A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
AV1 - Metodologia da Pesquisa - Louisiana

Pré-visualização | Página 1 de 1

AV1 – ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
Metodologia da Pesquisa
Nome : Louisiana Rodrigues Gomes Boncinha.
Matrícula: 11027643
Curso: Ciências Contábeis - PE - UNINASSAU (PATTEO OLINDA SHOPPING) EAD
Professora: Dayanna Ximenes
Tutor: Helder Aquino de Melo
Os pesquisadores possuem o desejo de que suas contribuições para a sociedade sejam utilizadas como referências em novas publicações científicas. As citações, como se sabe, enriquecem o trabalho de qualquer pesquisador e, para quem é citado, gera maior credibilidade e satisfação pessoal por saber que sua produção está contribuindo positivamente com o trabalho de outro colega pesquisador.
Você deverá elaborar um arquivo em formato word e explicar, com base nos materiais da disciplina, dois tópicos: 
1. Considerando as modalidades de pesquisa, explique o que é uma pesquisa científica e o que são os métodos dedutivo e indutivo.
2. Cite e explique, com suas palavras, as diferenças entre citação direta e citação indireta. Utilize um exemplo para cada tipo de citação.
METODOLOGIA DA PESQUISA
O método é estabelecido com o intuito de garantir a segurança e a validade de um experimento, análise ou interpretação. Os métodos são específicos de acordo com a natureza da pesquisa, a área do estudo, a forma de abordagem, a questão-problema fontes da pesquisa, objetivos e procedimentos adotados (BATISTA, 2013).
O método indutivo está relacionado com observações particulares com o intuito de realizar conclusões gerais em busca de uma generalização que pode levar a uma lei geral. Já o método dedutivo parte da generalização para confirmar na particularidade. Sua utilização é maior em campos como a Física e a Matemática. (KÖCHE, 2009). 
A citação é definida como uma utilização em um texto de uma informação retirada de outra fonte de pesquisa com o intuito de esclarecimento, ilustrar ou argumentar o tema abordado. As citações diretas é uma transcrição literal de um texto ou parte dele. As citações diretas podem ser curtas que são aquelas que possuem até três linhas ou longas que ultrapassa três linha (NBR 10520/2002).
As citações diretas curtas devem ser redigidas entre aspas com o mesmo tamanho e fonte utilizada no texto elaborado por si próprio. É fundamental que essa citação seja referenciada com a informação do autor, data e página que foi retirada tal citação. Já a citação direta longa deverá ser digitada com recuo de 4cm, sem aspas, em espaçamento entrelinhas simples, com fonte tamanho 10. Um exemplo de citação direta longa é: “A volta às aulas presenciais na capital paulista está prevista para o dia 15 de fevereiro de forma escalonada em 35% da capacidade da escola e facultativa para os alunos.’’ (PREFEITURA DE SÃO PAULO, 2021).
A citação indireta é a elaboração com as próprias palavras de um texto baseado na obra de outro autor consultado na literatura. É importante que conteúdo se mantenha fiel às ideias originais do autor. Nesse tipo de citação não se utiliza aspas, mas é referenciada com o nome dos autores e ano que foi retirada a citação no início ou final do trecho. Um exemplo de citação indireta é: A gestão da qualidade é um modelo de gerenciamento que busca a eficiência e a eficácia organizacionais, sendo aplicada em empresas com o intuito de alcançar um constante aprimoramento (MARSHALL, 2010).
REFERÊNCIAS
BATISTA Agostinho; Roberlei Panasiewicz. A ciência e seus métodos. FUMEC Virtual - setor de educação a distância. Belo Horizonte, 2013.
KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica. Teoria da ciência e iniciação à pesquisa. 26. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
MARSHAL, I. J. et al. Gestão da qualidade. 10 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010.
NBR 10520-2002. ABNT/CB-14. ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Informação e documentação; Citações em documentos; Apresentação, 2002.
PREFEITURA DE SÃO PAULO. Volta às aulas presenciais terá comitê para monitorar Covid-19. São Paulo, 2021.