Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA AV1 ANATOMIA APLICADA A ENFERMAGEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA – AV1 – ANATOMIA APLICADA A ENFERMAGEM
Roselaine Lopes Lima
Matrícula 01450199
Enfermagem
Estudo de caso 
“Paciente sexo Masculino, 43 anos após um acidente automobilístico com traumatismo craniano aparente, é socorrido por uma equipe de saúde neste momento é percebido que: o paciente abre os olhos por comando verbal, encontra-se desorientado, tendo como resposta motora uma flexão anormal e reação pupilar é incompleta na qual apenas pupila direita se contrai ao passar um facho de luz.”
 
Questionamentos
 
1. O paciente do caso citado, se encontra em qual nível na escala de Glasgow?
De acordo com a escala de coma de Glasgow, o paciente encontra-se em nível 9 – Trauma moderado, avaliado da seguinte forma:
a) o paciente abre os olhos por comando verbal – 3
b) encontra-se desorientado – 4
c) tendo como resposta motora uma flexão anormal – 3
d) reação pupilar é incompleta na qual apenas pupila direita se contrai ao passar um facho de luz (unilateral) - -1
2. Existe diferença para mensurar nível de consciência em crianças recém nascida e adultos? Descreva essa diferença.
Na avaliação neurológica dos pacientes pediátricos, valendo-se da ECG, vamos considerar os pacientes menores de 2 anos de idade. E uma vez que eles não apresentam uma linguagem verbal ainda bem estabelecida, é basicamente este componente a ser modificado da escala atual, para adultos, demais se mantendo igual ao descrito na Tabela vigente. 
3. No caso do trauma ósseos da calota craniana, como ocorre a regeneração (remodelamento ósseo) desta estrutura?
A resposta imediata do corpo a uma fratura é o vazamento de sangue tanto do osso quanto do tecido ao redor. Isso faz com que se forme o chamado hematoma, que nada mais é do que um acúmulo de sangue formado por proteínas que é capaz de fechar provisoriamente o local que foi fraturado. O hematoma, então, atrai o sistema imune do corpo, começando um processo inflamatório na região. A inflamação é essencial para a regeneração óssea, pois as células de defesa do corpo secretam diversas substâncias que estimulam o crescimento de novos tecidos, bem como destrói a porção que sofreu fratura para ser posteriormente regenerada. Nesse momento, a fratura está repleta de células mortas e sangue acumulado, e tudo isso será devidamente “limpo” da região conforme o fluxo sanguíneo aumenta e reabsorve esse material. Na sequência, todos esses estímulos provocados pelo sistema imune acabam por diferenciar células-tronco em células cartilaginosas, que chegam a região fraturada e produzem tecido cartilaginoso, da borda da fratura em direção ao centro, por cerca de 8 dias. Essa cartilagem que recobre a fratura recebe o nome de calo mole, pois não é uma estrutura forte para sustentar o osso. Esse calo mole, então, vai sendo substituído por um calo similar ao osso normal, porém ainda sem a força necessária. Somente após aproximadamente um mês é que a região começa a se regenerar com osso de verdade.
O osso regenerado fica mais forte que o osso normal devido ao calo extra forte que se forma, a fim de proteger a estrutura recém-fraturada. Porém, com o passar do tempo, a região fraturada vai se assemelhando cada vez mais com a região de origem, fazendo com que o calo diminua, tornando o osso regenerado, mas sem ser mais forte.
4. Devido ao trauma, foi observado a formação de um aneurisma na artéria comunicante anterior do polígono de willis. Qual a relação do trauma com a formação do aneurisma?
O aneurisma surge pelo enfraquecimento ou defeito da parede arterial. A pessoa pode nascer com o problema ou adquiri-lo, a partir de fatores como hipertensão (não controlada com medicamentos), tabagismo ou traumatismo (golpes ou ferimentos penetrantes).
5. Foi observado uma lesão na região primária do movimento voluntário do paciente. Qual giro do telencéfalo foi possivelmente afetado?
Giro pré-central, localizado entre os sulcos pré-central (anteriormente) e central (posteriormente). O giro pré-central contém neurônios motores, desta forma, essa é a área motora somática primária. Os neurônios localizados no giro pré-central são denominados de neurônios motores superiores, realizando sinapse com os neurônios motores inferiores (localizados nas colunas anteriores da medula espinal). 
O giro pré-central direito comanda os músculos estriados esqueléticos do lado oposto. Há uma representação funcional do corpo no giro pré-central, quanto maior a função motora da parte do corpo, maior é a quantidade de neurônios no giro pré-central.

Outros materiais