Buscar

COSMETOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

COSMETOLOGIA:FUNÇÕES E APLICABILIDADE
PERMEAÇÃO CUTÂNEA-----
1. O estrato córneo compreende a camada mais externa da epiderme de modo que suas estruturas celulares, e o “cimento” que está à sua volta, tornam a pele uma barreira semipermeável à passagem de substâncias. Identifique qual é a molécula que compõe esse cimento intercelular e que contribui para a atividade seletiva que a pele impõe ao transporte das substâncias para o seu interior:
C. Lipídio.
2. Para que um ativo cosmético possa realizar um efeito biológico é fundamental que ele possa atingir o sítio-alvo (local) de sua atividade. Sabendo que para proporcionar o clareamento de manchas é necessário que o ativo cosmético específico para essa função possa alcançar o melanócito, cuja célula produtora de pigmento se encontra na epiderme, delimite qual mecanismo esse ativo deve realizar para exercer a sua função:
B. Penetração.
3. A passagem das substâncias através da pele pode ocorrer por três caminhos diferentes: via transcelular, via intercelular e via anexial. Indique a alternativa correta a respeito desse assunto:
A. Na via intercelular, as substâncias seguem passagem pelo cimento lipídico.
4. A espessura do estrato córneo pode influenciar diretamente na velocidade da permeação cutânea, sendo que as regiões anatômicas onde a pele está mais fina apresentam maior propensão à passagem das substâncias. Aponte por qual razão tal processo acontece:
E. O menor número de queratinócitos facilita a passagem de substâncias.
5. A interação entre os princípios ativos dos cosméticos e a pele é fator determinante para a promoção da permeação cutânea. Dentro desse conceito, é correto afirmar:
A. O pH da formulação cosmética interfere diretamente no processo de permeação cutânea.
ATIVOS ANTIENVELHECIMENTO-----
1. Radicais livres são moléculas que possuem um elétron desemparelhado em sua órbita externa e que, geralmente, é derivado do oxigênio. Assinale a alternativa que indica corretamente o que os radicais livres fazem para se estabilizarem.
C. Cedem ou retiram elétrons de átomos ou moléculas de sua vizinhança, tornando-os, por sua vez, novos radicais livres, ocorrendo verdadeiras cascatas oxidativas.
2. A peroxidação lipídica é o processo no qual ocorre oxidação de ácidos graxos poli-insaturados. Assinale a alternativa que indica esses componentes.
B. Membranas celulares e organelas.
3. Os antioxidantes são substâncias químicas que têm como papel inibir ou bloquear o processo de formação de radicais livres. Para que seja um bom antioxidante, é preciso ___________ antes da outra substância. São exemplos de mecanismos enzimáticos e não enzimáticos o(a)_________ e o(a)__________, respectivamente.Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
A. oxidar; SOD; vitamina E
4. De acordo com a solubilidade, os antioxidantes podem ser classificados em lipofílicos (solúveis em óleo) ou hidrofílicos (solúveis em água). Assinale a alternativa que aponta corretamente o ativo cosmético quanto à sua solubilidade e ao seu mecanismo de ação.
D. Licopeno: antioxidante carotenoide lipossolúvel sem ação pró-vitamina A.
5. Os produtos cosméticos antienvelhecimento apresentam diversas classes cosméticas que causam diferentes efeitos. Assinale a alternativa que aponta corretamente as substâncias licopeno, elastinol+R e Dermaxyl®, respectivamente, de acordo com a sua origem.
E. Carotenoides, polissacarídeos e ceramidas.
FITOCOSMÉTICOS-----
1. De maneira geral, os fitocosméticos também podem ser chamados de cosméticos naturais ou orgânicos. Sendo assim, essa categoria de cosméticos faz parte de um segmento da cosmética que se dedica: 
D. ao estudo e à aplicação dos extratos e princípios ativos obtidos dos vegetais em proveito da higiene, estética, correção e manutenção de um estado normal e sadio da pele.
2. Na fitocosmética, diversas áreas de conhecimento como a botânica, a agronomia, a microbiologia, a química, a farmacologia, a toxicologia e a dermatologia se inter-relacionam a fim de proporcionar a melhor interação dos componentes vegetais com a pele humana.Dentre os principais ingredientes de origem vegetal utilizados nos fitocosméticos estão: 
B. Óleos essenciais, extratos, corantes, pigmentos, ceras, óleos vegetais e manteigas. 
3. Os fitocosméticos mais utilizados nos tratamentos estéticos faciais são os óleos essenciais e estes podem ser aplicados na pele por meio de diferentes métodos. São eles:
B. Compressas frias ou quentes e máscara facial. 
4. Para a aplicação na estética corporal destacam-se os óleos vegetais, os óleos essenciais, os extratos vegetais, as manteigas e as ceras vegetais. Quanto aos óleos essenciais, estes também têm indicações específicas, conforme ação na pele, e objetivos de tratamento corporal, podendo ser aplicados:
A. diluídos em óleo vegetal ou creme neutro de base vegetal na proporção de 2% para cada 100 ml ou 100 g.
5. Os extratos vegetais também são utilizados em inúmeras formulações tópicas por causa dos seus princípios ativos e ações na pele. Costumam ser utilizados como extratos vegetais etanólico, glicólico e seco. Entre estes estão os extratos: 
A. florais, frutais e de sementes. 
PROTOCOLOS DE TRATAMENTO PARA DESORDENS ESTÉTICAS FACIAIS-----
1. A rosácea se caracteriza por sinais clínicos de eritema facial, calor, rubor e em alguns casos com o aparecimento de flushing facial, telangiectasias, formação de pápulo-pustulosas, dentre outros. Nesse sentido, a cosmetologia atua nessa disfunção no manejo desses sinais e sistemas por meio do uso de ativos cosméticos específicos.
Sobre o uso de cosméticos em peles acometidas por rosácea, analise as afirmativas: 
I: O ácido retinoico pode ser empregado na rosácea por ter função antieritematosa.
II: Os ativos queratolíticos são os principais empregados no manejo dos sintomas inflamatórios da rosácea.
III: A alontoina é um ativo suavizante empregado para reduzir o eritema facial.
IV: Aloe vera promove um efeito anti-inflamatório.
V: O ativo chamado de niacinamida pode ser utilizado como esfoliante suave.
Agora, assinale a alternativa correta:
B. Apenas as afirmativas III, IV e V estão corretas.
2. Os sinais de envelhecimento cutâneo, como rugas, flacidez, redução de tônus, elasticidade e vitalidade, podem ser tratados ou até mesmo prevenidos com ativos antioxidantes, hidratantes, renovadores celulares, tensores e miorrelaxantes.Sobre esses ativos, assinale a alternativa correta:
D. Bioflavonoides, coenzima Q10 e vitamina C são exemplos de ativos antioxidantes.
3. A acne é uma disfunção que cursa com o aparecimento de lesões como: pápulas, pústulas, nódulos e cistos, que podem variar de lesões muito leves até lesões mais graves. O tratamento inclui medidas para reduzir a inflamação, a proliferação bacteriana e a oleosidade, além de acelerar a renovação celular.Sobre os ativos empregados no tratamento da acne, assinale a alternativa correta:
A. Alfa-hidroxiácidos, betas-hidroxiácidos e retinoides tópicos são exemplos de ativos queratolíticos utilizados no manejo da acne.
4. Peelings químicos, também chamados de quimioesfoliação ou dermopeeling, são tratamentos destinados a uma série de disfunções estéticas, dentre elas a acne. Dentre os ativos cosméticos empregados nos peelings químicos da acne encontra-se o ácido salicílico.
Sobre o uso do ácido salicílico, analise as afirmativas:
I: O ácido salicílico atua reduzindo a proliferação bacteriana e a oleosidade da pele acneica.
II: O ácido salicílico, empregado em tratamentos de acne, tem ação despigmentante, reduzindo manchas causadas pela acne.
III: Pode ser utilizado em sabonetes líquidos faciais antiacne antes da aplicação do peeling químico, em uma concentração de 2%.
IV: Quando utilizado em concentrações acima de 2% causa, além da esfoliação do extrato córneo, a remoção de camadas mais profundas da epiderme.
V: Para um peeling químico em uma pele acneica, pode-se fazer uso do ativo com concentração de 2 a 12% de maneira segura.
Agora, assinale a alternativa correta:
B. Apenas as afirmativas I, III e V sãocorretas.
5. Os cuidados que o profissional deve ter durante a aplicação dos peelings químicos fazem parte do resultado final do tratamento. Dentre esses cuidados, cita-se a realização de uma avaliação para verificar indicações e contraindicações, a realização de teste para averiguar alergia ao peeling químico, dentre outros.Sobre esses cuidados, assinale a alternativa correta
B. Pessoas com lesões infecciosas ativas e gestantes não podem ser submetidas a peelings químicos.
PROTOCOLOS DE TRATAMENTO PARA DESORDENS ESTÉTICAS CORPORAIS-----
1. O uso da cosmetologia no manejo de estrias é amplamente empregado, tanto em protocolos realizados em clínicas ou consultórios pelo profissional, como no uso desses produtos no ambiente domiciliar pelo paciente. Em procedimentos para o manejo dessa afecção, é necessário que os princípios ativos tenham ação sobre seus sinais e sintomas. Considerando isso, assinale a alternativa correta acerca dos cosméticos utilizados no manejo de estrias e o mecanismo de ação deles: 
B. Nas estrias rosadas, indicam-se ativos que aumentem a circulação local, a hidratação e reduzam a inflamação.
2. No tratamento da lipodistrofia localizada (LDL), são utilizados ativos cosméticos com diferentes funções, visando ao manejo dos sinais e sintomas apresentados pelo paciente. No geral, nessa disfunção, são empregados principalmente ativos que induzam a lipólise e ativos que aumentem a circulação local. Sobre os ativos empregados no tratamento da lipodistrofia localizada e seus efeitos, leia as proposições a seguir e assinale a alternativa correta:
I- O principal efeito do Slimbuster L® é aumentar a circulação local.
II- O adipol promove, além de melhorias na circulação local, ação lipolítica.
III- O chá verde melhora a circulação.
IV- O extrato de hera e o extrato de centella asiática agem estimulando a lipólise.
V- Os cosméticos indutores de lipólise auxiliam no tratamento de LDL por causarem redução das medidas.
B. Apenas II, III e V estão corretas.
3. No tratamento do fibro edema geloide, um dos grupos de ativos utilizados atua de modo a melhorar a circulação sanguínea e linfática, reduzindo a congestão venosa e linfática e melhorando o quadro de edema. Assinale a alternativa correta sobre os ativos que atuam dessa forma:
A. Extrato de ginkgo biloba, extrato de centella asiática e extrato de hera.
4. 
Os diferentes ativos cosméticos são utilizados por profissionais de estética nos mais variados protocolos destinados ao tratamento de disfunções corporais. O uso desses ativos pode ser feito de maneira isolada, ou pela combinação de ativos cosméticos com diferentes efeitos sobre a disfunção. Diante disso, a combinação de ativos que atuam na microcirculação associados a ativos que atuam incentivando a lipólise é um exemplo de associação de cosméticos que pode ser empregado em protocolos corporais. Assinale a alternativa correta sobre a qual (is) disfunção (ões) estética (s) essa associação cosmética pode ser empregada:   
D. No tratamento de lipodistrofia localizada e fibro edema geloide.
5. O fibro edema geloide (FEG) e a lipodistrofia localizada (LDL) apresentam alguns pontos em comum em sua fisiopatologia, uma vez que ambos cursam com algum tipo de alteração no tecido subcutâneo. Por isso, alguns ativos cosméticos podem ser empregados tanto no tratamento do FEG como da LDL. São ativos que podem ser utilizados nas duas disfunções:
I- Cafeína.
II-Extrato de hera.
III-Extrato de ginkgo biloba.
IV-Extrato de centella asiática.
V- Argila verde.
E. Apenas I, II e IV.
PROTOCOLOS DE TRATAMENTO PARA AFECÇÕES CAPILARES-----
1. A alopecia é uma disfunção definida como ausência ou perda dos cabelos. É uma consequência de alterações que acontecem no folículo piloso, estrutura que dá origem ao fio de cabelo. Os tratamentos empregados atuam por meio de diferentes mecanismos de ação.Sobre o uso de cosméticos no manejo de alopecias, assinale a alternativa correta:
I - A alopecia cicatricial é causada por uma fibrose no couro cabeludo e, normalmente, não responde aos tratamentos estéticos.
II - No eflúvio telógeno, o objetivo é aumentar o período da fase anágena de crescimento, garantindo fios no couro cabeludo por mais tempo.
III - O objetivo do tratamento de alopecias cicatriciais é aumentar as taxas de crescimento dos fios.
IV - Retardar a progressão do rareamento do cabelo é um objetivo dos tratamentos cosméticos para alopecias.
V - Dentre os ativos empregados no tratamento de alopecias, cita-se o uso de adstringentes e antissépticos.
Marque a alternativa correta:
B. As alternativas I, II e IV são corretas.
2. A dermatite seborreica se apresenta com sinais clínicos, como formação de placas no couro cabeludo, que descamam, associada ao excesso de oleosidade. Quanto à etiologia, ainda não está perfeitamente definida, contudo, há uma associação da doença à presença do fungo Malassezia sp. na pele dos indivíduos acometidos por essa afecção. Nesses casos, o uso de cosméticos é indicado para o manejo dessa afecção.Sobre isso, leia as afirmativas a seguir e marque a alternativa correta;
I - Os tratamentos aplicados a essa afecção se pautam na inflamação existente, na oleosidade excessiva e no controle de fungos.
II - O uso de ativos como Concentrated prodhyhair® e Biominerals coper® é indicado porque eles atuam como ativos anti-inflamatórios.
III - O uso de cosméticos se baseia no objetivo de controlar a inflamação, reduzir a proliferação de microrganismos e reduzir a oleosidade.
IV - Cosméticos à base de ácido salicílico e óleo de melaleuca atuam por meio de propriedades antissépticas.
V - O óleo de lavanda atua como adstringente, é cicatrizante e equilibra a oleosidade, por isso pode ser empregado no manejo dessa disfunção.
C. As alternativas I, III, IV e V são verdadeiras.
3. Os protocolos de reconstrução dos fios são realizados com o uso de ativos cosméticos associados, de modo que possam repor os nutrientes perdidos dos fios. Sobre a função dos ativos empregados nesses protocolos, assinale a alternativa correta:
D. Ativos com silicones, queratina, óleos vegetais, proteína do trigo e soja, oligoelementos, ceramidas e filtros solares são exemplos de ativos empregados na reconstrução dos fios.
4. A argiloterapia é o uso terapêutico de diferentes argilas, que são ricas em elementos minerais importantes para o couro cabeludo e a estrutura dos fios. Elas são compostas por elementos originários do alumínio, silicatos e hidróxidos coloidais e apresentam também ferro, potássio, enxofre e cálcio na sua fórmula.Sobre o emprego de diferentes argilas nas afecções capilares, assinale a alternativa correta:
D. As argilas rosas contêm efeito antisséptico e, por isso, são empregadas nos casos de seborreias, caspa e dermatite seborreica.
5. O uso de cosméticos em afecções capilares é empregado de maneira isolada ou ainda associada em muitos tratamentos. Para bons resultados, é necessário que sejam utilizados cosméticos específicos para cada disfunção, atuando especificamente no mecanismo fisiopatológico de cada afecção.Sobre os ativos empregados em cada disfunção, assinale a alternativa correta:
B. BiotinaB8® é um ativo utilizado no manejo da dermatite seborreica capilar, pois regula a secreção sebácea, é adstringente e tem efeito anti-irritante e antipruriginoso.

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes