Buscar

ATIVIDADE ETICA E MORAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

16/12/2021 13:08
ATIVIDADE AVALIATIVA_1
ATIVIDADE AVALIATIVA_1
Curso: Assistente administrativo 
Professor: Sérgio Pinheiro dos Santos Data 16/12/2021
Instituição: SENAI
Matéria: Relações Sócio Profissionais, ética e cidadania
*Obrigatório
Nome completo do aluno: VICTOR GABRIEL ALEXANDRINO DA SILVA
1- Pesquise na internet o conceito de ética e moral e transcreva com as suas próprias palavras. *
Conceito de ética e moral: esse conceito trata do poder de decisão que a pessoa tem, o livro arbitro para escolher. A ética trata dos principios e a moral da patrica baseadas nesses principios, por exemplo eu tenho meu proprio principio ético que eu possa dizer só a verdade, mas e minha conduta moral que vai dizer se eu vou ou não mentir.
A ética vem mais na forma filosófica, fazendo com que o ser humano reflita sobre suas atitudes e escolhas diante da sociedade e do grupo que vive, trata dos princípios, trás á nossa reflexão os comportamentos do ser humano como indivíduo, a razão, a sua conduta diaria, um conjuto de normas que guiam o caráter dos indivíduos, no sentido de como eles irão se protar no meio social, que pode ser aplicada tambem ao meio profissional onde o individuo atuam, o código de ética profissional que define como ester cidadadão deve se comportar em relação ao seu contexto profissional. A ética não e uma lei que vai punir esse individuo que agir ao contrario desses entendimento, mas faz com que ele reflita se aquela atitude foi certa ou errada.
A moral pode ser definida como um conjunto de principios e costumes que orientam o comportamento do individuo, tendo como base e regras que estão ligadas aos valores proprios, ela pode ser adiquirida através da nossa cultura, educação e das tradição adiquiridas no cotidiano e no passar do tempo, essas regras guiam os nossos julgamentos sobre como agir, segundo aquilo que foi ensinado ou passado ou apredindo.
Um exemplo que podemos analisar para enterdemos melhor o conceito de ética e moral é a corrupção que domina a sociedade no meio politíco e também entre as pessoas comuns, a corrupção atige tanto a ética quanto a moral, pois ao mesmo tempo em que existem leis punitivas para essa transgressão moral, há reflexção do certo e errado.
 
2- Pesquise sobre assédio moral e sexual, Conceito dos dois termos, relate algum exemplo que você já viu e ouvir um fato verídico. leia a matéria do direito news .(https://www.direitonews.com.br/2021/06/cnj-pune-juiz- assedio-sexual-moral.html)
O assédio sexual é o tipo de assédio no qual a vítima é submetida a insistentes propostas de conteúdo sexual ou à exigência de favores sexuais, no contexto de uma relação de superioridade no trabalho, geralmente ocorre onde existe uma relação de poder superioridade do assediador relacianado a cargos hierárquicos.
O assédio moral e toda e qualquer conduta abusiva podendo bir com gestos, palavras, mensagens, comportamentos e atitudes que intecionamente fira a digninade e a integridade fisica ou mental de uma pessoa, seja ameaçando seu emprego ou degradando o clima de trabalho.
RELATO 1 : Assédio moral que sofri quando trabalhei em 2018 em uma coveniencia de bebidas no qual o cliente passou o dia consumindo bebidas alcoolicas e na hora do pagamento, começou a discutir comigo alegando que nao havia consumido tantas bebidas, me xingando verbalmente e fazendo ameças diretamente a mim tonando hostil a convivencia de cliente e funcionario.
RELATO 2: Assédio sexual que uma amiga em comum minha me relatou e depois passei a peceber enquanto a gente trabalha na prefeitura, no qual um superior se insinuava diretamente a ela com conversas pessoais, desconfortavéis e intimas para o hambito de trabalho, chegando ate a mandar mensgens com propostas indiscretas no seu whatsapp.
RELATO 3: Assédio sexual e moral que minha avó sofreu antigamente onde se tinha uma sociedade mais fechada, conservadora e machistas onde ela era funcionaria do lar o e o patrão dela ficava passando a mão em seu corpo sem seu consetimento com seguida de onfensa verbais e pisicologicas. 
3- Como se caracteriza o assédio moral ?
O assédio moral está associado a uma conduta abusiva, de um ou mais indivíduos, intencional e frequente, contra um colega de trabalho, sendo ou não de nível hierárquico superior, e que tem como o objetivo ferir a dignidade, a integridade física ou psíquica do mesmo, ameaçando o emprego ou degradando o clima de trabalho. O assédio moral pode prejudicar tanto a empresa, quanto o assediado. Sendo para a empresa um prejuízo de status na sociedade, prejuízo econômico e de funcionamento inadequado dentro da empresa por desmotivação dos colaboradores. Para o assediado, o prejuízo é o emocional, desde um simples estresse podendo ocorrer ate uma tentativa de suicídio.
4- Formas de assédio moral ?
O assedio moral se manifesta em 3 formas 
· Vertical: relações de trabalho sem distinção hieráquica. Pode ser: descendentes ( assédio praticado por superior hieráquico) ascendente ( assédio praticado por subordinados) 
· Horizontal: relações de trabalho sem distinção hieráquicos, ou seja entre colegas de trabalho sem relação de subordinação.
· Misto: Consiste na mistura de assédio moral vertical e horizontal. A pessoa e assédiada por superiores hieráquicos e também por colegas de trabalho com os quais não mentem relação de subordinação.
5- O que favorece o assédio? *
O assédiador favorece o assédio por que com ele que se inicia o ato de assédiar, começando com a falta de etica e moral. O ambiente de trabalho sem regras, e que praticamente quase tudo e permitido, tanto como o abuso de poder e a falta de respeito pode favorecer o assédio também.
1/2

Outros materiais