Buscar

AV2 - Liderança e Desenvolvimento de Equipes

Prévia do material em texto

AV2 - Liderança e Desenvolvimento de Equipes
Um indivíduo demonstra sua capacidade de liderar não apenas por suas próprias características pessoais, mas na situação da qual se encontra. O líder é visto pelo grupo como possuidor dos meios para satisfação de suas necessidades, é um estrategista que direciona as pessoas para alcançar seus objetivos. Além disso, o líder sabe ajustar todas as situações que envolvem seu grupo. Disponível em: <https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/lideranca/>. Acesso em: 12 ago. 2020
A partir do texto acima e sobre estilos de liderança, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta sobre o líder democrático.
Inclui seus liderados nas decisões, oferecendo participação ativa na construção de soluções e resultados.
Uma equipe eficaz realiza suas atividades eficientemente, corrigindo falhas, enfrentando riscos e evitando prejuízos. Para isso, precisa de uma liderança que esteja atenta aos elementos que formam a equipe eficaz. Sabendo que um dos elementos para a formação de uma equipe eficaz é o “Contexto”. Qual dos fatores contextuais afirma que: “Os membros da equipe precisam estar acordados quanto à divisão de tarefas, assegurando que todos contribuam igualmente no desenvolvimento do trabalho, tendo um cronograma de atividades bem definido, com as decisões a serem tomadas, com as ações perante conflitos. Todo esse processo é proporcionado pela administração e pelos próprios membros da equipe”?
Liderança e Estrutura
A discussão sobre as diferenças entre liderança x chefia é recorrente no universo organizacional, sendo muito positiva para o desenvolvimento dos liderados e de novas culturas empresariais. Quanto mais se fala na figura do líder, mais se espera que esse profissional tenha um perfil realmente diferenciado do chefe.
Disponível em: <https://www.ibccoaching.com.br/portal/lideranca-e-motivacao/lideranca-x-chefia/>. Acesso em: 16 jan 2022.
Com base nos estudos sobre liderança, é correto o que se afirma em:
A liderança deve sempre incentivar e nortear os liderados, por isso a figura do líder deve ser inspiradora e motivadora.
Em uma organização pode-se afirmar que uma equipe é um grupo, mas nem todo grupo, necessariamente, é considerado uma equipe. Analise as alternativas sobre grupos e, posteriormente, marque a alternativa correta.
I. Os grupos podem ser classificados em especiais e exclusivos.
II. Grupos possuem normas que são regras compartilhadas por todos os componentes.
III. A estrutura dos grupos é composta por vários elementos como status, papéis e normas.
As alternativas II e III são verdadeiras.
Por serem visionários, este estilo de liderança tem foco no longo prazo, e busca engajar pessoas para que elas sintam vontade de seguir suas orientações. Qual o estilo de líder que faz uso de uma liderança transparente e motivacional?
Líder Dirigente
A formação de equipes é uma atividade planejada, ou seja, primeiro ela consiste em um ou mais exercícios ou experiências projetadas para alcançar um objetivo em particular. Segundo, ela é conduzida ou facilitada por um Líder que deve conhecer ou até mesmo se aperfeiçoar na forma específica de formação de equipe. Terceiro, ela normalmente envolve uma equipe de trabalho existente. Os indivíduos são treinados para melhorar suas atividades individuais no grupo, dentro de suas equipes de trabalho.. 
Disponível em: < https://administradores.com.br/artigos/formacao-de-equipes>. Acesso em: 27 jan 2021.
A respeito da formação de equipes, avalie as afirmações a seguir:
I. O desenvolvimento intraequipes é direcionado para a resolução de problemas dentro de uma equipe ou setor.
II. Quando existe a falta de alinhamento entre uma equipe e outra, dentro da organização, é necessário o desenvolvimento de interequipes. 
III. Em uma organização, a equipe desempenha uma função secundária, no que diz respeito ao alcance de objetivos. 
Apenas I e II
Melhoria Contínua é uma prática adotada por diversas empresas que visa a atingir, ininterruptamente, resultados cada vez melhores, sejam eles nos produtos e serviços da empresa ou, então, em seus processos internos. A melhoria contínua pode ser atingida através de diversas metodologias e boas práticas organizacionais. Disponível em: <https://www.fm2s.com.br/melhoria-continua/#:~:text=Melhoria%20Cont%C3%ADnua%20%C3%A9%20uma%20pr%C3%A1tica,metodologias%20e%20boas%20pr%C3%A1ticas%20organizacionais.>. Acesso em: 9 ago. 2020.
A partir das informações apresentadas no texto e da importância da melhoria contínua nas instituições, é possível concluir que a alternativa correta é:
A padronização é um dos pontos essenciais para uma organização que pretende implementar a melhoria contínua.
Para a elaboração de uma equipe na organização deve-se levar em consideração alguns objetivos específicos. Analise as afirmações a seguir:
I. Criar condição para que os funcionários recebam e enviem feedback uns aos outros, visando a satisfação pessoal e o aumento da produtividade.
II. Envolver a direção, os trabalhadores, os acionistas e fornecedores em um projeto construtivo.
III. Dar oportunidade para que cada funcionário seja capaz de, por meio de seus atos individuais, causar efeitos positivos no coletivo.
IV. Avaliar e classificar o comportamento de cada funcionário.
Marque a alternativa que apresenta os objetivos específicos da elaboração de uma equipe.
I, II e III são objetivos específicos.
Muito se fala sobre o importante papel da liderança no bom funcionamento de empresas e grupos. Entender bem os diferentes estilos de liderança pode ajudar muito na hora de escolher qual é a estratégia mais eficiente para o ambiente em que você atua. 
Disponível em: < https://www.sbcoaching.com.br/blog/estilos-de-lideranca/ >. Acesso em: 30 jan 2021.
Sobre os tipos de liderança, verifique as afirmativas a seguir e assinale V para a VERDADEIRA e F para a FALSA.
( ) Para um líder dirigente, a comunicação é imprescindível no alinhamento das tarefas de cada individuo.
( ) O líder carismático é um estilo de líder experiente e exclusivamente treinado para a liderança.
( ) Um líder autocrático desempenha suas atribuições com o auxilio e feedback da própria equipe. 
( ) Uma das preocupações do líder afetivo é não frustrar a sua equipe, deixando eles tomarem grande parte das decisões no grupo.
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
VFFV
A mudança organizacional é entendida como uma adequação às exigências do mercado, causada pela influência do ambiente externo ou do ambiente interno. Pode ser uma mudança planejada ou não, e vai buscar sempre a satisfação do cliente, a superioridade competitiva e a geração de lucros e perduração da empresa ao longo do tempo. 
Disponível em: <https://www.ibccoaching.com.br/portal/rh-gestao-pessoas/qual-conceito-tipos-mudancas-organizacionais/>. Acesso em: 21 ago. 2021.
A respeito das mudanças organizacionais, é correto o que se afirma em:
Uma das fontes de resistência a mudanças organizacionais é o excesso de segurança que bloqueia as mudanças por considerá-las uma ameaça

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes