Buscar

PTI ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Um dos custos associados por lotes de compra ou produção é o de Infraestrutura e armazém, que pode ser próprio ou alugado, onde no primeiro incluímos custos de depreciação e recuperação de capital e o segundo incluímos o valor de aluguel e todas as taxas associadas ao registro de contrato. Em ambos há despesas como impostos e manutenção.
O segundo de capital ou custos de oportunidade é o maior custo associado ao tamanho do lote de compra ou fabricação, pois são resultados de operações financeiras necessárias para a aquisição de guarda das mercadorias, a empresa usa esse dinheiro e pode por exemplo estar deixando de ganhar em aplicações.
Terceiro, mitigação de riscos, é o que decorre nas instalações dentro do armazém, como instalação de sistemas de combate de incêndio, câmeras, alarmes, segurança e pode aumentar de acordo com o lote de compra, pois quanto mais mercadorias estiverem armazenadas, maior será o porte do armazém.
E por último obsolescência e danos, que pode ser dado por erros que ocorram na manutenção dessas mercadorias, transporte, que podem ser danificadas, ou até mesmo se forem mal gerenciadas e acabarem perdendo a sua validade.
O gerenciamento de estoque é importante para o sucesso do negócio, ainda mais em época de crise. Nestas épocas, mais do que nunca se deve estar atento as mercadorias, para descobrir se haverá uma queda no giro de estoque e qual será o comportamento de compra dos clientes.
Uma boa gestão de estoque sabe equilibrar armazenagem, compras e como esses produtos, no caso dos materiais médicos, serão entregues aos colaboradores do hospital e também, no caso de medicamentos, se chegarão aos pacientes, no prazo e na data de validade.
Com o giro de estoque, precisam estar atentos a fatores que possam prejudicar o giro como a compra dos materiais e medicamentos, a organização, a exposição, o atendimento e a entrega. Um inventário sistematizado com normas de entradas e saída é necessário para organizar a movimentação melhor dos produtos e medicamentos.
Dentro do processo de logística hospitalar desses materiais teremos uma gestão eficiente com um processo de recebimento, onde se checa o pedido foi entregue ou se falta algo. Os inventários devem ser muito mais periódicos do que os estoques de outras empresas já que medicamentos vencidos, podem fazer mal para a saúde e bem estar de pacientes, ou até mesmo para segurança dos próprios colaboradores do hospital.
E é por isso que a gestão dos estoques dos hospitais deve ser muito mais rigorosa.

Continue navegando