Buscar

ABORDAGEM BUROCRÁTICA DESENVOLVIDA PELO SOCIÓLOGO MAX WEBER

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

FACULDADE UNINASSAU - ARACAJU
ABORDAGEM BUROCRÁTICA DESENVOLVIDA PELO SOCIÓLOGO 
MAX WEBER 
Nome: Completo: Edivaldo Marcelino da Silva
Matrícula: 01392277
Curso: Gestão Pública
Disciplina: Teoria da Administração
Tutor: Luana Andrade de Oliveira/Ana Clara Cavalcanti de Miranda
Professor : Fernando Salvino da Silva
O Sociólogo alemão Max Weber integrou o estudo das organizações ao desenvolvimento histórico-social, e um dos fundadores da Sociologia e procurou compreender as transformações sociais e elaborou um conceito de burocracia baseado em elementos jurídicos concebidos por teóricos do direito.
Ele elaborou um conceito de burocracia baseado em elementos jurídicos do século 19, concebidos por teóricos do direito, com base dessa perspectiva jurídica, o termo era empregado para indicar funções da administração pública, que era guiada por normas, atribuições específicas,esferas de competência bem delimitadas e critérios de seleção de funcionários.
Só nas últimas décadas, no Brasil e no mundo, o termo burocracia adquiriu fortes conotações negativas, e popularmente usado para indicar a proliferação de normas e regulamentos que tornam ineficientes as organizações administrativas públicas, bem como corporações e empresas privadas. 
Mas, este conceito, em diferentes períodos históricos, já possuiu outros significados, baseado no aparato técnico-administrativo, formado por profissionais especializados e selecionados segundo critérios racionais e que se encarregavam de diversas tarefas segundo, Max Weber a burocracia, então, podia ser definida da seguinte forma: aparato técnico-administrativo, formado por profissionais especializados, selecionados segundo critérios racionais e que se encarregavam de diversas tarefas importantes dentro do sistema.
Popularmente falando, é utilizado para indicar a proliferação de normas e regulamentos que tornam ineficientes as organizações administrativas públicas, bem como corporações e empresas privadas, porém, esse conceito abrange diferentes concepções, que divergem conforme o critério que adotam para classificar as classes. 
O termo "burocracia" surgiu na segunda metade do século XVIII, inicialmente foi empregado apenas para designar a estrutura administrativa estatal, formada pelos funcionários públicos, eles eram responsáveis por várias áreas relacionadas aos interesses coletivos da sociedade, como as forças armadas, a polícia e a justiça, entre muitas outras.
No século XX, após a criação da União Soviética, em análises feitas por cientistas sociais, principalmente de tradição marxista, o termo burocracia apareceu como uma crítica à rigidez do aparelho do Estado e aos partidos políticos que sufocavam a democracia de base.
A teoria burocrática, que é foco do presente artigo tem como o seu principal teórico Marx Weber que trouxe importantes contribuições para o estudo das organizações, tais como a implementação de normas, procedimentos e rotinas de trabalho, eliminando o improviso dentro das organizações. 
Por outro lado, algumas críticas foram feitas a esta teoria quando há o excesso da burocracia, que tende à ineficiência organizacional. Mota e Vasconcelos (2017).
Weber concebeu a teoria da Burocracia como algo que tornasse a organização eficiente e eficaz, garantindo com ela: rapidez; racionalidade; homogeneidade de interpretação das normas; redução dos atritos, discriminações e subjetividades internos; padronização da liderança (decisões iguais em situações iguais) e, mais importante, o alcance dos objetivos ante às outras teorias administrativas, devido ao seu grau de apego à perfeição técnica.
https://mundoeducacao.uol.com.br/sociologia/classe-social.htm 
https://docero.com.br/doc/exccev1
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4517245/mod_resource/content/3/Cancian_O%20que%20%C3%A9%20burocracia.pdf
http://www.sociologia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=205
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/download/857/718
http://periodicos.ufc.br/eu/article/view/15460
https://administradores.com.br/artigos/weber-e-a-teoria-da-burocracia-de-1940-para-os-dias-atuais

Outros materiais