Buscar

Inovação e Desenvolvimento de Novos Produtos e Design Thinking - prova 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Design Thinking é uma ferramenta de inovação eficaz e se trata de um método que busca soluções confiáveis e estratégias assertivas para gerar valor para o consumidor. A origem deste processo está no conceito de Design que é uma atividade criativa cujo objetivo é estabelecer as qualidades multifacetadas de objetivos, processos, serviços e seus sistemas em ciclos de vida complexos, conforme definição do International Council Societies of Industrial Design (ICSID). O processo de design tem quatro características, ai quais são conhecidas como os 4Cs do design. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Criatividade. II- Complexidade. III- Comportamento. IV- Capacidade de Escolha. ( ) O design impõe que se façam escolhas entre muitas soluções possíveis para um problema em todos os níveis, desde o conceito básico até o menor detalhe de cor ou forma. ( ) O design envolve decisões acerca de um grande número de parâmetros e variáveis. ( ) O design requer o equilíbrio de várias necessidades, às vezes conflitantes, tais como custo, desempenho, estética, facilidade de uso, materiais e durabilidade. ( ) O design exige a criação de algo que não existia antes. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
IV - III - II - I.
B
III - I - II - IV.
C
IV - I - III - II.
D
IV - II - III - I.
Inovação é uma atividade que envolve riscos. Dados sobre desenvolvimento de produtos apontam que, a cada sessenta ideias diferentes, apenas uma é desenvolvida e gera um novo produto inovador. Segundo a National Industrial Conference Board Inc, cerca de 30% do lançamento de novos produtos no mercado são mal sucedidos. Para não fracassar na corrida da competitividade, é preciso estar vigilante, não apenas aos indicadores do mercado consumidor, mas ao processo estruturado de desenvolvimento e à seleção das melhores estratégias a serem adotadas para o desenvolvimento de novos produtos e serviços. Neste contexto, o desenvolvimento de de novos produtos se insere como um processo vital para a inovação. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Desenvolver produtos mais rapidamente, com eficiência, menores custos e adequados às necessidades de clientes confere à o organização vantagens competitivas importantes. ( ) Trata-se de uma metodologia estruturada que deve ser seguida para que todos os aspectos do projeto de um produto sejam levados em consideração. ( ) O desenvolvimento de produtos não contribui com o aumento da diferenciação de mercado. ( ) O desenvolvimento de novos produtos pode ser considerado como uma forma de inovação, que pode propiciar novas oportunidades para uma empresa. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - F - V.
B
V - V - V - V.
C
V - V - F - V.
D
F - V - F - F.
Com a inclusão da inovação em suas estratégias de negócios, as empresas podem buscar a diferenciação de seus produtos, processos, serviços e mercados, a fim de gerar valor e obter crescimento. Entretanto, inovar não é tarefa trivial. Para inovar, as empresas necessitam se organizar de forma sistemática, e envolver toda a organização no esforço inovativo. O Processo de Desenvolvimento de Produto - PDP -, que auxilia a organização a estruturar a inovação, dentre outros processos, é uma atividade sistemática que inicia com a identificação das necessidades de mercado e dos usuários, até a venda de produtos capazes de satisfazer as necessidades destes. Sobre a sequência das fases do PDP, assinale a alternativa CORRETA:
A
Busca de oportunidades, desenvolvimento, lançamento/perseguição, avaliação.
B
Busca de oportunidades, avaliação, desenvolvimento, lançamento/perseguição.
C
Avaliação, busca de oportunidades, desenvolvimento, lançamento/perseguição.
D
Avaliação, desenvolvimento, busca de oportunidades, lançamento/perseguição.
AnteriorPróxima

Continue navegando