Buscar

ATIVIDADE 3 - JOGOS MATEMÁTICOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

JOGOS MATMÁTICOS – ATIVIDADE 3
1- Existe na matemática, estudo de funções, um procedimento simples e fácil que pode ser utilizado para verificar se uma curva no plano cartesiano representa o gráfico de uma função ou não, esse método recebe o nome de:
R: Teste de reta vertical
Resposta correta.  O teste da reta vertical consiste em traçar uma reta vertical na curva proposta, e esta deve interceptar o gráfico num único ponto. Pois conforme a definição de função, para cada x do domínio deve existir em correspondência um único y no contradomínio. Se esta reta vertical cortar o gráfico em mais de um ponto, então este gráfico não representa uma função
	
2 - A função logarítmica é a inversa da função exponencial, devido a essa característica é possível a partir da representação gráfica de uma destas relações conseguir traçar o gráfico da outra, isso porque existe uma propriedade que afirma que:
R: O gráfico da função exponencial e logarítmica são simétricos em relação a reta bissetriz do primeiro e terceiro quadrante o plano cartesiano.
Resposta correta. A função logarítmica é a inversa da função exponencial, assim o gráfico da função exponencial e logarítmica são simétricos em relação a reta bissetriz do primeiro e terceiro quadrante do plano cartesiano.
3 - Encontrar o domínio de uma função consiste em identificar o campo de existência da mesma no contexto do conjunto dos números reais.
Sobre o domínio da função exponencial e logarítmica, respectivamente, qual das a alternativa correta é correta?
R:  O domínio da função exponencial é o conjunto dos números reais e o domínio da função logarítmica é restrito a qualquer valor maior que zero.
Resposta correta. O domínio da função exponencial é o conjunto dos números reais, assim não há restrições para sua determinação; já o domínio da função logarítmica é restrito a qualquer valor maior que zero, pois, valores menores ou iguais a zero não se adequam a condição de existência do logaritmo.
4 – A representação gráfica da função logarítmica possui algumas particularidades devido as condições de existência de um logaritmo. Sobre as caraterísticas atribuídas a este tipo de relação avalie a validade das preposições a seguir:
I. A função , com é uma função crescente.
II. A função ,  com é uma função decrescente.
III. O gráfico da função logarítmica intercepta o eixo das abcissas no ponto (0,1).
 
É correto o que se afirma em:
R: I apenas
Resposta correta. Somente a asserção I é correta, pois a função, comé uma função crescente, pois quando a base for um valor maior que zero a função será classificada como crescente.
5 – Uma função pode ser classificada como: injetora, sobrejetora e bijetora de acordo com as relações entre os elementos dos conjuntos: domínio, imagem e contradomínio. Neste contexto a função bijetora reúne as características de qual(s) função(s):
R: Injetora e sobrejetora.
Resposta correta. Uma função será bijetora se ela assumir as características de uma função sobrejetora e injetora simultaneamente, assim é necessário que o conjunto imagem seja igual ao conjunto do contradomínio e que os diferentes elementos do conjunto do domínio possuam imagens diferentes.
6 - Através do diagrama de flechas, artificio que permite a visualização entre dois conjuntos, é permitido identificar o domínio, imagem e contradomínio de uma função. Interpretando a ligação das flechas, também é possível encontrar:
R: Lei de formação da função.
Resposta correta. Interpretando a ligação das flechas é possível encontrar a proporção entre os números relacionados e assim obter a lei de formação da função.
7 - As propriedades mais comumente utilizadas no estudo de logaritmo são: propriedade do produto do logaritmo, propriedade do quociente do logaritmo e propriedade da potencia de um logaritmo; sobre estas propriedades avalie as asserções a seguir:
 
I. 
II. 
III.  
É correto o que se afirma em:
R: II e III apenas.
Resposta correta. As asserções corretas são II e III, pois através da propriedade do quociente e III, pois utilizando a propriedade da potência de um logaritmo.
8 - Para praticar o jogo Pino Vivo é necessário um tabuleiro, que contenha o caminho a ser percorrido pelos jogadores, pinos, que representam as equipes, um dado e cartelas com o conteúdo de funções.
Quais habilidade são exploradas com a utilização deste jogo?
R: Identificar curvas no plano e reconhecer o domínio e imagem de uma função a partir de sua lei de formação e representação gráfica.
Resposta correta. Com o jogo Pino Vivo é possível identificar curvas no plano e reconhecer o domínio e imagem de uma função a partir de sua lei de formação e representação gráfica.
9 - De acordo Com a posição ou formato da variável em uma expressão algébrica que representa uma função é possível estabelecer as condições para que o resultado seja um número real; ou seja, que a função exista no conjunto dos números reais.
Tal procedimento é útil para a determinação de qual componente de uma função?
R: Domínio da função.
Resposta correta. O campo de existência de uma função, ou seja, o domínio, pode ser determinado através da analise da posição ou formato da variável em uma expressão algébrica que representa uma função, assim é possível estabelecer as condições para que o resultado seja um número real.
10 - O domínio de uma função determina o campo de existência da mesma no conjunto dos números reais. Contudo é necessário ter conhecimento de situações em que exista algumas restrições; sobre o conjunto domínio da função definida por:  é possível afirmar que:
R: D(x) = {x E R / x > 14}
RESPOSTA ERRADA

Outros materiais