Buscar

2- TERMOLOGIA- TERMOMETRIA, CALORIMETRIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

(
FÍSICA
:
REVISÃO 
2
PROFESSOR
: 
DJAVAN PAIXÃO
)
	
TERMOLOGIA, CALORIMETRIA
1 – (PUC- RS – 2020) Um gás ideal está sob temperatura T, volume V e pressão 100 kPa.
Reduzindo-se a pressão para 20 kPa e mantendo-se a temperatura constante, o volume do gás passará a ser
a) (1/5) V b) (1/2) V c) 2 V d) 5 V
2 – (UNICAMP – 2020) Balões de Mylar metalizados são bastante comuns em festas, sendo comercializados em lojas e parques. Ascendem na atmosfera quando preenchidos com gás hélio e só murcham definitivamente se apresentarem algum vazamento. Imagine que um cliente tenha comprado um desses balões e, após sair da loja, retorna para reclamar, dizendo: “não bastasse a noite fria que está lá fora, ainda tenho que voltar para trocar o balão com defeito”. O vendedor da loja, depois de conversar um pouco com o cliente, sugere não trocá-lo e afirma que o balão está
a) como saiu da loja; garante que estará normal na casa do cliente, pois as moléculas do gás irão aumentar de tamanho, voltando ao normal num ambiente mais quente.
b) como saiu da loja; garante que não há vazamento e que o balão estará normal na casa do cliente, considerando que o gás irá se expandir num ambiente mais quente.
c) murcho; propõe enchê-lo com ar, pois o balão é menos permeável ao ar, o que garantirá que ele não irá murchar lá fora e, na casa do cliente, irá se comportar como se estivesse cheio com hélio. 
d) murcho; propõe enchê-lo novamente com hélio e garante que o balão não voltará a murchar quando for retirado da loja, mantendo o formato na casa do cliente.
3 – (CESMAC 2° Dia Medicina 2020/1) O volume máximo de ar que o pulmão de um indivíduo adolescente pode receber em uma inspiração forçada é 4,0 L. Supondo que o ar pode ser considerado como um gás ideal e que, quando inspiramos, a pressão máxima interna no pulmão é aproximadamente igual à pressão atmosférica à temperatura de 27 °C, calcule o número máximo de moles de ar que inspiramos por vez em uma inspiração forçada. Dados: para efeito de cálculo, considere a pressão atmosférica 1,0 atm = 105 Pa = 105 N/m2 e a constante dos gases ideais R = 8,0 J/(mol·K); 1 L = 10−3 m3 .
a) 1 b) 1/2  c) 1/4 d) 1/6   e) 1/8
4 – (UNIFENAS – 2019) Considerando o primeiro princípio da termodinâmica, um gás sofre uma expansão isobárica, realizando o trabalho de 350 Joules. Contudo, o calor recebido pelo sistema gasoso foi de 200 calorias. Assim, qual foi a variação da energia interna? Adote 1 caloria igual a 4 joules.
a) 450 J.  b) 400 J.  c) 350 J.  d) 250 J. e) 250 J.
5 – (FUVEST – 2019) Uma postagem de humor na internet trazia como título “Provas de que gatos são líquidos” e usava, como essas provas, fotos reais de gatos, como as reproduzidas aqui. 
O efeito de humor causado na associação do título com as fotos baseia‐se no fato de que líquidos 
Note e adote: Considere temperatura e pressão ambientes.
a) metálicos, em repouso, formam uma superfície refletora de luz, como os pelos dos gatos. 
b) têm volume constante e forma variável, propriedade que os gatos aparentam ter. 
c) moleculares são muito viscosos, como aparentam ser os gatos em repouso. 
d) são muito compressíveis, mantendo forma mas ajustando o volume ao do recipiente, como os gatos aparentam ser. 
e) moleculares são voláteis, necessitando estocagem em recipientes fechados, como os gatos aparentam ser. 
6 – (FAMERP – 2019) Na ponte Rio-Niterói há aberturas, chamadas juntas de dilatação, que têm a função de acomodar a movimentação das estruturas devido às variações de temperatura.
De acordo com a empresa que administra a ponte, no trecho sobre a Baía de Guanabara as juntas de dilatação existem a cada 400 m, com cerca de 12 cm de abertura quando a temperatura está a 25 ºC.
Sabendo que o coeficiente de dilatação linear do material que compõe a estrutura da ponte é 1,2 × 10–5 ºC–1, a máxima temperatura que o trecho da ponte sobre a Baía de Guanabara pode atingir, sem que suas partes se comprimam umas contra as outras, é
a) 70 ºC.  b) 65 ºC.  c) 55 ºC.  d) 50 ºC.  e) 45 ºC.
7 - (UERR – 2019) Num processo isotérmico, três mol de um gás ideal a uma pressão de 40N/m² e volume de 0,5m³ se expande alcançando um volume final de 2m³. A pressão do gás ao final do processo é:
a) 40N/m²  b) 20N/m² 
c) 0,5N/m²  d) 2,0N/m²  e) 10N/m²
8 – (ENEM – 2019) Dois amigos se encontram em um posto de gasolina para calibrar os pneus de suas bicicletas. Uma das bicicletas é de corrida (bicicleta A) e a outra, de passeio (bicicleta B). Os pneus de ambas as bicicletas têm as mesmas características, exceto que a largura dos pneus de A é menor que a largura dos pneus de B. Ao calibrarem os pneus das bicicletas A e B, respectivamente com pressões de calibração pA e pB. Os amigos observam que o pneu da bicicleta A deforma, sob mesmos esforços, muito menos que o pneu da bicicleta B. Pode-se considerar que as massas de ar comprimido no pneu da bicicleta A, mA, e no pneu da bicicleta B, mB, são diretamente proporcionais aos seus volumes.
Comparando as pressões e massas de ar comprimido nos pneus das bicicletas, temos:
a) pA < pB e mA < mB b) pA > pB e mA < mB
c) pA > pB e mA = mB d) pA < pB e mA = mB
e) pA > pB e mA > mB
9 – (UEMA – 2019) Leia o texto a seguir para responder à questão.
     Em física, podemos dizer que dilatação térmica é o aumento das dimensões do corpo a partir do aumento da temperatura. Ocorre com quase todos os materiais, no estado sólido, líquido ou gasoso. Dizemos que a dilatação do corpo está relacionada à agitação térmica das moléculas que compõem o corpo, pois sabemos que, quanto mais quente estiver o corpo, maior será a agitação térmica de suas moléculas.
    Estamos rodeados de alumínio em nosso dia a dia: em construções, barcos, aviões e automóveis, aparelhos domésticos, embalagens, computadores, telefones celulares e recipientes para alimentos e para bebidas.
    O alumínio continuará a ser um metal importante para o futuro, devido à sua resistência, a leveza e ao potencial de reciclagem.
    Você sabia...Os telhados de alumínio refletem 45 % dos raios solares? Dessa forma, a temperatura de um sótão pode ser mantida baixa e menos energia é consumida para manter a casa refrigerada no verão.
Fonte: https://www.hydro.com/pt-BR/a-hydro-no-brasil/Sobre-o-aluminio/Aluminio-no-dia-a-dia/Aluminio-na-construcao-civil
No distrito industrial de São Luis, o telhado de um galpão foi construído com chapas de alumínio/lisas com as seguintes dimensões: comprimento de 2000 mm x largura de 1000 mm x espessura 4 mm. Sabe-se que o coeficiente de dilatação térmica linear do alumínio é de aAl, = 2,2 x 10-5 ºC-1. Desconsidere a espessura desta chapa.
Um dia em que a variação de temperatura for de 10 ºC, a dilatação da área dessa chapa, em metro quadrado (m2), será igual a
a) 880 b) 440 c) 440 x 10-6 
d) 220 x 10-6 e)880 x 10-6
10 - (URCA – 2019) A moto é um meio de transporte cada vez mais preferível pela população da região do cariri cearense (apesar de seus riscos), principalmente por ser considerada mais econômica em ralação ao consumo de combustíveis fósseis como a gasolina. Em relação à explicação científica no campo da Termodinâmica sobre o funcionamento de um motor de combustão interna da moto marque a alternativa aceita na linguagem científica:
a) Todo calor produzido pela gasolina é transformado em energia mecânica para movimentar as rodas.
b) O motor de uma moto é considerado uma máquina térmica e somente uma parte do calor gerado é convertido em trabalho mecânico.
c) O fluxo de calor no motor a combustão interna da moto sempre flui da estrutura mais fria para a estrutura mais quente.
d) O rendimento do motor de uma moto pode ser encontrado pela divisão entre a temperatura fria Tfria e a temperatura quente Tquente. 
e) A troca de óleo periodicamente garante à eficiência total do funcionamento do motor a combustão interna da moto.
11 - (UNICAMP – 2018) Materiais termoelétricos são aqueles com alto potencial de transformar calor em energia elétrica. A capacidade de conversãode calor em eletricidade é quantificada pela grandeza , que é adimensional e função da temperatura T e das propriedades do material: resistividade elétrica ρ, condutividade térmica κ, coeficiente Seebeck S. O gráfico a seguir mostra ρ em função de T para certo material termoelétrico. Analisando o gráfico e considerando κ = 2,0 W/(m×K) e S = 300 μV/K para esse material, a uma temperatura T = 300 K, conclui-se que a grandeza F desse material a essa temperatura vale
a) 0,003. b) 0,6. c) 0,9. d) 90.
12 – (ENEM) 
O quadro oferece os coeficientes de dilatação linear de alguns metais e ligas metálicas:
Para permitir a ocorrência do fato observado na tirinha, a partir do menor aquecimento do conjunto, o parafuso e a porca devem ser feitos, respectivamente, de
a) aço e níquel. b) alumínio e chumbo. 
c) alumínio e chumbo. d) ouro e latão.
e) cobre e bronze.
13 – (UEMA – 2019) Considere as informações sobre as variáveis de estado para responder à questão.
    As três variáveis de estado dos gases são: pressão, volume e temperatura. As relações entre essas variáveis foram estudadas sempre mantendo uma delas como constante.
    De modo independente, o inglês Robert Boyle (1627-1691) e o francês Edme Mariotte (1620-1684) realizaram experimentos de variação da pressão e do volume dos gases com a temperatura constante (descrição de um sistema que sofre uma transformação isotérmica).
    A lei de Boyle-Mariotte, como assim ficou conhecida, é descrita pela relação: P0V0 = P1V1 ou PV = k, sendo k uma constante. Considerando que a temperatura é mantida constante em um sistema fechado, a massa de um gás apresenta comportamento em que
a) P e V sejam diretamente proporcionais.
b) P aumenta então V também aumenta. 
c) P e V não se relacionam
d) P diminui então V também diminui.
e) P e V sejam inversamente proporcionais.
14 – (ENEM – 2016) Até 1824 acreditava-se que as máquinas térmicas, cujos exemplos são as máquinas a vapor e os atuais motores a combustão, poderiam ter um funcionamento ideal. Sadi Carnot demonstrou a impossibilidade de uma máquina térmica, funcionando em ciclos entre duas fontes térmicas (uma quente e outra fria), obter 100% de rendimento.
Tal limitação ocorre porque essas máquinas
a) realizam trabalho mecânico.
b) produzem aumento da entropia.
c) utilizam transformações adiabáticas.
d) contrariam a lei da conservação de energia.
e) funcionam com temperatura igual à da fonte quente.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes