Buscar

AD2 2021 2 libras

Prévia do material em texto

AD2 2021.2
	Nome: Gláucia Reis
	Matrícula: 16216080390
	Polo: Saquarema
AD2 - 2ª Avaliação a distância- 2021.2
Disciplina: LIBRAS – Língua Brasileira de SinaisCoordenação: Vera Regina Loureiro
Caro (a) aluno (a):
Essa é a sua 2ª avaliação a distância. Leia os enunciados com atenção e procure ser claro e objetivo na elaboração de suas respostas. Lembre-se que este deve ser um texto de sua autoria, com a utilização de referências bibliográficas, quando for o caso. Faça sempre uma revisão final de seu trabalho antes de postá-lo na plataforma.
Esta AD2 deverá ser postada na plataforma escolhendo no Menu inicial, a opção FERRAMENTAS / ATIVIDADE.
Lembre-se! A AD2 é uma oportunidade para o aprofundamento dos conteúdos!
Questão 1 ( 5 pontos)
Diversos autores têm discutido a relação da língua(gem) na construção da identidade, afirmando que o sujeito se constitui como tal à medida que interage com os outros. Nos documentários e vídeos que assistimos em nossas aulas tivemos a oportunidade de ver que é por intermédio da língua(gem) que significamos o mundo e consequentemente nos significamos.
Texto: - Linguagem e identidade: a surdez em questão de Zilda Maria Gesueli.
a) Analise a relação língua(gem) /identidade no processo de desenvolvimento linguístico da criança surda.
RESPOSTA:
Somos seres sociais em que a comunicação e a interação são fundamentais para a formação, desenvolvimento e construção de identidade do sujeito ou seja essa troca de informações com o meio é fundamental para a aprendizagem e, a troca com o outro é fundamental para o aprendizado da língua qualquer que seja, construindo saberes, valores e culturas e assim o mundo a volta vai tomando forma.
b) Fundamente a importância do professor surdo na educação de crianças surdas. 
RESPOSTA:
O educador surdo se torna o mediador do meio para com a criança de maneira que possibilita a formação de identidade e a familiaridade com a língua de sinais, interagindo professor ouvinte, professor surdo e aluno, tornando a aprendizagem estimulante e de qualidade.
Questão 2: (1,0 ponto) 
Ainda hoje, cerca de meio século após o reconhecimento das Línguas de sinais como sistemas linguísticos, persistem alguns mitos (crenças comuns que não têm fundamento objetivo ou científico) que precisam combatidos. 
Faça uma análise de um destes mitos sobre as Línguas de Sinais.
RESPOSTA:
Um dos mitos é que a língua de sinais é universal, não é verdade, pois cada país tem a sua língua de sinais com uma representação gestual diferente de acordo com a nacionalidade. Da mesma maneira como o idioma é diferente ou seja a língua falada no Brasil é uma e na Itália é outra, na língua de sinais rege da mesma forma.
Questão 3: (1,0 ponto)
Os parâmetros descritivos das línguas de sinais baseiam-se em grande número de estudos de diferentes línguas de sinais utilizadas por comunidades surdas de vários países. Considerando os aspectos práticos observados durante as aulas de Libras em vídeo, além dos estudos específicos empreendidos em nossa disciplina, descreva os 5 (cinco) parâmetros básicos que compõe um sinal.
RESPOSTA:
A Configuração da mão; ponto ou local de articulação; movimentação, orientação/direcionalidade; expressão facial ou corporal.
Questão 4: (3,0 pontos)
Quando modificamos a ordem dos fonemas nas palavras nas línguas orais, modificamos o seu significado. Repare nos seguintes exemplos de pares de palavras. Os fonemas utilizados são os mesmos, mas a ordem em que foram dispostos alterou o sentido das palavras.
AMOR / ROMA - BOLO/LOBO - AR / RÃ - NADAR/ ANDAR
O mesmo acontece nas Línguas de Sinais. Os cinco parâmetros descritivos das Línguas de Sinais são elementos que constituem o sinal e que, quando alterados, também mudam o significado do sinal. 
No site do INES – Instituto Nacional de Educação de Surdos - www.ines.gov.bracesse o Dicionário de LIBRAS.
Ou por esse outro link:http://www.acessibilidadebrasil.org.br/libras_3/	
No Dicionário de LIBRAS procure os sinais para as palavras abaixo relacionadas, identifique o parâmetro que é o mesmo nos dois sinais e o parâmetro que diferenciaos sinais, como nos exemplos abaixo.
Exemplos: 
1- APRENDER / AMAR
Resposta: Mesmo parâmetro: CONFIGURAÇÃO DE MÃOS
Parâmetro que diferencia: LOCALIZAÇÃO( na testa e no peito)
2- FALAR / COMER 
Mesmo parâmetro: LOCALIZAÇÃO (na frente da boca)
Parâmetro que diferencia: CONFIGURAÇÃO DE MÃOS
Agora responda, para cada par de palavras (sinais) , qual parâmetro é o mesmo, qual parâmetro é diferente. (0,5 para cada item) 
1- INTELIGENTE / GRITAR Mesmo Parâmetro: Configuração de mãos, Parâmetro que diferencia: localização ( na cabeça, na frente da boca)
2- OBEDECER / FOME Mesmo Parâmetro: Configuração de mãos, Parâmetro que diferencia: localização (em frente a testa, em frente a barriga/estômago)
3- AMIGO/FEIO Mesmo Parâmetro: configuração de mãos, Parâmetro que diferencia: a expressão facial
4- CONHECER / QUARTA-FEIRA Mesmo parâmetro: Configuração de mãos, Parâmetro que diferencia: (ao lado da testa, e na altura do queixo)
5- BRANCO / EDUCADO Mesmo parâmetro :configuração de mãos, parâmetro que diferencia: (expressão utilizando o rosto, expressão utilizando o braço)
6- EXEMPLO/INFELIZ 
Mesmo parâmetro: configuração de mãos, parâmetro que diferencia: utiliza o queixo porém sentido diferentes direito e esquerdo.
 
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes