Buscar

AOL5 estágio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- Quais são as principais fontes de contaminação cruzada e o que pode ter acontecido para que os lotes de tramadol 50 mg/mL tenham sido contaminados? Existem três principais fontes de contaminação que pode ter contaminado esses lotes de tramadol 50 mg/mL que seria: Equipamentos e vidrarias mal lavados, o pó suspenso no ar e pode ser o próprio manipulador. Vale lembrar que é importante falar o mínimo possível para não contaminar o local com a saliva, que pode ter sido outro fator para a contaminação dos lotes.
2- Para evitar a contaminação cruzada e, consequentemente, o desperdício de novos lotes de cloridrato de tramadol 50 mg/mL, o que você enquanto profissional farmacêutico faria? Como farmacêutico é preciso orientar os colaboradores para evitarmos a ocorrência de contaminação cruzada. Existe métodos essenciais como: Fazer uma limpeza adequada dos tabuleiros de encapsulamento entre uma fórmula e outra (para não ficar vestígios nenhum da fórmula passada) e se necessário levar o tabuleiro para a lavagem, usar uma única vez uma mesma espátula, ressaltar que o encapsulamento deve ser feito em capelas restritivas e com exaustão ligadas para que o pó não fique suspenso e não contamine as próximas fórmulas que serão manipuladas no mesmo, não repousar espátulas em bancadas sujas e não reutilizar embalagens.
3- Caso esses 5 lotes de cloridrato de tramadol 50 mg/mL não fossem recolhidos, quais seriam as consequências da contaminação cruzada? Isso é muito grave, pois pode ocasionar o risco de o consumidor final adquirir um medicamento que cause reações inesperadas pelo fato de o produto ter sido contaminado acidentalmente pela contaminação cruzada.  A contaminação no processo produtivo farmacêutico pode ser prejudicial à saúde e levar a morte, por isso, as Boas práticas devem ser seguidas com seriedade, pois não se pode colocar vidas humanas em risco.
4- Enquanto profissional farmacêutico, quais cuidados você deve ter ao trabalhar em laboratórios? O profissional farmacêutico deve sempre estar atentos a todos os objetos que utilizam para manipular, onde colocam as espátulas, como fazem a limpeza e cuidado com que manipulam os pós. Sempre manter as unhas curtas, não podem usar maquiagem, nem esmaltes ou joias, manter os cabelos sempre presos e totalmente cobertos pela touca, atentar para quando estiverem acometidos por doenças infectocontagiosas ou com ferimentos expostos, devem avisar imediatamente a direção da farmácia para que sejam remanejados para áreas em que não haja perigo de contaminar o medicamento ou qualquer outro colaborador em caso de doença, falar o mínimo possível, conservar o jaleco sempre fechado e o mesmo não pode ter bolsos para não acumular nenhuma sujeira, cobrir o nariz e a boca com máscara, ter higiene com os óculos, que devem ser lavados com frequência, entre outros meios de evitar a contaminação cruzada.
Referências/Fontes:
Contaminação no processo produtivo farmacêutico: Evite agora – Isodur Soluções em Salas Limpas
Os perigos da contaminação cruzada em medicamentos, saiba como evitar - Weinberger - Blog
Cumprir os regulamentos de contaminação cruzada cGMP - METTLER TOLEDO (mt.com)
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (Brasil). Regulamento Técnico Sobre as Condições Higiênico-Sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos. Portaria n° 326, de 30 de julho de 1997
Prevenção da contaminação cruzada Disciplina e conhecimento - Portal Educação (portaleducacao.com.br).

Outros materiais