Buscar

estudo dirigido

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO DE BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR
1)Marque V ou F e justifique as afirmativas falsas de forma a torná-las verdadeiras
a) A membrana plasmática tem a função de isolamento físico mantendo o conteúdo interno ou citoplasmático separado, porém não isolado do meio externo. ( )
b) A membrana celular além de regular as trocas com o ambiente, controla a entrada de íons e nutrientes, a eliminação de excretas, e a liberação de produtos de secreção e permeabilidade seletiva. ( )
c) Transporte passivo é o transporte através de membrana sem gasto de energia e contra o gradiente de concentração. ( )
d) Transporte ativo é o transporte através de membrana com gasto de energia e a favor do gradiente de concentração. ( )
e) Difusão é o movimento do soluto do meio mais concentrado para o menos concentrado. ( )
f) Fagocitose é a entrada de partículas sólidas por pseudópodos; visível ao microscópio óptico apenas. ( )
g) Pinocitose é a entrada de partículas solúveis por pseudópodos; visível ao microscópio óptico. ( )
h) Alguns organismos microscópicos, como bactérias e protozoários, são células únicas, portanto unicelulares enquanto os animais e plantas são formados por muitos milhões de células organizadas em tecidos e órgãos são os seres pluricelulares. ( ).
i) Segundo Schleinden e Schwann – 1830 as células constituem as unidades morfológicas e fisiológicas de todos os organismos vivos. ( ).
j) Hans e Zaccharias Janssen- No ano de 1591 , inventaram um pequeno aparelho de duas lentes que chamaram de microscópio. ( ).
k) Robert Hooke (1635-1703) Em 1665 observou os espaços vazios de uma cortiça, os quais chamou de célula (pequena cela) ( ).
l) Uma das classificações mais recentes a de WHITTAKER propõe a divisão em cinco reinos: moneras, protistas, fungos, vegetais e animais, com suas correspondentes subdivisões. ( ).
m) Apesar da grande diversidade entre os seres vivos a microscopia eletrônica demonstrou que existe fundamentalmente duas classes de células: as PROCARIONTES cujos cromossomos estão separados do citoplasma por membrana e as EUCARIONTES com um núcleo bem individualizado e delimitado pelo envoltório nuclear. ( )
n) Vírus são estruturas celulares que só se multiplicam no interior das células, cuja maquinaria utilizam para a produção de novos vírus e são PARASITAS intracelulares obrigatórios. ( )
o) De acordo com o número e com a organização estrutural, as células podem ser divididas em: Unicelulares e Pluricelulares e Eucariontes e Procariontes. ( ).
p) O surgimento de células procariontes provém da hipótese de que uma célula eucariótica teria sofrido modificações evolutivas. Com a invaginação de membranas; acúmulo de enzimas em compartimentos individualizados, com diferentes composições químicas e funções químicas, surgiram as organelas citoplasmáticas. ( ).
q) A composição química da célula é formada por compostos orgânicos e inorgânicos, sendo as proteínas o composto encontrado em maior quantidade na célula. ( ).
r) Todas as reações metabólicas de um organismo ocorrem em nível celular. ( )
s) Os tipos de ligações moleculares que unem os monômeros dos biopolímeros são ligações fortes: Ligações estáveis que necessitam de muita energia para serem formadas e ligações fracas: Ligações instáveis que se formam com pequeno gasto energético. ( ).
t) Moléculas Hidrofílicas: possuem afinidade por água (Ex.: ácidos nucléicos e muitas proteínas); -Moléculas Hidrofóbicas: Insolúveis em água (Ex.:lipídios e óleos); -Moléculas Anfipáticas: Apresentam regiões hidrofóbicas e hidrofílicas (Ex.: Fosfolipídios). ( ).
u) A ligação entre dois aminoácidos é chamada ligação peptídica. ( ).
v) As proteínas podem ser classificadas em simples (anticorpos) e complexas (hemoglobina).( )
w) A forma tridimensional da molécula de uma proteínas está relacionado com a sequência de aminoácidos e o número de cadeias polipeptídicas e podem ser classificadas em:
 Primária – sequência linear de a.a.
 Secundária – forma de hélice
 Terciária – estrutura em hélice que dobra sobre si mesma
 Quaternária – associação de várias cadeias polipeptídicas ( ).
x) Nucleotídeo - É a unidade formadora dos ácidos nucléicos: DNA e RNA.
y) Cada nucleotídeo é formado por:
 Uma pentose (açúcar) 
 Um grupo fosfato 
 Uma base nitrogenada (púrica e pirimídica). ( ).
z) A membrana celular ou plasmática é uma camada dupla de moléculas de fosfolipídios e proteínas de vários tipos estão inseridas e atravessando totalmente ou parcialmente a bicamada fosfolipídica.
2) O RNA é uma molécula de fita simples e é dividido em três moléculas cite-as
3) Qual a função do RNA mensageiro, RNA ribossômico e RNA transportador?
4) O DNA apresenta diferenças significativas em relação ao RNA cite-as.
5) Marque a alternativa correta:
A água corresponde a cerca de 50% da massa do corpo dos seres vivos
Sais, proteínas e muitas outras substâncias orgânicas apresentam afinidade pela água, dissolvendo-se nela= HIDROFÓBICA. 
Sais minerais são substâncias orgânicas formadas por íons, que resultam de átomos que receberam ou doaram elétrons.
O glicídio tem basicamente função energética, sendo, dentre os compostos orgânicos, os que fornecem maior fonte de energia para os seres vivos.
Os ácidos nucléicos são polímeros de nucleotídeos que apresentam em sua estrutura apenas um ácido fosfórico e as quatro bases nitrogenadas.
6) Cite 4 organelas celulares nos seres EUCARIONTES e suas funções.
7) O que é diferenciação celular ?
8) O que são vírus ? e cite sua constituição .
9) Cite as diferenças básicas entre uma célula eucarionte e uma célula procarionte.
10) Cite 4 importâncias da água em nossas células.
11) Cite 4 funções das proteínas.
12) Cite as funções dos ácidos nucléicos.
13) Os lipídeos são compostos de carbono extraídos de células e tecidos e podem ser divididos em duas categorias, cite-as.
14) Os Polissacaríeos ou Glicídeos tem basicamente função energética, sendo, dentre os compostos orgânicos, os que fornecem maior fonte de energia para os seres vivos. Cite os mais importantes.
15) Cite as funções da membrana plasmática e os seus principais componentes estruturais.
16) Comente sobre a idéia central dos artigos apresentados no portal.

Continue navegando