Buscar

ATIVIDADE 2 (A2) - FUNDAMENTOS DE BIG DATA (ANHEMBI MORUMBI UAM) CURTA SE LHE AJUDOU! D

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

· Pergunta 1
9 em 10 pontos
	
	
	
	Quando falamos em nuvem, logo identificamos o primeiro objetivo da TI (Tecnologia da Informação): a possibilidade de redução dos custos da TI. De fato, isso é possível, mas é necessário o correto planejamento dos recursos e serviços que serão migrados para a nuvem. Em muitos casos, as decisões para investimentos em projetos de cloud computing não podem ser justificadas apenas pela perspectiva financeira.
ROSA, D. l. Cloud computing: planejando a sua jornada. Edição do Kindle, 2017.
Considerando essas informações, disserte acerca dos seguintes benefícios de utilizar armazenamento em nuvem:
Otimização da utilização de recursos;
Flexibilidade no escalonamento de recursos de TI.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	
As possibilidades de adaptação e funções de Big Data são infinitas, muito além das questões financeiras. Algumas melhorias podem ser citadas, como eficiência de estoques, análise preditivas de dados, dados que podem ser desde mídias sociais a previsões do tempo que podem prejudicar colheitas. Existem softwares que analisam e monitoram vários setores, ajuda no relacionamento de clientes.
Outro bom exemplo de uso é a precificação automática, que utiliza dados como o histórico de preços, as oscilações no mercado e as próprias taxas de inflação. Esse procedimento poupa tempo dos gestores, que podem se dedicar a outras tarefas importantes em vez de reuniões exaustivas.
Como você pôde perceber, a ferramenta, quando bem utilizada, transforma a gestão empresarial. É preciso vencer a resistência e apostar na inovação tecnológica, já que a transformação digital chegou para auxiliar os gestores dos mais diversos ramos.
A partir do momento em que você descobre como usar o Big Data, o potencial de rendimento se torna bem mais poderoso. Fatores como a análise de concorrência e preços por meio de algoritmos podem ser decisivos para a sobrevivência do negócio.
A escalabilidade de dados em nuvem é a capacidade de aumentar os recursos tecnológicos armazenados na nuvem conforme um determinado sistema de gestão. O foco é colocar a capacidade de crescimento e redução da infraestrutura cloud de TI, com a mesma velocidade das inovações tecnológicas, para que as empresas respondam às movimentações e mercado com agilidade.
Por exemplo, se a empresa inicia seu armazenamento com uma determinada quantidade de dados e seu negócio expande, ela consegue aumentar o seu armazenamento de acordo com a sua necessidade.
Do mesmo modo, caso sejam necessárias novas funcionalidades ou novos módulos conforme o modelo de negócio for se atualizando, sofrendo alterações ou demandas, é possível, com a escalabilidade de recursos, adicionar mais processamento e memória sem a necessidade de se investir no desenvolvimento de um novo sistema.
A capacidade de escalar recursos rapidamente também é muito útil, especialmente quando se trata de implicações financeiras. Tanto as grandes como as pequenas empresas podem economizar dinheiro compartilhando um conjunto de recursos em nuvem pública, reduzindo custos de infraestrutura e garantindo economias em escala
 
	Resposta Correta:
	[Nenhuma]
	Comentário da resposta:
	[Sem Resposta]

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes