Buscar

Prova antropologia e da religiaov kercy 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1A Antropologia é uma ciência social que surge como disciplina no século XIX. O sentido do termo é composto por dois substantivos gregos, anthropos, que significa ser humano, e logos, que significa estudo. Portanto, pode-se compreender que antropologia significa o estudo dos seres humanos. Mais precisamente a antropologia corresponde à investigação e reconstituição da dinâmica de uma dada sociedade. Quanto ao conceito e características da antropologia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) No desenvolvimento da pesquisa antropológica, deve-se levar em conta as pré-noções e o senso comum. ( ) Durante o estudo antropológico, deve-se optar por construir uma observação despida de atitudes etnocêntricas. ( ) Deve-se preservar um comportamento relativista com relação aos hábitos, aos valores e aos comportamentos do grupo estudado. ( ) A antropologia também é compreendida como uma forma específica de literatura, sendo considerada uma arte. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - F - F.
B
F - F - V - F.
C
F - V - V - V.
D
V - V - V - F.
2Lewis Henry Morgan, importante Antropólogo clássico Evolucionista do século XIX, desenvolveu um modelo para explicar como as sociedades humanas se desenvolvem, levando em conta a progressiva ampliação das técnicas de sobrevivência utilizadas por cada cultura. Para tanto, Morgan dividiu este modelo em três etapas evolutivas. São elas: Selvageria, Barbárie e Civilização. Com base nestes pressupostos, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Selvageria. II- Barbárie. III- Civilização. ( ) Refere-se à infância da humanidade até o período em que começam a ser inventados instrumentos para a caça e a pesca. ( ) Corresponde ao período compreendido entre as primeiras palavras escritas e alfabeto fonético, até a modernidade. ( ) Compreende ao período que vai desde a invenção da cerâmica até o estágio superior, com a fundição de minérios e uso do ferro. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
II - III - I.
B
III - I - II.
C
I - III - II.
D
I - II - III.
3As Escolas Funcionalista e Estrutural-Funcionalista foram fortemente influenciadas pela sociologia francesa de Émile Durkheim e Marcel Maus, que utilizavam uma postura sincronicista nos seus estudos. Logo, esta postura foi adaptada por Malinowski e Radcliff-Brown, considerados precursores destas Escolas. Eles compreendem a sociedade como um todo funcional. Levando em conta as caraterísticas das Escolas Funcionalista e Estrutural-Funcionalista, analise as afirmativas a seguir: I- Estas escolas compreendem a sociedade como um organismo, no qual cada elemento cultural realiza sua função de forma interdependente, o que mantém a sociedade viva. II- Para estas escolas, a presença de certos traços culturais antigos permanecem nas culturas por conta de um atraso na escala social evolutiva e não pela sua utilidade na sociedade. III- Para estas escolas, o indivíduo se molda por meio da sua cultura, que é compreendida como um conjunto de objetos materiais e tradições organizadas de forma coesa e organizada. IV- Estas escolas compreendem que qualquer elemento da cultura, como os utensílios domésticos e as crenças, possuem uma função específica, que juntas promovem o equilíbrio social. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
B
As afirmativas I e II estão corretas.
C
As afirmativas I, III e IV estão corretas.
D
As afirmativas I, II e IV estão corretas.
4Fortemente influenciadas pela psicologia associacionista, as teorias psicológicas surgiram como possibilidades para a compreensão do fenômeno religioso nas diferentes culturas. Para estas teorias, a religião surgiu devido às respostas mentais dos seres humanos aos mistérios de fenômenos inexplicados, como a morte e os sonhos. Elas procuram compreender a religiosidade como uma produção dos sentimentos humanos. São várias as teorias psicológicas, como o animismo, a magia, o manismo, o mito natural, entre outras. Com base nas características das diferentes teorias, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O animismo refere-se à crença em seres espirituais. Diz respeito à ideia de que todos os seres vivos possuem alma. ( ) O mito natural diz respeito à ideia de que Deus foi o resultado da reação do homem frente aos fenômenos da natureza. ( ) O manismo refere-se à ideia de que a veneração aos mortos e a seus espíritos é que deram origem à religião. ( ) A magia defende a ideia de que o homem, ao não ser capaz de controlar o mundo, procura amparo e proteção de forças superiores. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - F - V - V.
B
V - V - V - V.
C
V - V - F - F.
D
V - V - V - F.
5Diante das questões que preocupam os seres humanos, a questão existencial é um dos elementos mais importantes. A vida humana, sua origem, trajetória e fim são problemas que intrigam e causam inquietação. Essa problemática que envolve o fim da existência do indivíduo, ou seja, a morte, é tratada de várias maneiras por diferentes correntes filosóficas e grupos religiosos. Uma explicação muito conhecida para o sentido da morte é que a alma seria eterna e única e que, dependendo dos atos do indivíduo, enquanto vivo, sua alma seria dirigida ao céu, ao inferno ou ao purgatório. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o grupo ou doutrina religiosa que defende essa teoria:
A
Catolicismo.
B
Igreja Batista.
C
Budismo.
D
Hinduismo.
6O sentido do termo “Estrutura”, que identifica uma das principais correntes teóricas antropológicas, o Estruturalismo, foi desenvolvido pelo seu mais importante representante, Lévi-Strauss, com base no modelo de Ferdinand de Saussure, para a área da linguística. Levando em conta o conceito de estrutura, assinale a alternativa CORRETA:
A
O termo refere-se à falta de uma organização equilibrada nas sociedades estudadas. Por este motivo é que, de acordo com Lévi-Strauss, a estrutura social se confunde com a realidade empírica.
B
O termo influenciou sobremaneira a escola estruturalista, concebendo a cultura como um elemento que detêm uma “Personalidade de base”, que serve como referência para todos os seus membros.
C
O termo refere-se a um sistema complexo que evidencia a realidade cultural de um grupo social, demonstra seu funcionamento e suas possibilidades de manutenção ou alteração da organização social.
D
O termo teve origem no final do século XVIII e refere-se à maneira como a sociedade está organizada, sendo que a compreende como o resultado de um processo evolutivo.
7É consenso entre os antropólogos o entendimento de que a cultura é distintiva do comportamento humano. Ela nos possibilitou fugir dos determinismos históricos e nos permitiu sobreviver às intempéries da natureza, das limitações físicas e de muitas doenças. Para isso, a cultura teve de sofrer mudanças e teve de ser constantemente repassada à novas gerações, ao longo do tempo. Nesse sentido, qual o elemento que mais facilmente pode transmitir a cultura de um grupo?
A
As emoções.
B
A linguagem.
C
A escola.
D
A religião.
8A antropologia é uma ciência social que procura compreender os grupos humanos a partir do estudo dos elementos de sua cultura e organização social, como seu sistema político e econômico, suas expressões artísticas, suas crenças e outras manifestações. Partindo da percepção e interesse da antropologia com relação ao fenômeno religioso, assinale a alternativa CORRETA:
A
O interesse da antropologia com relação ao fenômeno religioso é realizar comparações entre uma e outra religião, procurando homogeneizá-las.
B
O interesse da antropologia com relação ao fenômeno religioso refere-se ao levantamento de dados empíricos que comprovem a existência de deuses.
C
O interesse da antropologia com relação ao fenômeno religioso diz respeito às possibilidades de existência ou não de almas.
D
O interesse da antropologia com relação ao fenômeno religioso está na compreensão de como os seres humanos lidam com o transcendente.
9A partir dosestudos antropológicos, foram surgindo algumas teorias a respeito do fenômeno religioso. Um expressivo grupo de estudos sobre o fenômeno é de base sociológica. Estes estudos compreendem que a religião é preexistente aos indivíduos. A partir destes pressupostos, sobre as teorias sociológicas da religião, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Um dos pressupostos básicos das teorias sociológicas é o entendimento de que a existência da religião é anterior e independente aos indivíduos. ( ) Para a teoria sociológica, o fenômeno religioso pode ser explicado a partir da manifestação dos sentimentos humanos. ( ) Para a teoria sociológica, a religião é a expressão de fenômenos extra-humanos, como os espíritos e as almas. ( ) Para a teoria sociológica, a religião é considerada como um fato social, porque exerce coerção sobre os indivíduos. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - F - V - V.
B
V - V - F - F.
C
V - F - F - V.
D
F - V - V - F.
10A cultura é um dos conceitos antropológicos mais importantes para a Antropologia Cultural, porque se refere ao conjunto todo de atividades, valores e crenças de um dado grupo cultural. É a observação, a sistematização e a análise desse conjunto que possibilita compreender a realidade de um grupo pesquisado. Para tanto, é fundamental que o antropólogo possua uma postura relativista. A partir destes pressupostos, com base no conceito de Relativismo Cultural, analise as afirmativas a seguir: I- Surgiu para nomear os comportamentos presentes na maioria das sociedades, de tomar a própria cultura como base para compreender as culturas diferentes. II- Surgiu em decorrência do método comparativo que a antropologia utiliza para estudar um elemento cultural a partir da lógica interna da cultura da qual faz parte. III- Refere-se a uma atitude metodológica da ciência antropológica, que busca construir um fazer antropológico livre dos preconceitos e julgamentos do observador. IV- Diz respeito ao comportamento presente em algumas sociedades de comparar o desenvolvimento físico e biológico de algumas culturas para relativizá-los. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As afirmativas II e III estão corretas.
B
As afirmativas I e II estão corretas.
C
As afirmativas III e IV estão corretas.
D
As afirmativas I, II e III estão corretas.

Outros materiais