Buscar

farmacos anestésicos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SN
		Anestesiologia Veterinária
Profissão ou Setor 
Resumo
Opióides
Opioide é uma substância que não é derivada do ópio, mas que interage no receptor opioide. Os opioides são compostos lipofílicos, de modo que tipicamente são absorvidos quando administrados por via intramuscular (IM), subcutânea (SC) ou oral (VO). A indicação mais comum para a administração de opioides é o controle da dor (hipoalgesia ou analgesia). Os opioides (μ, κ e δ) diminuem a liberação dos neurotransmissores excitatórios e hipopolarizam os nociceptores, resultando em diminuição da transmissão na medula espinal.
- Morfina 
A morfina é um fármaco narcótico de alto poder analgésico usado para aliviar dores severas. Seus efeitos são atribuídos à sua ligação reversível com receptores neuronais pré-sinápticos e pós-sinápticos localizados na camada superficial do corno dorsal da medula espinhal, promovendo a alteração da nocicepção e da percepção da dor.
Vantagens: uso em dor moderada a severa, ótima sedação (dose dependente), longa duração (2-6/ 8h), boa analgésia, em ortopedia, baixo custo, pode ser antagonista. Eficiente em dor visceral. 
Desvantagens: liberação de histamina, depressão respiratória, bradicardia (atropia), vômito, disforia, fármaco controlado. 
Dose para cães: 0,2 a 2,0 mg/ kg IM ( intra muscular) ou SC (sub-cutânea). 0,1- 0,5 mg/kg IM (pós- operatório). 0,05- 0,1 mg/kg IV (intravenosa aplicação lenta).
Dose para gatos: 0,1-0,5 mg/kg IM ou SC. 0,05-0,1mg/kg por IV (intra venosa). 
- Fentanil 
Vantagens: analgesia semelhante a morfina, não libera histamina uso em função contínua IV, uso em pacientes críticos.
Desvantagens: semelhante a morfina curta duração (20-30 min), custo elevado. 
Dose para cães: 0,002 mg/kg IV (antes da infusão contínua). 0,001- 0,006 mg/kg/h IV (infusão contínua).
Dose para gatos: 0,001 a 0,002 mg/kg (antes da infusão contínua). 0,001- 0,004mg/kg/h IV (durante infusão contínua). 
- Meperidina (petidina)
É um analgésico que atua como depressor do sistema nervoso central. Possuí larga margem de segurança e é um opioide muito utilizado em gatos. O ínicio do efeito algésico após a administração subcutânea ou intra muscular ocorre ao redor de 10 minutos, alcançando o pico após uma hora. Depois da administração da meperidina por via intravenosa, há aumento no fluxo sanguíneo periférico e diminuição da circulação arteriolar e da da resistência periférica.
Vantagens: boa analgesia, não causa vômito, facilita o manuseio de felinos, uso intradérmico, até 8h sem depressão respiratória.
Desvantagens: liberação de histamina, diminui a contratilidade do miocárdio.
Dose: 1-5 mg/kg IM, SC.
- Butorfanol 
O butorfanol é um analgésico opioide agonista (receptores OP3) e antagonista (receptores (OP2). O butorfanol possuí potência analgésica cinco vezes maior que a morfina, produzindo analgesia que varia de duas a quatro horas. Os efeitos do butorfanol em diferentes doses sobre a função cardiopulmonar em cães produz pequenas diferenças nesses parâmetros. Os principais efeitos paramétricos cardiovasculares do butorfanol estão relacionados com a redução da frequência cardíaca e da pressão arterial média.
Vantagens: dor leve a moderada duração média, como utilização em equinos e caninos, bem tolerado em gatos, menos efeitos colaterais, menor depressão respiratória. Indicado para dor visceral. 
Desvantagens: menos efetivo que a morfina na dor severa, menos sedação, duração média (2-3 h) não é muito eficiente em dor somática, custo médio a elevado. 
Dose para cães: 0,2- 0,8 mg/kg IM ou SC. 0,2-0,5 mg/kg IV.
Dose para gatos: 0,1-0,4 mg/kg IV ou SC. 
- Buprenofina
A buprenorfina considerada um fármaco adequado para o uso pré-operatório em gatos com dor leve a moderada devido à sua eficácia, fácil administração, longa duração de ação e ausência de efeitos colaterais, quando utilizada em doses clínicas.
Vantagens: dor de leve a moderada, longa duração (6-8h), não libera histamina, melhor em procedimentos ortopédicos, menos efeito colateral. 
Desvantagens: menos efetiva que a morfina em dor, moderada a severa, difícil reversão, droga controlada. 
Dose: 0,005- 0,02 mg/kg IM ou IV em cães. 
- Tramadol 
O tramadol causa analgesia ainda pela ação indireta sobre receptores monoaminérgicos, por meio da liberação de serotonina e inibição da recaptação pré-sináptica da noradrenalina e serotonina, bloqueando as aferências nociceptivas medulares, demonstraram que o tramadol possuí um mecanismo direto de estimulação de liberação de serotonina independente do mecanismo de inibição de recaptação. 
Analago da codeína, afinidade menor que a morfina pelo receptor, inibição da recaptação das catecolaminas, liberação da serotonina, mínimo de efeitos adversos duração até 6 h. Dose 2 mg/kg IV aplicação lenta, IM. 
Anti-inflamatório não esteroidais (AINES) 
Analgesia preventiva, eficientes em dor leve, dor moderada em associação aos opioides procedimentos ortopédicos, processos inflamatórios dolorosos, técnicos anestésicos/ analgesia residual.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais