Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
33 pág.
APOL 1 - Análise de Vantagem Competitiva

Pré-visualização | Página 1 de 9

Questão 1/10 - Análise de Vantagem Competitiva
Ao buscar perceber as oportunidades e ameaças do mercado, além de observar muito de perto as mudanças tecnológicas, mudanças no estilo de vida das pessoas, mudanças nas leis e regulamentações, mudanças demográficas e mudanças geopolíticas, também é importante observar algumas mudanças mais sutis.  
Com relação a estas mudanças mais sutis, analise as afirmações abaixo: 
I -   (   ) Mudanças na composição da pirâmide etária podem impactar nos padrões de consumo.
II -  (   ) Mudanças nas atitudes e pressões em relação ao meio ambiente e às mudanças climáticas e suas consequências impactam diretamente nas práticas produtivas e nas ações de sustentabilidade esperadas das organizações.
III - (   ) Mudanças no papel da mulher e de minorias na sociedade representam mudanças imperceptíveis para o mercado atual.
IV - (   )  Mudanças na opinião pública podem influenciar desde mercados de ações até alavancar ou enterrar negócios devido à reputação das organizações.
V -  (   ) Mudanças nas leis e regulamentações são consideradas mudanças sutis, pois estão sujeitas à interpretação dos legisladores e fiscalizadores. 
A partir da análise das afirmações acima, assinale a resposta correta:
Nota: 10.0
	
	A
	F, V, F, V, V
	
	B
	F, V, V, F, V
	
	C
	V, V, V, V, F
	
	D
	V, F, F, V, F
	
	E
	V, V, F, V, F
Você acertou!
Resposta correta: e, conforme conteúdo do Tema 3.1 da Rota 2, página 8. A terceira alternativa está incorreta porque o papel das mulheres e das minorias vem recebendo mais atenção de diversos mercados e da política, com maior inserção de mulheres em postos de trabalho, luta por igualdade de gênero, diversidade, entre outros. A última alternativa está incorreta porque a mudança nas leis e regulamentações é considerada uma das cinco áreas de transformações, e não se enquadra como mudança sutil.
Questão 2/10 - Análise de Vantagem Competitiva
Leia o texto a seguir:  
Muitas organizações definem para si objetivos, que são afirmações de resultados específicos que devem ser atingidos, e frequentemente são expressos em termos financeiros. Alguns exemplos de objetivos são aqueles referentes a _________________________________ ou os níveis de lucro, _________________________________, níveis de dividendos ou _________________________________. 
Marque a alternativa cujos termos melhor completam as lacunas acima.
 
Nota: 10.0
	
	A
	vendas desejadas; taxas de crescimento; avaliação de ações;
Você acertou!
Resposta correta: a, conforme conteúdo do Tema 1.2 da Rota 1, página 6, em citação de Johnson et al, 2011, que afirma que muitas organizações enfatizam a definição de objetivos, além da missão, visão e valores, e apontam como exemplo os objetivos: vendas desejadas ou níveis de lucro, taxas de crescimento, níveis de dividendos ou avaliação de ações.
	
	B
	prejuízo financeiro; vendas desejadas; avaliação de ações;
	
	C
	vantagem competitiva; taxas de crescimento; lucro;
	
	D
	taxas de crescimento; avaliação de ações; vantagem competitiva;
	
	E
	distribuição de lucros e resultados; vantagem competitiva; avaliação de ações.
Questão 3/10 - Análise de Vantagem Competitiva
As políticas estabelecem as regras ou diretrizes que expressam os limites dentro dos quais a ação organizacional deve ocorrer. A elaboração dessas políticas consiste em uma série de ações.  
Marque a alternativa que indica corretamente essas ações:
Nota: 10.0
	
	A
	ouvir todos os stakeholders e redigir uma política que atenda a todos os interesses dos envolvidos;
	
	B
	sistematizar e tornar explícitas as regras e diretrizes das áreas funcionais da organização, de maneira a possibilitar as diferentes opções estratégicas.
Você acertou!
Resposta correta: b, conforme conteúdo do Tema 5 da Rota 1, página 12. A elaboração da política é uma das etapas do processo de planejamento.
	
	C
	tomar decisões no sentido de manter os objetivos definidos sem repactuar as metas;
	
	D
	flexibilizar as metas de acordo com o cenário macroeconômico;
	
	E
	prever os diferentes cenários e contemplar todas as variantes num documento único.
Questão 4/10 - Análise de Vantagem Competitiva
Pode-se definir competência organizacional como “um conjunto de recursos articulados de forma valiosa, difícil de imitar, e versátil, que contribui para o desempenho da empresa em um fator-chave de sucesso ao negócio” (FERNANDES e BERTON, 2012, p. 95).
O trecho acima se refere a uma etapa do diagnóstico interno da organização chamada de “identificação das competências da organização”. Analise as frases abaixo e marque a alternativa que aponta corretamente as demais etapas do diagnóstico interno da organização.
I -    análise da cadeia de valor.
II -   análise das estratégias genéricas.
III -  análise do ambiente externo.
IV -  análise das áreas funcionais da empresa.
V -   análise da descrição de cargos. 
São corretas as alternativas:
Nota: 10.0
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
	
	B
	Afirmativas I, II e IV, apenas.
Você acertou!
Alternativa correta: b, conforme Rota 2, página 4. Fernandes e Berton (2012) afirmam que as etapas de diagnóstico do ambiente interno incluem a identificação das competências da organização, e a análise da cadeia de valor, das estratégias genéricas e das áreas funcionais da empresa.
	
	C
	Afirmativas I, II e V, apenas.
	
	D
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	E
	Afirmativa II e IV, apenas.
Questão 5/10 - Análise de Vantagem Competitiva
Em cada setor existe um conjunto específico de fatores que exercem forte influência no desempenho das empresas. Tendo em mente a importância de se analisar a concorrência em seus diversos níveis, é preciso conhecer os atributos essenciais a serem atendidos para se competir em um dado setor; aquelas características sem as quais uma empresa dificilmente sobreviverá.  
Marque a alternativa que aponta corretamente o conceito desses atributos essenciais.
Nota: 10.0
	
	A
	balanced scorecard.
	
	B
	fatores-chave de sucesso.
Você acertou!
Resposta correta: b, conforme conteúdo do Tema 5.1 da Rota 3, página 11, onde Fernandes e Berton (2012) explicam que fatores-chave de sucesso (FCS) consistem em atributos essenciais a serem atendidos para se competir em um dado setor, e que cada setor possui atributos diferentes. Eles citam como exemplo uma empresa de bebidas, que deve atentar à força da marca, capacidade de distribuição e custo; se ela descuidar destes atributos, perderá competitividade.
	
	C
	matriz BCG.
	
	D
	matriz GE.
	
	E
	matriz de portfólio.
Questão 6/10 - Análise de Vantagem Competitiva
Leia o texto a seguir:
Os autores Hamel e Prahalad (1995) mencionam cinco grandes tipos de transformações que devem ser continuamente monitoradas para que seja possível identificar possíveis mudanças que possam impactar as organizações. A tendência é que as grandes oportunidades e ameaças aconteçam nas intersecções de duas ou mais mudanças simultâneas.
Essas cinco áreas são:
______________________,mudanças tecnológicas,________________,_________________e mudanças geopolíticas.
Assinale a sentença correta para o preenchimento das lacunas do texto acima.
Nota: 10.0
	
	A
	mudanças culturais; mudanças corporativas; mudanças políticas.
	
	B
	mudanças demográficas; mudanças políticas;
	
	C
	mudanças no estilo de vida das pessoas, mudanças nas leis e regulamentações; mudanças demográficas.
Você acertou!
Resposta correta: c, conforme conteúdo do Tema 3.1 da Rota 2, página 8, na qual Hamel e Prahalad (1995) explicam que os cinco tipo de mudanças a serem monitoradas são: mudanc¸as tecnolo´gicas, mudanc¸as no estilo de vida das pessoas, mudanc¸as nas leis e regulamentac¸o~es, mudanc¸as demogra´ficas e mudanc¸as geopoli´ticas.
	
	D
	mudanças ambientais; mudanças culturais; mudanças no estilo de vida das pessoas.
	
	E
	mudanças nas leis e regulamentaçõess; mudanças políticas; mudanças culturais.
Questão 7/10 - Análise de Vantagem Competitiva
As políticas são parâmetros para tomada de decisões, buscando sempre ponderar em relação aos aspectos estratégicos que podem impactar
Página123456789