Buscar

3o Questionario - PIO XII - Trib I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DIREITO TRIBUTÁRIO – PIO XII
3º Questionário:
Data: 28/03/2022
Sérgio Taquini – turma D7AN
1 – A lei que reduz a alíquota de determinado tributo retroage para atingir os fatos geradores anteriores ao seu início de vigência? Justifique.
Vejamos, a questão apresentada aborda a redução de alíquota, não de tributos!
Portanto, não se enquadra no Art.150 da CF/88, visto que, conforme redação abaixo, veda cobrar tributos em relação a fatos geradores ocorridos antes do início da vigência da lei que os houver instituído o aumentado.
Para as alíquotas, o que importa é a data do fato gerador, afastando a possibilidade de leis retroagirem, ainda que beneficiem o contribuinte.
Por oportuno, cabe lembrar que é possível retroagir os efeitos da lei quando esta trouxer nova interpretação à cobrança de tributos, desde que se refiram a penalidade ao contribuinte, conforme leitura do Art. 106. do CTN.
2 – Diferencie competência legislativa tributária de capacidade tributária ativa.
Competência legislativa tributária, como o próprio nome sugere, está relacionado ao poder de legislar a respeito de tributos, inclusive, previstos na carta constitucional de 88. E capacidade tributária ativa se relaciona a arrecadar, fiscalizar, administrar…, que pode ser delegada de pessoa jurídica de direito público para outra de mesma origem, conforme o Art.7º do CTN.
Ressalta-se que a competência legislativa tributária não pode ser delegada a outrem.

Outros materiais