Buscar

Avaliação Final (Discursiva) - Técnicas de conservação, preservação e gestão de documentos (BIB104)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Discursiva) - Individual (Cod.:745917) NOTA – 10,00
Técnicas de conservação, preservação e gestão de documentos (BIB104)
Questão 1
Fox (2001, p. 8) apresenta a microfilmagem como "o processo de reprodução em fac-símile sobre filme fotográfico, com uma redução que requer assistência ótica para leitura do conteúdo intelectual (isto é, o que está escrito ou impresso e ilustrações) de materiais arquivísticos e de bibliotecas". Descreva as vantagens e desvantagens do processo de microfilmagem. FONTE: FOX, L. Microfilmagem de preservação: um guia para bibliotecários e arquivistas. 2. ed. Rio de Janeiro: PCPBA/Arquivo Nacional, 2001.
R – A PRINCIPAL VABTAGEM DA MICROFILMAGEM EM RELAÇÃO Á DIGITAÇÃO ESTÁ NA DURABILIDADE, PROGRAMAS E EQUIPAMENTOS VOLTADOS PARA A DIGITAÇÃO SE TORNAM RAPIDAMENTE OBSOLETOS E, POR ISSO, NÃO FAVORECEM A PRESERVAÇÃO DIGITAL DE DOCUMENTOS, COMO DESVANTAGEM, APRESENTA-SE A DIFICULDADE NO MANUSEIO DO MICROFILME, POIS NÃO É TÃO FLEXÍVEL.
Questão 2
Após a higienização, restauro e tratamento de obras, especialmente as raras, é comum a adoção de métodos protetivos para evitar novos riscos e danos. Descreva quais são as ações e seus efeitos como forma de conservar obras recentemente restauradas.
R - Após o restauro, a obra deve ser acondicionada. *O acondicionamento pode ser feito por meio de caixas de conservação, que é um tipo de encadernação que evita o risco de manuseio inadequado, *e também por envelopes de proteção, protegendo o papel da poeira e da luminosidade. As ações de conservação têm o objetivo de melhorar o estado físico do suporte e prolongar sua permanência e vida útil, viabilizando o acesso pelas futuras gerações.

Continue navegando