Buscar

DIAGNÓSTICA 1-TEOLOGIA MEDIEVAL-O CRISTIANISMO E A IGREJA CATÓLICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SE ESSE MATERIAL FOR ÚTIL PARA VOCÊ >>>> SALVE, SIGA, CURTA, COMENTE
DIAGNOSTICA 1 – TEOLOGIA MEDIEVAL: O CRISTIANISMO E A IGREJA CATÓLICA
1) Em especial, no caso dos germânicos, não haviam elementos dogmáticos que pudessem competir com a doutrina cristã. O Deus cristão parecia revestir, incluir e superar em sua onipotência, todos os atributos dos deuses pagãos.
Em relação à catequização dos germânicos, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
· a) Buscava-se a catequização como condição para o estabelecimento dos povos germânicos nas terras ocidentais.
· b) Buscava-se a catequização em momentos de guerras, quando o desespero mostrava-se propício para a ideia da salvação eterna.
 c) Buscava-se a catequização a partir da adaptação da religião bárbara até que ela se tornasse cristã.
 d) Buscava-se a catequização dos chefes guerreiros, pois a conversão desses significava a conversão do restante do grupo. CORRETA
· e) Buscava-se a catequização em momentos de paz, quando os demais povos se mostravam acessíveis a novas ideias
2) Ainda se acredita na Igreja Católica que a autoridade divina é encontrada nos concílios ecumênicos da igreja, e que tudo começou nesses quatro concílios ecumênicos [dos séculos IV e V], considerados autoritativos para a fé de todos os cristãos.
Os concílios ecumênicos tem um caráter de (re)definições dogmáticas e litúrgicas. Por isso, suas convocações tem um caráter excepcional. Logo, elas ocorrem em momentos
Alternativas:
· a) de crises religiosas ou políticas, quando a Igreja está ameaçada e sente a necessidade de alterações nas suas regras e ações. CORRETA
· b) de queda e surgimento de Impérios, quando a Igreja precisa decidir como se comportar politicamente em relação a isso.
· c) de mudança de séculos, quando a Igreja precisa decidir o planejamento missionário para os próximos cem anos.
· d) de surgimentos de novas religiões, quando a Igreja reanalisa seus dogmas para não ser ultrapassada no campo missionário.
· e) de guerras, religiosas ou não, quando a Igreja precisa tomar posição em relação ao assunto e definir se apoia ou não um dos lados que se opõem.
3) O apogeu do papado antigo ocorreu no pontificado do notável Gregório I ou Gregório Magno (590-604), o primeiro monge a ocupar o trono papal. Sua lista de realizações é impressionante. Ele supervisionou as defesas romanas contra os ataques dos lombardos, realizou complicadas negociações com o imperador bizantino, saneou as finanças da Igreja e reorganizou os limites e responsabilidades das dioceses ocidentais. Ele foi também um dedicado estudioso das Escrituras: suas exposições bíblicas, especialmente um comentário do livro de Jó, foram muito lidas em toda a Idade Média. Seus escritos sobre os deveres dos bispos deram forte ênfase ao cuidado pastoral como uma atividade prioritária. Ele reformou a liturgia, regularizou as celebrações do calendário cristão e promoveu a música sacra (“canto gregoriano”). Finalmente, Gregório foi um grande promotor de missões, enviando missionários para vários centros estratégicos do norte e do oeste da Europa e expandindo a área de jurisdição do papado.
 
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
 
 I. O Papa Gregório I é o grande responsável pela decisão de conceber o futuro da Igreja a partir da catequização dos germânicos para deixar de depender da proteção do Império Bizantino.
 II. O Papa Gregório I foi o primeiro Papa a estimular a catequização dos povos bárbaros para além do antigo território do Império Romano, tomando a frente dessa nova missão
III. O Papa Gregório I teve tanto sucesso em seu mandato, pois, antes de ser escolhido Papa, ele tinha experiência administrativa como prefeito de Roma, e diplomática em Constantinopla.
 IV. O Papa Gregório I, devido a todas as realizações que realizou, é considerado o principal Papa da Alta Idade Média (séculos V-X) e, também, é considerado o fundador do Papado Medieval.
 Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
· a) II, III e IV, apenas.
· b) I, III e IV, apenas. CORRETA
· c) I, II e III, apenas.
· d) I, II e IV, apenas.
· e) I, II, III e IV.
4) Tanto em função do clima geral de austeridade que criou em torno do palácio, como pela eleição de homens dos quais se cerca e as convicções que orientam os seus primeiros atos, Luís, o Piedoso, deixa bem claro qual é a orientação de sua política; enquanto que nos tempos em que seu pai, Carlos Magno, fora imperador a Igreja aparecia como que incorporada ao Estado, o novo regime propôs evidentemente desde o princípio fazer predominar o pensamento da Igreja sobre a razão do Estado
Sobre Carlos Martel e a Batalha de Poitiers, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
· a) A batalha de Poitiers foi definitiva para o início da expansão franca, que continuaria durante todo o século VIII e IX.
 b) Carlos Martel, um nobre até então sem expressão, após a vitória foi consagrado como o homem mais importante do reino, mais até que o rei.
· c) A batalha de Poitiers foi a responsável não só pelo salvamento do Império Franco, como também do Estado Pontifício.
  d)  Carlos Martel, caso fosse derrotado, toda a Europa Ocidental, área de influência da Igreja na época, poderia cair na mão dos árabes. CORRETA
 e) A Batalha de Poitiers decreta o fim das invasões bárbaras na Europa, cujo período posterior é de vitória religiosa da Igreja.
Alternativa assinala

Outros materiais