Buscar

Atividade Individual - Magazine Luiza - Davi

Prévia do material em texto

Atividade individual
	Matriz de atividade individual
	Disciplina: Contabilidade Financeira
	Módulo: Módulo 04
	Aluno: Davi Cavalcante Bender
	Turma: 3
	Tarefa: Análise das demonstrações contábeis – Magazine Luiza 
	Introdução 
	 
 A Magazine Luiza, ou Magalu, é uma empresa varejista brasileira. Iniciou as atividades com lojas físicas de bens duráveis em Franca, no interior de São Paulo. Em 2015 anunciou sua transformação digital, lançando um aplicativo mobile e digitalizando toda a sua estrutura: do atendimento físico ao e-commerce.
 Listada desde 2011 na Bolsa de Valores de São Paulo, é frequentemente lembrada como a empresa de capital aberto que mais se valorizou no mundo. Logo, analisar suas demonstrações contábeis é um exercício interessante e extremamente válido para fins acadêmicos e de aperfeiçoamento profissional.
 
 O relatório consistirá na análise econômico-financeira dos exercícios de 2019 e 2020, através dos seguintes tópicos:
· Introdução;
· Análise horizontal;
· Análise vertical;
· Cálculo dos índices de liquidez;
· Cálculo da estrutura de capital;
· Cálculo da lucratividade;
· Cálculo da rentabilidade e
· Conclusão sobre a situação econômica e financeira da empresa.
	Análise horizontal 
	Tabela 1. Análise Horizontal
Tabela 1.1. Demonstração do resultado do exercício
 A análise horizontal visa observar a evolução ou involução dos dados presentes nas demonstrações contábeis de uma instituição. Através dela é possível identificar tendências e o comportamentos financeiros no período.
 Interpretando a tabela 1, é possível identificar que houve um aumento de aproximadamente 20% no ativo total. O ativo circulante teve uma grande participação no resultado citado anteriormente, sendo um indício de aumento na liquidez da instituição.
 O passivo total teve aumento de 19,8% -indicando um aumento nas despesas, principalmente relacionadas às obrigações com fornecedores e um considerável aumento no indicador empréstimos.
 As obrigações a longo prazo foram reduzidas, fato observado na redução de 10% no passivo não circulante. O patrimônio líquido apresentou redução de 3%, fato que deve ser informado, apesar de status atual não apresentar preocupações a respeito da saúde financeira da empresa. 
 A DRE referente a 2020, representada na tabela 1.1, apresentou uma redução expressiva no lucro, aprox. 58%, resultado proveniente de um grande aumento nas despesas, principalmente no custo de bens e serviços.
	Análise vertical
	Tabela 2. Análise Vertical
 A análise vertical objetiva identificar e expor a participação de cada indicador no balanço patrimonial da instituição. 
 Fica nítido que a Magazine Luiza busca manter os investimentos em curto prazo, como observado nos valores referentes ao ativo circulante constantemente superiores aos do ativo não circulante (AC 66% x ANC 34%, em 2020). Outro indicador que corrobora para essa interpretação é o passivo circulante, que obteve aumento de 13% quando comparado ao exercício de 2019.
	Cálculo dos índices de liquidez
	Tabela 3. Índices de Liquidez
 O índice de liquidez expõe a capacidade da instituição de honrar os compromissos com fornecedores, terceiros e demais parceiros. 
 A Magazine Luiza se mostrou uma empresa com liquidez mais que suficiente para honrar os compromissos financeiros que fez, como mostra os valores de liquidez geral em 2019 e 2020.
	Cálculo da estrutura de capital
	Tabela 4. Estrutura de Capital
 O indicador estrutura de capital é direcionado a medir a segurança que a Magazine Luiza oferece aos seus parceiros e stakeholders, através da análise de como a empresa capta recursos e como os aloca.
 Mesmo com o aumento no endividamento geral apresentado na tabela 4, a empresa continua extremamente capaz de continuar suas operações utilizando apenas o capital próprio.
 
	Cálculo da lucratividade
	Tabela 5. Cálculo de Lucratividade
 A lucratividade é o retrato das margens de lucro de uma empresa, sendo indicador de altíssima importância para avaliação dos resultados do exercício.
 O aumento no giro do ativo e da margem líquida mostra que a empresa consegue cobrir os investimentos apenas com os seus lucros na operação.
	Cálculo da rentabilidade
	Tabela 6. Cálculo de Rentabilidade
 A rentabilidade exprime aos stakeholders a capacidade de retorno sobre o capital investido na empresa.
 Sendo o ROE um indicador baseado no retorno sobre o próprio patrimônio, é a capacidade de gerar lucro utilizando apenas os próprios recursos.
 O ROI é a capacidade da entidade de gerar lucros através de seus investimentos ativos.
 A Magazine Luiza apresentou uma queda em ambos os índices, sendo um alerta importante para seus investidores e chama a atenção para uma revisão sobre o estado de seu patrimônio líquido.
 
	Conclusão sobre a situação econômica e financeira da empresa
	 Sem dúvidas, a Magazine Luiza apresenta, através de seus bons resultados, uma gestão financeira saudável, principalmente nos exercícios pré-2019. Houve uma redução notável em seu lucro e aumento nos estoques. Porém, apesar disso, é capaz de continuar suas operações sem alavancagem, como mostra a tabela 4.
 Aos investidores, a Magalu apresenta índices abaixo dos desejados no mercado atualmente, fato destacado nas quedas do ROE e do ROI de 2019 para 2020.
 
	Referências bibliográficas
	
LIMEIRA, André. Gestão contábil financeira. São Paulo: Editora FGV, 2015.
	
	
	1
	2 
	
	
	
	1

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes