Buscar

Av2 -Atelier de Projeto de Arquitetura II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atelier de Projeto de Arquitetura II
“O meio pelo qual o projeto de arquitetura se desenvolve e se expressa é o desenho. O desenho arquitetônico pode ser definido como a expressão gráfica da concepção de um edifício e da sua orientação de construção. As mesmas propriedades que caracterizam o desenho arquitetônico como um meio de reflexão, permite que seja empregado como um instrumento de descrição de um projeto.” (FRANÇA et al 2013 p.1)
Analise a imagem:
Fonte: Disponível em http://www.archdaily.com.br/br/01-31368/showroom-dell-anno-pedro-simch-mais-sousa-guerra-arquitetura/31368_31375 Acesso em 16 de Julho de 2017
A imagem apresenta um conjunto de informações para leitura de um projeto. Como é denominada a representação gráfica apresentada no texto base?
Alternativas:
a)Volumetria.
b)Perspectiva.
c)Corte.
d)Planta esquemática.
e)Fachada.
2)Projeto de Otto Felix para fachada do Teatro José de Castro Mendes, em Campinas, SP, apresenta a fachada que ganhou uma janela de formato trapezoidal que se repete no pavimento térreo. Voltada para o foyer do teatro, a janela proporciona a visão da praça Correa de Lemos na parte de dentro, e convida quem está do lado de fora a olhar para o interior do edifício. A abertura é um ícone do projeto tão marcante que sua forma geométrica acabou se tornando o logotipo do Teatro.
Imagem: Fachada do Teatro José de Castro Mendes, em Campinas – SP.
Fonte: Adaptado de Figura Disponível em http://www.au.pini.com.br/arquitetura-urbanismo/229/imagens/g378235s.jpg Acesso em 16 de Julho de 2017
Qual a função da representação gráfica denominada de fachada?
Alternativas:
a)Apresentar os elementos que compõe a estrutura da edificação.
b)Apresentar as alturas da secção vertical interna da edificação.
c)Apresentar as medidas de profundidade do projeto.
d)Apresentar na vista vertical a composição e detalhes externos da edificação.
e)Apresentar na vista horizontal a composição e detalhes externos da edificação.
3)A setorização é uma prática muito comum na arquitetura que ajuda a identificar os ambientes de uma forma mais simples, visual. Geralmente, é uma planta em que serão destacados alguns setores separados por cores diferentes. Esses grupos são formados por elementos que possuem alguma afinidade, seja função, localização, área ou outros fatores.
Sobre a setorização de uma planta residencial, pode-se afirmar:
Alternativas:
a)Os setores de uma planta residencial são: íntimo (dormitórios), social (salas) e áreas molhadas (cozinha, área de serviço e banheiro).
b)Os setores são ligados e hierarquizados, segundo a necessidade. Devem estar próximos os setores que possuem atividades intimamente relacionadas.
c)A setorização é realizada antes do programa de necessidades para delimitar a hierarquia dos espaços e, consequentemente, delimitar a metragem necessária para cada espaço.
d)Uma planta residencial é muito rígida não existindo possibilidades de mudanças na setorização, pois o programa de necessidades é sempre o mesmo. Alterando, apenas, a quantificação de um ambiente, como dormitórios e banheiros.
e)Os setores podem se repetir em uma mesma planta residencial, pois em grande parte dos projetos existem mais de um dormitório e banheiro.
4)Normalmente, as elevações de um edifício são desenhadas na mesma escala da planta de apresentação do projeto, nas escalas 1:100 ou 1:50. Entretanto, podemos ter situações em que devemos apresentar um detalhamento de um projeto, e para isso, devemos alterar a escala do desenho.
Qual a função do desenho de detalhamento de um projeto?
Alternativas:
a)Apresentar informações que estão presentes somente na planta.
b)Apresentar informações que estão presentes somente na implantação.
c)Apresentar informações que estão presentes somente na fachada.
d)Apresentar informações da planta, fachada ou corte com mais aproximação da forma construtiva ou os materiais utilizados no projeto.
e)Apresentar informações da planta, fachada ou corte com distanciamento da forma construtiva e ou os materiais utilizados no projeto.
5)Para a arquitetura não é possível representar o objeto apenas com as informações externas, como se fosse uma caixa fechada, ou um objeto sólido. A arquitetura acontece também no interior do edifício, e por isso é preciso por meio de ferramentas de desenho representar o interior do projeto. Analise a imagem:
Figura: Representação gráfica do Etoile Lilas cinema, projeto de Hardel et Le Bihan Architectes.
Fonte: Disponível em http://www.archdaily.com.br/br/01-88110/etoile-lilas-cinema-slash-hardel-et-le-bihan-architectes/50b510e2b3fc4b16340000c8-etoile-lilas-cinema-hardel-et-le-bihan-architectes-section Acesso em 14 de Julho de 2017.
Qual a denominação técnica da representação gráfica que apresenta o interior da edificação apresentada acima?
Alternativas:
a)corte.
b)elevação.
c)detalhe de fundação.
d)desenho técnico para executivo.
e)corte esquemático e setorização do programa arquitetônico.

Continue navegando