não movimento propriamente dito.
As técnicas a serem usadas são: movimentos ativos e passivos, técnicas de inibição e de facilitação para que a paciente consiga adquirir uma melhor sustentação corporal e de reação de equilíbrio e de estimulação.
Podemos utilizar exercícios em bolas terapêuticas, feijão, andadores, espelhos e afins, pranchas de equilíbrio, etc.; é importante salientar, que nessa idade para melhor resultado tenha-se um ambiente lúdico, recursos e materiais de estimulação tátil, visual e motora, trabalhando todos os níveis de coordenação motora da paciente.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
ANTUNES, MACHADO, Mateus Dias Antunes; Gabriela Gonçalves Machado. - REEDUCAÇÃO FUNCIONAL. São Paulo: Cengage, 2020.

Outros materiais