Logo Passei Direto
Buscar

Atividade Avaliativa Especial - Prova 2

User badge image
júlia gomes

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

As Instituições Sociais como família, escola, Igreja, partidos políticos, etc., são um dos diversos tipos de organização social. Todas elas, independente da ideologia que carregam cada qual com sua representatividade assumida a partir de um paradigma, seja ele antigo, medieval ou moderno, são importantes por agregarem valores (alguns universais e duradouros, outros nem tanto) e mantêm o tecido social coeso nas formas de pensar (LAKATOS & MARCONI, 2011). De acordo com Fichter – Instituição Social é “uma estrutura relativamente permanente de padrões, papéis e relações que os indivíduos realizam segundo determinadas formas sancionadas e unificadas, com o objetivo de satisfazer necessidades sociais básicas” (1973:297), cujas principais características são: 1. Finalidade: satisfação das necessidades. Exemplo: a família (surgiu fundamentalmente como forma de conservação da espécie); 2. Conteúdo relativamente permanente: padrões, papéis e ralações entre indivíduos da mesma cultura; 3. Serem estruturados: há coesão entre componentes, em virtude de combinações estruturais e padrões de comportamento; 4. Estrutura unificada: cada instituição, apesar de não poder ser completamente separada das demais, funciona como uma unidade; 5. Possuem valores: código de conduta.
Fundamentado nas informações acima, estamos nos referindo a:
a) Família
b) Igreja
c) Organização Econômica
d) Instituições Sociais
e) Modo de Produção

A Constituição Federal de 1988 reconhece o patrimônio cultural brasileiro como bem jurídico destinatário de expressa tutela do Estado. O patrimônio cultural constitui a totalidade de “bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação e à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira” (Art. 216 da CF).
Podemos reconhecer como patrimônio imaterial:
I) as formas de expressão espirituais.
II) os objetos, os documentos e as edificações.
III) o patrimônio cultural intangível.
IV) os conhecimentos, as técnicas e as vestimentas.
V) a memória oral.
a) Se apenas as assertivas I, II e III são falsas.
b) Se todas as assertivas são falsas.
c) Se todas as assertivas são verdadeiras.
d) Se apenas as assertivas I, III e V são verdadeiras.
e) Se apenas as assertivas I, II e V são verdadeiras

A cultura é semelhante a uma lente através da qual o ser homem vê o mundo. Pessoas de culturas diferentes usam lentes diferentes e, portanto, têm visões distintas das coisas. O fato de que o ser humano vê o mundo através de sua cultura tem como consequência a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural (etnocentrismo), depreciando o comportamento daqueles que agem fora dos padrões de sua comunidade – discriminando o comportamento “desviante” (LARAIA, 2001).
De acordo com o Relativismo Cultural, a coerência de um hábito cultural somente pode ser analisada a partir:
a) Do sistema a que pertence.
b) De um ponto de vista que seja exterior ao próprio hábito.
c) De uma descoberta causal em sua essência.
d) De uma inteligência superior.
e) Do processo de decolonização.

Analise as assertivas abaixo e depois responda conforme orientações abaixo: I) Claude Lévi-Strauss considera que a cultura surgiu no momento em que o homem convencionou a primeira norma. Esta, segundo Ele seria a proibição do incesto (proibição da relação sexual de um homem com a mãe, filha e irmã), padrão de comportamento comum a todas as sociedades humanas. II) A cultura é a vida total de um povo, a herança genética que o indivíduo adquire do grupo, podendo ser considerada ainda a parte do ambiente. O patrimônio cultural é transmitido às novas gerações pelos fatores genéticos de seus antepassados. III) Ideologia pode ser denominada como corpo de ideias produzidas pela classe dominante que será disseminado por toda a população, de modo a convencer a todos que aquela estrutura social é a melhor ou mesmo a única possível. IV) Cultura material compreende o domínio das ideias: a ética, as crenças, os conhecimentos, as técnicas, os valores, as normas etc. V) Cultura material é constituída dos artefatos e objetos em geral. Um machado tosco, feito com uma lasca de pedra presa por cipós à extremidade de um pedaço de madeira, é, numa sociedade não-letrada, uma expressão da sua cultura material; um avião, na nossa sociedade, é componente da parte material da nossa cultura.
Fundamentado nos enunciados acima, quais as assertivas são verdadeiras? Assinale:
a) Se apenas as assertivas I, II e III são verdadeiras.
b) Se todas as assertivas são verdadeiras.
c) Se todas assertivas são falsas.
d) Se apenas as assertivas I, III, V são verdadeiras.
e) Se apenas as assertivas I, II, III e V são verdadeiras

Na questão a seguir, aparecem duas afirmativas ligadas pela expressão uma vez que. Analise as mesmas e responda conforme orientação abaixo. Diferentemente dos demais animais, o homem devido sua capacidade de pensar, planejar, projetar resultados, luta pela superação de suas necessidades, uma vez que, ao pensar, reflete, age sobre suas ações de transformação da natureza e sobre sua ação com o objetivo de obter alimento, abrigo e proteção para si e para o seu grupo. Ao abandonar a posição quadrúpede e deixar as mãos livres para segurar objetos, manusear ferramentas e fabricar instrumentos e pensar suas ações, nasce o que denominamos trabalho.
Diante do conteúdo do texto apresentado acima, algumas questões podem ser levantadas. Marque:
a) Se a primeira afirmativa for falsa e a segunda verdadeira;
b) Se as duas afirmativas forem falsas;
c) Se a primeira afirmativa for verdadeira e a segunda for falsa;
d) Se as duas afirmativas forem verdadeiras e a segunda não explicar a primeira;
e) Se as duas afirmativas forem verdadeiras e a segunda explicar a primeira.

De acordo com Laraia (2001), embora a espécie humana se diferencie anatômica e fisiologicamente através do dimorfismo sexual, é falsa a ideia de que as diferenças de comportamento existentes entre pessoas de sexos diferentes sejam determinadas biologicamente. Muitas atividades atribuídas às mulheres em uma cultura podem ser atribuídas aos homens em outra. A partir da constatação de que todos os seres humanos são membros de uma mesma espécie, as diferenças de comportamento entre os grupos são justificadas pela antropologia como:
a)
a) O ser humano é, entre os animais, o ser mais evoluído, razão pela qual é superior aos demais. Esta superioridade implica na padronização dos comportamentos humanos.
b) Não é correto separar aspectos naturais dos aspectos culturais do ser humano. A humanidade só pode ser compreendida pela sua unidade biológica, que tende a padronizar os comportamentos.
c) As diferenças de comportamento entre os grupos humanos se deve à diferenciação dos padrões culturais produzidos ao longo da história pela humanidade.
d) As diferenças de comportamento entre os grupos humanos é uma evidência de que não se trata de uma espécie única. As diferentes etnias surgiram em épocas e locais distintos, por isso é possível afirmar que alguns grupos evoluíram mais que outros.
e) A humanidade é composta de diversas espécies em diferentes etapas de desenvolvimento do processo evolutivo. Deste modo, cada sociedade pode ser classificada e inserida em um contínuo, que vai das mais atrasadas e simples às mais adiantadas e complexas.

De forma disfarçada, o racismo ainda é a forma mais clara de discriminação na sociedade brasileira, apesar de o brasileiro não admitir seu preconceito. De acordo com Bazé Lima (2010 p. 83), “A emoção das pessoas, o sentimento inferior delas é que é racista. Para Lima, o brasileiro tem dificuldade de assumir o seu racismo devido ao processo de convivência cordial que distorce o conflito. Porém, a discriminação racial está muito presente no Brasil. Escola e mídia apresentam uma visão etnocêntrica e refere-se aos julgamentos negativos que membros de uma cultura tendem a fazer sobre todas as demais. Neste sentido, etnocentrismo é uma cegueira para diferenças culturais, é a tendência de pensar e agir como se elas não existissem.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções que seguem:
a) as duas proposições são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
b) A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda, uma proposição falsa.
c) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
d) As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda complementa a primeira.
e) Tanto a primeira, quanto a segunda asserções são proposições falsas.

