Logo Passei Direto
Buscar

avaliação gestao por competencia e do conhecimento Uniasselvi prova 2

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Um dos métodos utilizados para realizar a seleção por competência é a seleção com o auxílio do inventário comportamental, que permite que sejam identificadas quais competências comportamentais necessárias à função o candidato possui. Com relação à seleção com o auxílio do inventário comportamental, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) São realizadas perguntas com base nos indicadores de intensidade forte, muito forte e normal.
( ) Deve-se evitar perguntas que remetam a respostas "sim", "não", "talvez".
( ) Deve-se preparar perguntas relacionadas com o comportamento que se deseja identificar, através da descrição de fatos.
( ) Para cada competência a ser analisada, deve-se questionar uma situação, uma tarefa, uma ação e um resultado vivido pelo candidato.
a) F - F - V - V.
b) V - V - F - F.
c) F - V - V - F.
d) V - F - F - V.

Existem diversas metodologias apresentadas na literatura a fim de mapear as competências necessárias à organização para que os objetivos definidos sejam alcançados. Essas metodologias possuem uma base semelhante. Sobre o foco dessa base, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) As competências individuais, as organizacionais e o composto do CHA.
( ) Missão, visão, valores e estratégias (MVVE).
( ) Cultura, clima e estratégias organizacionais.
( ) Habilidades humanas, conceituais e técnicas.
a) V - F - F - F.
b) V - V - V - F.
c) F - F - F - V.
d) F - V - V - V.

Após a fase de consolidação dos indicadores, o responsável pelo processo de identificação das competências organizacionais deparou-se com os seguintes indicadores de comportamentos: ter compreensão dos processos da empresa; visualizar se uma ação está alinhada à missão e à visão da empresa; conhecer todas as áreas da empresa para compreender as necessidades dos clientes internos/externos.
Esses indicadores podem ser associados a qual competência?
a) Visão sistêmica.
b) Comunicação.
c) Organização e planejamento.
d) Foco em resultados.

Através da seleção por competência, é possível identificar se o candidato possui as características comportamentais que a organização necessita e que contribuirão para que os objetivos sejam alcançados.
Com relação à seleção por competência, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Para que a seleção por competência seja desenvolvida, é necessário que a empresa tenha realizado o inventário comportamental e que tenha a descrição dos cargos. ( ) A seleção por competência deve ter como foco o desenvolvimento e a retenção de talentos na organização. ( ) O modelo ideal para realizar seleção por competência é a seleção por competência com base no inventário comportamental. ( ) Na seleção por competência, a organização deverá definir qual será o foco de análise, se será o conhecimento, as habilidades ou as atitudes que o candidato possui. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - V - F - F.
B F - V - F - V.
C V - F - V - F.
D F - F - V - V.

De acordo com Fernandes (2013, p. 66), "modelos de competência servem de base para estruturar vários processos de gestão de pessoas, basicamente atração, desenvolvimento, recompensa e avaliação".
Com relação aos processos de gestão de pessoas baseados em competências, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O recrutamento e seleção do candidato será feito com base no perfil de competências exigidas para o cargo. A entrevista com o candidato realizada pelo selecionador buscará os comportamentos mais importantes para a execução das tarefas pertinentes ao cargo. ( ) A avaliação de desempenho por competências possibilita à empresa ter conhecimento de como seus profissionais desempenham as atividades, além de obter maior noção de suas potencialidades. ( ) No processo de treinamento e desenvolvimento, a Gestão por Competência auxilia na construção do processo de sucessão baseada nas competências necessárias para cada função e para o futuro da organização. ( ) A remuneração por competência consiste numa nova estratégia para administrar os cargos e os salários da empresa, dando importância primeiramente ao homem, para depois ao cargo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - V - F - V.
B F - V - F - V.
C V - F - F - V.
D V - V - V - F.

A seleção por competência exige do entrevistador uma maior dedicação na elaboração das perguntas para a entrevista, pois elas devem ser feitas de acordo com as competências levantadas.
Com relação à seleção por competência, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A entrevista baseada nas competências possibilita uma maior assertividade na seleção do candidato. ( ) A seleção por competência permite identificar quais competências necessárias o candidato possui e quais são os gaps. ( ) A seleção por competência permite identificar as competências comportamentais necessárias para a função. ( ) A sequência de perguntas para uma seleção por competência é feita de acordo com as respostas dadas pelo candidato. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - F - V - V.
B V - F - V - F.
C F - V - F - F.
D V - V - V - F.

Cada organização define suas competências e todos devem conhecê-las e principalmente compreendê-las. Além disso, o mapeamento das competências deve ser alterado sempre que as estratégias organizacionais tiveram alguma alteração.
Sobre esses aspectos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Estratégias, competências organizacionais e competências humanas. ( ) Processos internos, clientes e concorrentes. ( ) Conhecimento, habilidade e ações externas. ( ) Competência técnica e visibilidade da marca. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - F - F.
B F - F - V - V.
C F - V - F - V.
D V - V - V - F.

A avaliação por competência visa mensurar se as competências que foram identificadas no processo de seleção por competência estão sendo praticadas pelo colaborador.
Sobre a avaliação 360 graus, analise as sentenças a seguir: I- Este tipo de avaliação permite que o avaliado tenha a possibilidade de participar ativamente no processo, uma vez que ele faz o julgamento sobre o seu desempenho. II- Este modelo de avaliação é realizado em conjunto entre avaliador e avaliado, isto é, a ferramenta de avaliação é analisada ao mesmo tempo e discutida pelos dois. III- Este modelo de avaliação é um processo em que os participantes (avaliados) recebem feedback estruturado de seu superior, pares e subordinados, fazendo também uma autoavaliação. IV- Esta avaliação orienta o desempenho da organização para obter melhor desempenho financeiro, em clientes, processos internos, aprendizagem e crescimento. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença IV está correta.
B As sentenças II e III estão corretas.
C Somente a sentença III está correta.
D As sentenças I e II estão corretas.

O mapeamento de competências deve estar atrelado à estratégia da organização e ser definido a partir da missão e da visão da organização. O mapeamento de competências é considerado uma excelente ferramenta estratégica, que auxilia a organização no alcance dos objetivos.
Com relação ao mapeamento de competências, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O mapeamento de competências tem como resultado a identificação de gaps de competências, em que a partir desse resultado, podem-se estabelecer as prioridades da gestão de pessoas. ( ) O mapeamento das competências visa identificar se os colaboradores estão colocando em prática as competências identificadas na seleção por competência. ( ) O mapeamento de competências é um processo que promove a promoção do funcionário que possui as competências requeridas pela organização. ( ) O mapeamento das competências deve estar em harmonia com a avaliação 360°, ou seja, deve levar em conta as competências pessoais e a compatibilidade com as necessidades da organização. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - F - F.
B F - F - F - V.
C F - V - V - V.
D V - V - V - F.

Uma das técnicas utilizadas para seleção por competência é o método Star. Para aplicação desse método é necessário preparar as perguntas com antecedência, sendo que para cada competência analisada aplicam-se perguntas que seguem a ordem das siglas desta técnica (Situação, Tarefa, Ação, Resultado). Tomando como base uma entrevista que visa identificar a competência de trabalho em equipe, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Situação. II- Tarefa. III- Ação. IV- Resultado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Como você reage quando alguém está fora do ritmo do grupo?
( ) Descreva algum momento da sua vida em que você participou de equipes de esportes, grupos informais etc.
( ) O desfecho, foi positivo? Descreva-o.
( ) Que papel desempenhava nesse grupo?
A II - III - IV - I.
B III - I - IV - II.
C III - II - IV - I.
D II - IV - I - III.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Um dos métodos utilizados para realizar a seleção por competência é a seleção com o auxílio do inventário comportamental, que permite que sejam identificadas quais competências comportamentais necessárias à função o candidato possui. Com relação à seleção com o auxílio do inventário comportamental, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) São realizadas perguntas com base nos indicadores de intensidade forte, muito forte e normal.
( ) Deve-se evitar perguntas que remetam a respostas "sim", "não", "talvez".
( ) Deve-se preparar perguntas relacionadas com o comportamento que se deseja identificar, através da descrição de fatos.
( ) Para cada competência a ser analisada, deve-se questionar uma situação, uma tarefa, uma ação e um resultado vivido pelo candidato.
a) F - F - V - V.
b) V - V - F - F.
c) F - V - V - F.
d) V - F - F - V.

Existem diversas metodologias apresentadas na literatura a fim de mapear as competências necessárias à organização para que os objetivos definidos sejam alcançados. Essas metodologias possuem uma base semelhante. Sobre o foco dessa base, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) As competências individuais, as organizacionais e o composto do CHA.
( ) Missão, visão, valores e estratégias (MVVE).
( ) Cultura, clima e estratégias organizacionais.
( ) Habilidades humanas, conceituais e técnicas.
a) V - F - F - F.
b) V - V - V - F.
c) F - F - F - V.
d) F - V - V - V.

Após a fase de consolidação dos indicadores, o responsável pelo processo de identificação das competências organizacionais deparou-se com os seguintes indicadores de comportamentos: ter compreensão dos processos da empresa; visualizar se uma ação está alinhada à missão e à visão da empresa; conhecer todas as áreas da empresa para compreender as necessidades dos clientes internos/externos.
Esses indicadores podem ser associados a qual competência?
a) Visão sistêmica.
b) Comunicação.
c) Organização e planejamento.
d) Foco em resultados.

Através da seleção por competência, é possível identificar se o candidato possui as características comportamentais que a organização necessita e que contribuirão para que os objetivos sejam alcançados.
Com relação à seleção por competência, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Para que a seleção por competência seja desenvolvida, é necessário que a empresa tenha realizado o inventário comportamental e que tenha a descrição dos cargos. ( ) A seleção por competência deve ter como foco o desenvolvimento e a retenção de talentos na organização. ( ) O modelo ideal para realizar seleção por competência é a seleção por competência com base no inventário comportamental. ( ) Na seleção por competência, a organização deverá definir qual será o foco de análise, se será o conhecimento, as habilidades ou as atitudes que o candidato possui. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - V - F - F.
B F - V - F - V.
C V - F - V - F.
D F - F - V - V.

De acordo com Fernandes (2013, p. 66), "modelos de competência servem de base para estruturar vários processos de gestão de pessoas, basicamente atração, desenvolvimento, recompensa e avaliação".
Com relação aos processos de gestão de pessoas baseados em competências, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O recrutamento e seleção do candidato será feito com base no perfil de competências exigidas para o cargo. A entrevista com o candidato realizada pelo selecionador buscará os comportamentos mais importantes para a execução das tarefas pertinentes ao cargo. ( ) A avaliação de desempenho por competências possibilita à empresa ter conhecimento de como seus profissionais desempenham as atividades, além de obter maior noção de suas potencialidades. ( ) No processo de treinamento e desenvolvimento, a Gestão por Competência auxilia na construção do processo de sucessão baseada nas competências necessárias para cada função e para o futuro da organização. ( ) A remuneração por competência consiste numa nova estratégia para administrar os cargos e os salários da empresa, dando importância primeiramente ao homem, para depois ao cargo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - V - F - V.
B F - V - F - V.
C V - F - F - V.
D V - V - V - F.

A seleção por competência exige do entrevistador uma maior dedicação na elaboração das perguntas para a entrevista, pois elas devem ser feitas de acordo com as competências levantadas.
Com relação à seleção por competência, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A entrevista baseada nas competências possibilita uma maior assertividade na seleção do candidato. ( ) A seleção por competência permite identificar quais competências necessárias o candidato possui e quais são os gaps. ( ) A seleção por competência permite identificar as competências comportamentais necessárias para a função. ( ) A sequência de perguntas para uma seleção por competência é feita de acordo com as respostas dadas pelo candidato. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - F - V - V.
B V - F - V - F.
C F - V - F - F.
D V - V - V - F.

Cada organização define suas competências e todos devem conhecê-las e principalmente compreendê-las. Além disso, o mapeamento das competências deve ser alterado sempre que as estratégias organizacionais tiveram alguma alteração.
Sobre esses aspectos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Estratégias, competências organizacionais e competências humanas. ( ) Processos internos, clientes e concorrentes. ( ) Conhecimento, habilidade e ações externas. ( ) Competência técnica e visibilidade da marca. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - F - F.
B F - F - V - V.
C F - V - F - V.
D V - V - V - F.

A avaliação por competência visa mensurar se as competências que foram identificadas no processo de seleção por competência estão sendo praticadas pelo colaborador.
Sobre a avaliação 360 graus, analise as sentenças a seguir: I- Este tipo de avaliação permite que o avaliado tenha a possibilidade de participar ativamente no processo, uma vez que ele faz o julgamento sobre o seu desempenho. II- Este modelo de avaliação é realizado em conjunto entre avaliador e avaliado, isto é, a ferramenta de avaliação é analisada ao mesmo tempo e discutida pelos dois. III- Este modelo de avaliação é um processo em que os participantes (avaliados) recebem feedback estruturado de seu superior, pares e subordinados, fazendo também uma autoavaliação. IV- Esta avaliação orienta o desempenho da organização para obter melhor desempenho financeiro, em clientes, processos internos, aprendizagem e crescimento. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença IV está correta.
B As sentenças II e III estão corretas.
C Somente a sentença III está correta.
D As sentenças I e II estão corretas.

O mapeamento de competências deve estar atrelado à estratégia da organização e ser definido a partir da missão e da visão da organização. O mapeamento de competências é considerado uma excelente ferramenta estratégica, que auxilia a organização no alcance dos objetivos.
Com relação ao mapeamento de competências, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O mapeamento de competências tem como resultado a identificação de gaps de competências, em que a partir desse resultado, podem-se estabelecer as prioridades da gestão de pessoas. ( ) O mapeamento das competências visa identificar se os colaboradores estão colocando em prática as competências identificadas na seleção por competência. ( ) O mapeamento de competências é um processo que promove a promoção do funcionário que possui as competências requeridas pela organização. ( ) O mapeamento das competências deve estar em harmonia com a avaliação 360°, ou seja, deve levar em conta as competências pessoais e a compatibilidade com as necessidades da organização. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - F - F.
B F - F - F - V.
C F - V - V - V.
D V - V - V - F.

Uma das técnicas utilizadas para seleção por competência é o método Star. Para aplicação desse método é necessário preparar as perguntas com antecedência, sendo que para cada competência analisada aplicam-se perguntas que seguem a ordem das siglas desta técnica (Situação, Tarefa, Ação, Resultado). Tomando como base uma entrevista que visa identificar a competência de trabalho em equipe, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Situação. II- Tarefa. III- Ação. IV- Resultado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Como você reage quando alguém está fora do ritmo do grupo?
( ) Descreva algum momento da sua vida em que você participou de equipes de esportes, grupos informais etc.
( ) O desfecho, foi positivo? Descreva-o.
( ) Que papel desempenhava nesse grupo?
A II - III - IV - I.
B III - I - IV - II.
C III - II - IV - I.
D II - IV - I - III.