Na questão a seguir, aparecem duas afirmativas ligadas pela expressão uma vez que. Analise as mesmas e responda conforme orientação abaixo. Cultura, de acordo com Laraia (2001), mais do que uma herança genética, determina o comportamento do homem e justifica suas realizações. Pelo desenvolvimento da cultura, foram suprimidos muitos dos instintos naturais do ser humano, uma vez que, tudo o que fazemos não será mais determinado pelos instintos, mas sim pela imitação dos padrões culturais da sociedade em que vive. Tudo que o homem faz, aprendeu com os seus semelhantes e não decorre de imposições originadas fora da cultura.
Diante do conteúdo do texto apresentado acima, algumas questões podem ser levantadas. Marque:
a) Se as duas afirmativas forem verdadeiras e a segunda explicar a primeira;
b) Se as duas afirmativas forem verdadeiras e a segunda não explicar a primeira;
c) Se a primeira afirmativa for falsa e a segunda verdadeira;
d) Se as duas afirmativas forem falsas;
e) Se a primeira afirmativa for verdadeira e a segunda for falsa.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

As Instituições Sociais como família, escola, Igreja, partidos políticos, etc., são um dos diversos tipos de organização social. Todas elas, independente da ideologia que carregam cada qual com sua representatividade assumida a partir de um paradigma, seja ele antigo, medieval ou moderno, são importantes por agregarem valores (alguns universais e duradouros, outros nem tanto) e mantêm o tecido social coeso nas formas de pensar (LAKATOS & MARCONI, 2011). De acordo com Fichter – Instituição Social é “uma estrutura relativamente permanente de padrões, papéis e relações que os indivíduos realizam segundo determinadas formas sancionadas e unificadas, com o objetivo de satisfazer necessidades sociais básicas” (1973:297), cujas principais características são: 1. Finalidade: satisfação das necessidades. Exemplo: a família (surgiu fundamentalmente como forma de conservação da espécie); 2. Conteúdo relativamente permanente: padrões, papéis e ralações entre indivíduos da mesma cultura; 3. Serem estruturados: há coesão entre componentes, em virtude de combinações estruturais e padrões de comportamento; 4. Estrutura unificada: cada instituição, apesar de não poder ser completamente separada das demais, funciona como uma unidade; 5. Possuem valores: código de conduta.
Fundamentado nas informações acima, estamos nos referindo a:
a) Família
b) Igreja
c) Organização Econômica
d) Instituições Sociais
e) Modo de Produção

A Constituição Federal de 1988 reconhece o patrimônio cultural brasileiro como bem jurídico destinatário de expressa tutela do Estado. O patrimônio cultural constitui a totalidade de “bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação e à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira” (Art. 216 da CF).
Podemos reconhecer como patrimônio imaterial:
I) as formas de expressão espirituais.
II) os objetos, os documentos e as edificações.
III) o patrimônio cultural intangível.
IV) os conhecimentos, as técnicas e as vestimentas.
V) a memória oral.
a) Se apenas as assertivas I, II e III são falsas.
b) Se todas as assertivas são falsas.
c) Se todas as assertivas são verdadeiras.
d) Se apenas as assertivas I, III e V são verdadeiras.
e) Se apenas as assertivas I, II e V são verdadeiras

A cultura é semelhante a uma lente através da qual o ser homem vê o mundo. Pessoas de culturas diferentes usam lentes diferentes e, portanto, têm visões distintas das coisas. O fato de que o ser humano vê o mundo através de sua cultura tem como consequência a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural (etnocentrismo), depreciando o comportamento daqueles que agem fora dos padrões de sua comunidade – discriminando o comportamento “desviante” (LARAIA, 2001).
De acordo com o Relativismo Cultural, a coerência de um hábito cultural somente pode ser analisada a partir:
a) Do sistema a que pertence.
b) De um ponto de vista que seja exterior ao próprio hábito.
c) De uma descoberta causal em sua essência.
d) De uma inteligência superior.
e) Do processo de decolonização.

Analise as assertivas abaixo e depois responda conforme orientações abaixo: I) Claude Lévi-Strauss considera que a cultura surgiu no momento em que o homem convencionou a primeira norma. Esta, segundo Ele seria a proibição do incesto (proibição da relação sexual de um homem com a mãe, filha e irmã), padrão de comportamento comum a todas as sociedades humanas. II) A cultura é a vida total de um povo, a herança genética que o indivíduo adquire do grupo, podendo ser considerada ainda a parte do ambiente. O patrimônio cultural é transmitido às novas gerações pelos fatores genéticos de seus antepassados. III) Ideologia pode ser denominada como corpo de ideias produzidas pela classe dominante que será disseminado por toda a população, de modo a convencer a todos que aquela estrutura social é a melhor ou mesmo a única possível. IV) Cultura material compreende o domínio das ideias: a ética, as crenças, os conhecimentos, as técnicas, os valores, as normas etc. V) Cultura material é constituída dos artefatos e objetos em geral. Um machado tosco, feito com uma lasca de pedra presa por cipós à extremidade de um pedaço de madeira, é, numa sociedade não-letrada, uma expressão da sua cultura material; um avião, na nossa sociedade, é componente da parte material da nossa cultura.
Fundamentado nos enunciados acima, quais as assertivas são verdadeiras? Assinale:
a) Se apenas as assertivas I, II e III são verdadeiras.
b) Se todas as assertivas são verdadeiras.
c) Se todas assertivas são falsas.
d) Se apenas as assertivas I, III, V são verdadeiras.
e) Se apenas as assertivas I, II, III e V são verdadeiras

Na questão a seguir, aparecem duas afirmativas ligadas pela expressão uma vez que. Analise as mesmas e responda conforme orientação abaixo. Diferentemente dos demais animais, o homem devido sua capacidade de pensar, planejar, projetar resultados, luta pela superação de suas necessidades, uma vez que, ao pensar, reflete, age sobre suas ações de transformação da natureza e sobre sua ação com o objetivo de obter alimento, abrigo e proteção para si e para o seu grupo. Ao abandonar a posição quadrúpede e deixar as mãos livres para segurar objetos, manusear ferramentas e fabricar instrumentos e pensar suas ações, nasce o que denominamos trabalho.
Diante do conteúdo do texto apresentado acima, algumas questões podem ser levantadas. Marque:
a) Se a primeira afirmativa for falsa e a segunda verdadeira;
b) Se as duas afirmativas forem falsas;
c) Se a primeira afirmativa for verdadeira e a segunda for falsa;
d) Se as duas afirmativas forem verdadeiras e a segunda não explicar a primeira;
e) Se as duas afirmativas forem verdadeiras e a segunda explicar a primeira.

De acordo com Laraia (2001), embora a espécie humana se diferencie anatômica e fisiologicamente através do dimorfismo sexual, é falsa a ideia de que as diferenças de comportamento existentes entre pessoas de sexos diferentes sejam determinadas biologicamente. Muitas atividades atribuídas às mulheres em uma cultura podem ser atribuídas aos homens em outra. A partir da constatação de que todos os seres humanos são membros de uma mesma espécie, as diferenças de comportamento entre os grupos são justificadas pela antropologia como:
a)
a) O ser humano é, entre os animais, o ser mais evoluído, razão pela qual é superior aos demais. Esta superioridade implica na padronização dos comportamentos humanos.
b) Não é correto separar aspectos naturais dos aspectos culturais do ser humano. A humanidade só pode ser compreendida pela sua unidade biológica, que tende a padronizar os comportamentos.
c) As diferenças de comportamento entre os grupos humanos se deve à diferenciação dos padrões culturais produzidos ao longo da história pela humanidade.
d) As diferenças de comportamento entre os grupos humanos é uma evidência de que não se trata de uma espécie única. As diferentes etnias surgiram em épocas e locais distintos, por isso é possível afirmar que alguns grupos evoluíram mais que outros.
e) A humanidade é composta de diversas espécies em diferentes etapas de desenvolvimento do processo evolutivo. Deste modo, cada sociedade pode ser classificada e inserida em um contínuo, que vai das mais atrasadas e simples às mais adiantadas e complexas.

De forma disfarçada, o racismo ainda é a forma mais clara de discriminação na sociedade brasileira, apesar de o brasileiro não admitir seu preconceito. De acordo com Bazé Lima (2010 p. 83), “A emoção das pessoas, o sentimento inferior delas é que é racista. Para Lima, o brasileiro tem dificuldade de assumir o seu racismo devido ao processo de convivência cordial que distorce o conflito. Porém, a discriminação racial está muito presente no Brasil. Escola e mídia apresentam uma visão etnocêntrica e refere-se aos julgamentos negativos que membros de uma cultura tendem a fazer sobre todas as demais. Neste sentido, etnocentrismo é uma cegueira para diferenças culturais, é a tendência de pensar e agir como se elas não existissem.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções que seguem:
a) as duas proposições são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
b) A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda, uma proposição falsa.
c) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
d) As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda complementa a primeira.
e) Tanto a primeira, quanto a segunda asserções são proposições falsas.

Na questão a seguir, aparecem duas afirmativas ligadas pela expressão uma vez que. Analise as mesmas e responda conforme orientação abaixo. Cultura, de acordo com Laraia (2001), mais do que uma herança genética, determina o comportamento do homem e justifica suas realizações. Pelo desenvolvimento da cultura, foram suprimidos muitos dos instintos naturais do ser humano, uma vez que, tudo o que fazemos não será mais determinado pelos instintos, mas sim pela imitação dos padrões culturais da sociedade em que vive. Tudo que o homem faz, aprendeu com os seus semelhantes e não decorre de imposições originadas fora da cultura.
Diante do conteúdo do texto apresentado acima, algumas questões podem ser levantadas. Marque:
a) Se as duas afirmativas forem verdadeiras e a segunda explicar a primeira;
b) Se as duas afirmativas forem verdadeiras e a segunda não explicar a primeira;
c) Se a primeira afirmativa for falsa e a segunda verdadeira;
d) Se as duas afirmativas forem falsas;
e) Se a primeira afirmativa for verdadeira e a segunda for falsa.

Prévia do material em texto

1/5
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: Serviço Social
Disciplina: Ciências Sociais (Sociologia e Antropologia)
ATIVIDADE AVALIATIVA ESPECIAL (AAE) 2 - referente as aulas 5 a 8 
Professora: Andrea Bulgakov Klock 
 
1. Preencha o gabarito com a letra correspondente a alternativa Correta de cada questão.
 
2. Muita atenção, pois sua Atividade Avaliativa Especial será Corrigida pelo que você preencher no GABARITO.
 
3. Cada alternativa vale 1,25 ponto, totalizando 10,0 (dez) pontos.
 
4. Faça sua atividade com calma consultando o material de aula.
	QUESTÃO Nº
	Letra
	1 
	 
	2 
	 
	3
	 
	4
	 
	5
	 
	6
	 
	7 
	 
	8
	
QUESTÃO 01 – AULA 05:
As Instituições Sociais como família, escola, Igreja, partidos políticos, etc., são um dos diversos tipos de organização social. Todas elas, independente da ideologia que carregam cada qual com sua representatividade assumida a partir de um paradigma, seja ele antigo, medieval ou moderno, são importantes por agregarem valores (alguns universais e duradouros, outros nem tanto) e mantêm o tecido social coeso nas formas de pensar (LAKATOS & MARCONI, 2011). De acordo com Fichter – Instituição Social é “uma estrutura relativamente permanente de padrões, papéis e relações que os indivíduos realizam segundo determinadas formas sancionadas e unificadas, com o objetivo de satisfazer necessidades sociais básicas” (1973:297), cujas principais características são:
1. Finalidade: satisfação das necessidades. Exemplo: a família (surgiu fundamentalmente como forma de conservação da espécie);
2. Conteúdo relativamente permanente: padrões, papéis e ralações entre indivíduos da mesma cultura;
3. Serem estruturados: há coesão entre componentes, em virtude de combinações estruturais e padrões de comportamento;
4. Estrutura unificada: cada instituição, apesar de não poder ser completamente separada das demais, funciona como uma unidade;
5. Possuem valores: código de conduta.
Fundamentado nas informações acima, estamos nos referindo a:
a) Família;
b) Igreja;
c) Organização Econômica;
d) Instituições Sociais;
e) Modo de Produção.
QUESTÃO 02 – AULA 05:
A Constituição Federal de 1988 reconhece o patrimônio cultural brasileiro como bem jurídico destinatário de expressa tutela do Estado. O patrimônio cultural constitui a totalidade de “bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação e à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira” (Art. 216 da CF).
Podemos reconhecer como patrimônio imaterial:
I) as formas de expressão espirituais.
II) os objetos, os documentos e as edificações.
III) o patrimônio cultural intangível.
IV) os conhecimentos, as técnicas e as vestimentas.
V) a memória oral.
Fundamentado nos enunciados acima, assinale:
a) Se apenas as assertivas I, II e III são falsas.
b) Se todas as assertivas são falsas.
c) Se todas as assertivas são verdadeiras.
d) Se apenas as assertivas I, III e V são verdadeiras.
e) Se apenas as assertivas I, II e V são verdadeiras
QUESTÃO 03 – AULA 06:
A cultura é semelhante a uma lente através da qual o ser homem vê o mundo. Pessoas de culturas diferentes usam lentes diferentes e, portanto, têm visões distintas das coisas. O fato de que o ser humano vê o mundo através de sua cultura tem como conseqüência a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural (etnocentrismo), depreciando o comportamento daqueles que agem fora dos padrões de sua comunidade – discriminando o comportamento “desviante” (LARAIA, 2001).
De acordo com o Relativismo Cultural, a coerência de um hábito cultural somente pode ser analisada a partir:
a) Do sistema a que pertence.
b) De um ponto de vista que seja exterior ao próprio hábito.
c) De uma descoberta causal em sua essência.
d) De uma inteligência superior.
e) Do processo de decolonização.
QUESTÃO 04 – AULA 06:
Analise as assertivas abaixo e depois responda conforme orientações abaixo:
I) Claude Lévi-Strauss considera que a cultura surgiu no momento em que o homem convencionou a primeira norma. Esta, segundo Ele seria a proibição do incesto (proibição da relação sexual de um homem com a mãe, filha e irmã), padrão de comportamento comum a todas as sociedades humanas.
II) A cultura é a vida total de um povo, a herança genética que o indivíduo adquire do grupo, podendo ser considerada ainda a parte do ambiente. O patrimônio cultural é transmitido às novas gerações pelos fatores genéticos de seus antepassados.
III) Ideologia pode ser denominada como corpo de ideias produzidas pela classe dominante que será disseminado por toda a população, de modo a convencer a todos que aquela estrutura social é a melhor ou mesmo a única possível.
IV) Cultura material compreende o domínio das ideias: a ética, as crenças, os conhecimentos, as técnicas, os valores, as normas etc.
V) Cultura material é constituída dos artefatos e objetos em geral. Um machado tosco, feito com uma lasca de pedra presa por cipós à extremidade de um pedaço de madeira, é, numa sociedade não-letrada, uma expressão da sua cultura material; um avião, na nossa sociedade, é componente da parte material da nossa cultura.
Fundamentado nos enunciados acima, quais as assertivas são verdadeiras? Assinale:
a) Se apenas as assertivas I, II e III são verdadeiras.
b) Se todas as assertivas são verdadeiras.
c) Se todas assertivas são falsas.
d) Se apenas as assertivas I, III, V são verdadeiras.
e) Se apenas as assertivas I, II, III e V são verdadeiras
QUESTÃO 05 – AULA 07:
Na questão a seguir, aparecem duas afirmativas ligadas pela expressão uma vez que. Analise as mesmas e responda conforme orientação abaixo.
Diferentemente dos demais animais, o homem devido sua capacidade de pensar, planejar, projetar resultados, luta pela superação de suas necessidades, uma vez que, ao pensar, reflete, age sobre suas ações de transformação da natureza e sobre sua ação com o objetivo de obter alimento, abrigo e proteção para si e para o seu grupo. Ao abandonar a posição quadrúpede e deixar as mãos livres para segurar objetos, manusear ferramentas e fabricar instrumentos e pensar suas ações, nasce o que denominamos trabalho.
Diante do conteúdo do texto apresentado acima, algumas questões podem ser levantadas. Marque:
a) Se a primeira afirmativa for falsa e a segunda verdadeira;
b) Se as duas afirmativas forem falsas;
c) Se a primeira afirmativa for verdadeira e a segunda for falsa;
d) Se as duas afirmativas forem verdadeiras e a segunda não explicar a primeira;
e) Se as duas afirmativas forem verdadeiras e a segunda explicar a primeira.
QUESTÃO 06 – AULA 06:
De acordo com Laraia (2001), embora a espécie humana se diferencie anatômica e fisiologicamente através do dimorfismo sexual, é falsa a ideia de que as diferenças de comportamento existentes entre pessoas de sexos diferentes sejam determinadas biologicamente. Muitas atividades atribuídas às mulheres em uma cultura podem ser atribuídas aos homens em outra.
A partir da constatação de que todos os seres humanos são membros de uma mesma espécie, as diferenças de comportamento entre os grupos são justificadas pela antropologia como:
a) O ser humano é, entre os animais, o ser mais evoluído, razão pela qual é superior aos demais. Esta superioridade implica na padronização dos comportamentos humanos.
b) Não é correto separar aspectos naturais dos aspectos culturais do ser humano. A humanidade só pode ser compreendida pela sua unidade biológica, que tende a padronizar os comportamentos.
c) As diferenças de comportamento entre os grupos humanos se deve à diferenciação dos padrões culturais produzidos ao longo da história pela humanidade.
d) As diferenças de comportamento entre os grupos humanos é uma evidência de que não se trata de uma espécie única. As diferentes etnias surgiram em épocas e locais distintos, por isso é possível afirmar que alguns grupos evoluíram mais que outros.
e) A humanidade é composta de diversas espécies em diferentes etapas de desenvolvimento do processo evolutivo.Deste modo, cada sociedade pode ser classificada e inserida em um contínuo, que vai das mais atrasadas e simples às mais adiantadas e complexas.
QUESTÃO 07 – AULA 08:
De forma disfarçada, o racismo ainda é a forma mais clara de discriminação na sociedade brasileira, apesar de o brasileiro não admitir seu preconceito. De acordo com Bazé Lima (2010 p. 83), “A emoção das pessoas, o sentimento inferior delas é que é racista. Para Lima, o brasileiro tem dificuldade de assumir o seu racismo devido ao processo de convivência cordial que distorce o conflito. Porém, a discriminação racial está muito presente no Brasil. Escola e mídia apresentam uma visão etnocêntrica e refere-se aos julgamentos negativos que membros de uma cultura tendem a fazer sobre todas as demais. Neste sentido, etnocentrismo é uma cegueira para diferenças culturais, é a tendência de pensar e agir como se elas não existissem.
O etnocentrismo pode ser considerado a contrapartida sociológica do fenômeno psicológico do egocentrismo. A diferença é que, em vez de indivíduos se definirem como o centro do universo, em relação ao qual tudo mais deve sua existência e significação, uma cultura inteira é colocada nessa posição elevada.
Porque,
Tal como o egocentrismo, o etnocentrismo é como um prisma, através do qual tudo é percebido e interpretado em relação a um único arcabouço cultural, com exclusão de todas as demais possibilidades.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções que seguem:
a) as duas proposições são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
b) A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda, uma proposição falsa.
c) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
d) As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda complementa a primeira.
e) Tanto a primeira, quanto a segunda asserções são proposições falsas.
QUESTÃO 08 – AULA 08:
Na questão a seguir, aparecem duas afirmativas ligadas pela expressão uma vez que. Analise as mesmas e responda conforme orientação abaixo.
Cultura, de acordo com Laraia (2001), mais do que uma herança genética, determina o comportamento do homem e justifica suas realizações. Pelo desenvolvimento da cultura, foram suprimidos muitos dos instintos naturais do ser humano, uma vez que, tudo o que fazemos não será mais determinado pelos instintos, mas sim pela imitação dos padrões culturais da sociedade em que vive. Tudo que o homem faz, aprendeu com os seus semelhantes e não decorre de imposições originadas fora da cultura.
Diante do conteúdo do texto apresentado acima, algumas questões podem ser levantadas. Marque:
a) Se as duas afirmativas forem verdadeiras e a segunda explicar a primeira;
b) Se as duas afirmativas forem verdadeiras e a segunda não explicar a primeira;
c) Se a primeira afirmativa for falsa e a segunda verdadeira;
d) Se as duas afirmativas forem falsas;
e) Se a primeira afirmativa for verdadeira e a segunda for falsa

Mais conteúdos dessa disciplina