Prévia do material em texto

30/03/2022 23:21 AVA
https://ava2.uniasselvi.com.br/subject/grades-and-tests/answer-book/eyJ0ZXN0Ijp7InRlc3RDb2RlIjoiNzQxMzAxIiwiZGVzY3JpcHRpb24iOiJBdmFsaWHDp8OjbyBJSSAtIEluZGl2aWR1YWwiLCJwYXJhbWV0ZXIiOjU0OSwiZXhhb… 1/4
GABARITO | Avaliação II - Individual (Cod.:741301)
Peso da Avaliação
1,50
Prova
43258270
Qtd. de Questões
10
Acertos/Erros
9/0
Canceladas
1
Nota
10,00
Um dos métodos utilizados para realizar a seleção por competência é a seleção com o auxílio do inventário comportamental, que permite
que sejam identificadas quais competências comportamentais necessárias à função o candidato possui. Com relação à seleção com o auxílio do
inventário comportamental, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) São realizadas perguntas com base nos
indicadores de intensidade forte, muito forte e normal. ( ) Deve-se evitar perguntas que remetam a respostas "sim", "não", "talvez". ( ) Deve-se
preparar perguntas relacionadas com o comportamento que se deseja identificar, através da descrição de fatos. ( ) Para cada competência a
ser analisada, deve-se questionar uma situação, uma tarefa, uma ação e um resultado vivido pelo candidato. Assinale a alternativa que
apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - V - F.
B V - F - F - V.
C F - F - V - V.
D V - V - F - F.
Existem diversas metodologias apresentadas na literatura a fim de mapear as competências necessárias à organização para que os
objetivos definidos sejam alcançados. Essas metodologias possuem uma base semelhante. Sobre o foco dessa base, classifique V para as
sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) As competências individuais, as organizacionais e o composto do CHA. ( ) Missão, visão, valores e
estratégias (MVVE). ( ) Cultura, clima e estratégias organizacionais. ( ) Habilidades humanas, conceituais e técnicas. Assinale a alternativa que
apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - V - V.
B V - V - V - F.
C F - F - F - V.
D V - F - F - F.
Após a fase de consolidação dos indicadores, o responsável pelo processo de identificação das competências organizacionais deparou-se
com os seguintes indicadores de comportamentos: ter compreensão dos processos da empresa; visualizar se uma ação está alinhada à missão
e à visão da empresa; conhecer todas as áreas da empresa para compreender as necessidades dos clientes internos/externos. Esses
indicadores podem ser associados a qual competência?
A Foco em resultados.
B Visão sistêmica.
C Organização e planejamento.
D Comunicação.
Através da seleção por competência, é possível identificar se o candidato possui as características comportamentais que a organização
necessita e que contribuirão para que os objetivos sejam alcançados. De acordo com Faissal et al. (2009, p. 84), a "seleção configura-se, então,
como um novo processo de tomada de decisão, que envolve comparação: cada candidato é comparado com o perfil de competências da posição
 VOLTAR
A+ Alterar modo de visualização
1
2
3
4
Francisco Ronaldo Pereira da Silva
Gestão de Recursos Humanos (3081530) 
30
30/03/2022 23:21 AVA
https://ava2.uniasselvi.com.br/subject/grades-and-tests/answer-book/eyJ0ZXN0Ijp7InRlc3RDb2RlIjoiNzQxMzAxIiwiZGVzY3JpcHRpb24iOiJBdmFsaWHDp8OjbyBJSSAtIEluZGl2aWR1YWwiLCJwYXJhbWV0ZXIiOjU0OSwiZXhhb… 2/4
em aberto e com os demais candidatos. Essas comparações levam à escolha de um deles". Com relação à seleção por competência, classifique V
para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Para que a seleção por competência seja desenvolvida, é necessário que a empresa tenha
realizado o inventário comportamental e que tenha a descrição dos cargos. ( ) A seleção por competência deve ter como foco o
desenvolvimento e a retenção de talentos na organização. ( ) O modelo ideal para realizar seleção por competência é a seleção por competência
com base no inventário comportamental. ( ) Na seleção por competência, a organização deverá definir qual será o foco de análise, se será o
conhecimento, as habilidades ou as atitudes que o candidato possui. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE:
FAISSAL, Reinaldo et al. Atração e seleção de pessoas. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2009.
A V - V - F - F.
B F - V - F - V.
C V - F - V - F.
D F - F - V - V.
 
De acordo com Fernandes (2013, p. 66), "modelos de competência servem de base para estruturar vários processos de gestão de
pessoas, basicamente atração, desenvolvimento, recompensa e avaliação". Sendo assim, pode-se afirmar que a Gestão por Competências está
presente nas organizações em vários processos da gestão de pessoas, como no recrutamento e seleção, avaliação e desempenho, treinamento
e desenvolvimento, entre outros, possibilitando melhores resultados e vantagens para a organização. Com relação aos processos de gestão de
pessoas baseados em competências, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O recrutamento e seleção do candidato
será feito com base no perfil de competências exigidas para o cargo. A entrevista com o candidato realizada pelo selecionador buscará os
comportamentos mais importantes para a execução das tarefas pertinentes ao cargo. ( ) A avaliação de desempenho por competências
possibilita à empresa ter conhecimento de como seus profissionais desempenham as atividades, além de obter maior noção de suas
potencialidades. ( ) No processo de treinamento e desenvolvimento, a Gestão por Competência auxilia na construção do processo de sucessão
baseada nas competências necessárias para cada função e para o futuro da organização. ( ) A remuneração por competência consiste numa
nova estratégia para administrar os cargos e os salários da empresa, dando importância primeiramente ao homem, para depois ao cargo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: FERNANDES, Bruno Henrique Rocha. Gestão estratégica de pessoas com
foco em competência. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
A V - V - F - V.
B F - V - F - V.
C V - F - F - V.
D V - V - V - F.
A seleção por competência exige do entrevistador uma maior dedicação na elaboração das perguntas para a entrevista, pois elas devem
ser feitas de acordo com as competências levantadas. O método Star e a seleção por competência com base no inventário comportamental são
duas maneiras de realizar a seleção por competência. Com relação à seleção por competência, classifique V para as sentenças verdadeiras e F
para as falsas: ( ) A entrevista baseada nas competências possibilita uma maior assertividade na seleção do candidato. ( ) A seleção por
competência permite identificar quais competências necessárias o candidato possui e quais são os gaps. ( ) A seleção por competência permite
identificar as competências comportamentais necessárias para a função. ( ) A sequência de perguntas para uma seleção por competência é
feita de acordo com as respostas dadas pelo candidato. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - F - V - V.
B V - F - V - F.
C F - V - F - F.
D V - V - V - F.
Cada organização define suas competências e todos devem conhecê-las e principalmente compreendê-las. Além disso, o mapeamento
das competências deve ser alterado sempre que as estratégias organizacionais tiveram alguma alteração. Diante disso, é importante que o
mapeamento tenha relação com alguns aspectos. Sobre esses aspectos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( )
Atenção: Esta questão foi cancelada, porém a pontuação foi considerada.
5
6
7
Francisco Ronaldo Pereira da Silva
Gestão de Recursos Humanos (3081530) 
30
30/03/2022 23:21 AVA
https://ava2.uniasselvi.com.br/subject/grades-and-tests/answer-book/eyJ0ZXN0Ijp7InRlc3RDb2RlIjoiNzQxMzAxIiwiZGVzY3JpcHRpb24iOiJBdmFsaWHDp8OjbyBJSSAtIEluZGl2aWR1YWwiLCJwYXJhbWV0ZXIiOjU0OSwiZXhhb… 3/4
Estratégias, competências organizacionais e competências humanas. ( ) Processos internos, clientes e concorrentes. ( ) Conhecimento,
habilidade e ações externas. ( ) Competência técnica e visibilidade da marca. Assinalea alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - F - F.
B F - F - V - V.
C F - V - F - V.
D V - V - V - F.
A avaliação por competência visa mensurar se as competências que foram identificadas no processo de seleção por competência estão
sendo praticadas pelo colaborador. Um exemplo muito utilizado pelas organizações, até mesmo para fins de certificação de competência, é a
avaliação 360 graus. Sobre a avaliação 360 graus, analise as sentenças a seguir: I- Este tipo de avaliação permite que o avaliado tenha a
possibilidade de participar ativamente no processo, uma vez que ele faz o julgamento sobre o seu desempenho. II- Este modelo de avaliação é
realizado em conjunto entre avaliador e avaliado, isto é, a ferramenta de avaliação é analisada ao mesmo tempo e discutida pelos dois. III- Este
modelo de avaliação é um processo em que os participantes (avaliados) recebem feedback estruturado de seu superior, pares e subordinados,
fazendo também uma autoavaliação. IV- Esta avaliação orienta o desempenho da organização para obter melhor desempenho financeiro, em
clientes, processos internos, aprendizagem e crescimento. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença IV está correta.
B As sentenças II e III estão corretas.
C Somente a sentença III está correta.
D As sentenças I e II estão corretas.
O mapeamento de competências deve estar atrelado à estratégia da organização e ser definido a partir da missão e da visão da
organização. O mapeamento de competências é considerado uma excelente ferramenta estratégica, que auxilia a organização no alcance dos
objetivos. Com relação ao mapeamento de competências, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O mapeamento de
competências tem como resultado a identificação de gaps de competências, em que a partir desse resultado, podem-se estabelecer as
prioridades da gestão de pessoas. ( ) O mapeamento das competências visa identificar se os colaboradores estão colocando em prática as
competências identificadas na seleção por competência. ( ) O mapeamento de competências é um processo que promove a promoção do
funcionário que possui as competências requeridas pela organização. ( ) O mapeamento das competências deve estar em harmonia com a
avaliação 360°, ou seja, deve levar em conta as competências pessoais e a compatibilidade com as necessidades da organização. Assinale a
alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - F - F.
B F - F - F - V.
C F - V - V - V.
D V - V - V - F.
Uma das técnicas utilizadas para seleção por competência é o método Star. Para aplicação desse método é necessário preparar as
perguntas com antecedência, sendo que para cada competência analisada aplicam-se perguntas que seguem a ordem das siglas desta técnica
(Situação, Tarefa, Ação, Resultado). Tomando como base uma entrevista que visa identificar a competência de trabalho em equipe, associe os
itens, utilizando o código a seguir: I- Situação. II- Tarefa. III- Ação. IV- Resultado. ( ) Como você reage quando alguém está fora do ritmo do
grupo? ( ) Descreva algum momento da sua vida em que você participou de equipes de esportes, grupos informais etc. ( ) O desfecho, foi
positivo? Descreva-o. ( ) Que papel desempenhava nesse grupo? Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A II - III - IV - I.
B III - I - IV - II.
C III - II - IV - I.
D II - IV - I - III.
8
9
10
Francisco Ronaldo Pereira da Silva
Gestão de Recursos Humanos (3081530) 
30
30/03/2022 23:21 AVA
https://ava2.uniasselvi.com.br/subject/grades-and-tests/answer-book/eyJ0ZXN0Ijp7InRlc3RDb2RlIjoiNzQxMzAxIiwiZGVzY3JpcHRpb24iOiJBdmFsaWHDp8OjbyBJSSAtIEluZGl2aWR1YWwiLCJwYXJhbWV0ZXIiOjU0OSwiZXhhb… 4/4
Imprimir
Francisco Ronaldo Pereira da Silva
Gestão de Recursos Humanos (3081530) 
30

Mais conteúdos dessa disciplina