Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
33 pág.
APOL 2 - Análise de Vantagem Competitiva

Pré-visualização | Página 1 de 9

Questão 1/10 - Análise de Vantagem Competitiva
Leia o trecho a seguir:
Dentre as diversas posturas estratégicas estudadas na Rota 4, uma delas pressupõe a manutenção de um estado de equilíbrio já adquirido.
Alguns autores a chamam de fase de ____________________, uma vez que o objetivo é manter os negócios ou as linhas de atuação atuais, evitando que seus esforços competitivos se tornem dispendiosos, atingindo dessa forma o aumento de sua __________________________________. Para tanto, deve-se potencializar ao máximo os pontos fortes, ao mesmo tempo que se busca minimizar os pontos fracos, tentando ainda, maximizar os pontos fracos e minimizar os pontos fortes dos concorrentes, assumindo uma atitude _________________ diante das ameaças.
Utilizando os conhecimentos adquiridos no Tema 3 da Rota 4, assinale a sentença correta para o preenchimento das lacunas acima.
Nota: 10.0
	
	A
	sobrevivência; receita; agressiva.
	
	B
	ampliação; capilaridade; ousada.
	
	C
	estagnação; operação; empreendedora.
	
	D
	mudança; exposição; diferente.
	
	E
	estabilidade; posição competitiva; defensiva.
Você acertou!
Resposta correta: e, conforme conteúdo do Tema 3 da Rota 4, páginas 7 e 8. Conforme Tavares, (2000), quando predominam ameaças e forças a opção mais indicada é adotar uma postura estratégica de manutenção ou estabilidade, evitando expandir em situações em que o investimento para crescer pode ter um custo maior do que os retornos que serão obtidos, atuando, portanto, numa postura defensiva mas que garanta o equilíbrio das operações e a manutenção de sua posição competitiva.
Questão 2/10 - Análise de Vantagem Competitiva
A técnica comumente utilizada para verificar a posição de uma organização em comparação aos concorrentes, buscando identificar e se comparar a outras instituições que são consideradas as melhores em determinado aspecto, é conhecida por seu nome no idioma inglês. É esse processo que possibilita identificar possibilidades de melhoria, a partir da comparação com as organizações que têm as melhores práticas.
Assinale a alternativa que indica corretamente o nome dessa técnica.
Nota: 10.0
	
	A
	Brainstorming
	
	B
	Benchmarking
Você acertou!
Resposta correta: b, conforme conteúdo do Tema 1 da Rota 4, página 4. O benchmarking é a técnica que permite à organização se comparar a outras, reconhecidas por exercer as melhores práticas em determinadas áreas, e identificar seus principais pontos passíveis de melhoria.
	
	C
	Benchmarketing
	
	D
	Downsizing
	
	E
	Comparison
Questão 3/10 - Análise de Vantagem Competitiva
A estratégia de desenvolvimento de produto é aquela na qual as organizações entregam produtos ou serviços novos ou modificados em mercados já existentes. A principal característica dessa estratégia é a criação de novos produtos, fundamentados na missão atual da empresa, em substituição aos produtos já existentes, muitas vezes oferecendo novos produtos aos clientes atuais, aproveitando a vantagem de já existir um relacionamento e/ou credibilidade. 
A partir desse trecho e do conteúdo da Rota 5, analise as afirmações a seguir: 
I -   As estratégias de desenvolvimento de mercado devem se basear em produtos ou serviços que atendam às demandas e exigências do novo mercado.
II -  A vantagem da estratégia de desenvolvimento de mercado é trabalhar com um mercado já conhecido, tendo a facilidade de entender as principais demandas dos clientes e podendo oferecer uma solução inovadora.
III - Estratégias baseadas em simplesmente estender os produtos ou serviços tradicionais aos novos mercados têm grande chance de sucesso, devido às semelhanças entre a antiga e a nova clientela.
IV - Devido à experiência prévia, numa estratégia de desenvolvimento de mercado, não é necessário fazer um novo estudo de mercado.
V -  Costuma faltar aos desenvolvedores de mercado as capacidades estratégicas para progredir num mercado formado por clientes com os quais não estão familiarizados. 
São corretas as alternativas:
Nota: 0.0
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
	
	B
	Afirmativas I e V, apenas.
Resposta correta: b, conforme conteúdo da Rota 5. A alternativa II está incorreta, pois no desenvolvimento de mercado a empresa busca identificar e desenvolver novos mercados para os produtos já existentes, como mercados demográficos, geográficos ou institucionais.  A alternativa III está incorreta porque as estratégias baseadas em simplesmente estender os produtos ou serviços tradicionais aos novos mercados têm grande chance de fracassar, devido às características e particularidades de cada clientela. A alternativa IV está incorreta pois, para uma estratégia de desenvolvimento de mercado ter sucesso é fundamental fazer antes um bom estudo de mercado.
	
	C
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	D
	Afirmativas II, III e IV, apenas.
	
	E
	Afirmativa I e IV, apenas
Questão 4/10 - Análise de Vantagem Competitiva
Leia o texto abaixo:
Os tomadores de decisão devem ter uma habilidade específica: a capacidade de pensar considerando os resultados prováveis, se antecipar e calcular as chances de acerto das decisões, procurando prever resultados de forma mais acurada, buscando aumentar a possibilidade de tomar a decisão correta. 
Analise as seguintes asserções: 
I - Nos processos de tomada de decisão nem sempre a melhor solução após um debate é o consenso.
porque
II - Às vezes o consenso conduz à escolhas medíocres baseadas no mais baixo denominador comum. 
 
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta.
Nota: 10.0
	
	A
	A assertivas I somente faz sentido se for complementada pela assertiva II.
	
	B
	A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
	
	C
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e complementa a primeira.
Você acertou!
Resposta correta: c, conforme conteúdo do Tema 1 da Rota 6, páginas 3 e 4. As duas assertivas estão corretas e a segunda complementa a primeira pois, de fato, um consenso pode agradar aos participantes do processo mas nem sempre é a opção indicada para chegar à melhor decisão. Em muitos casos a decisão pode ter que ser imposta, devendo ser aceita e apoiada pelos demais na fase da implementação da proposta escolhida.
	
	D
	As assertivas I e II são falsas.
	
	E
	A assertiva I é uma proposição verdadeira e a II é falsa.
Questão 5/10 - Análise de Vantagem Competitiva
Leia o texto a seguir:
As decisões tomadas pelos gestores das organizações, normalmente imersas em ambientes complexos e dinâmicos e sob pressão de tempo e incerteza, afeta uma multiplicidade de públicos. É preciso levar em conta as necessidades e expectativas de todos os stakeholders nas tomadas de decisão: acionistas, clientes, colaboradores, fornecedores e sociedade. Para isto, uma prática é fundamental.
Assinale a alternativa que indica corretamente a qual prática o texto acima se refere, conforme os conteúdos da Rota 6.
Nota: 10.0
	
	A
	prestação de contas
	
	B
	audiências públicas
	
	C
	envio regular de relatórios aos stakeholders
	
	D
	comunicação constante com todos os stakeholders
Você acertou!
Alternativa correta: d, conforme o Tema 1 da Rota 6, na página 3. Martins e Guindani (2013) afirmar que é fundamental que haja uma comunicação constante com todos os públicos envolvidos e afetados pelas consequências das decisões tomadas pela organização. Essa comunicação envolve não somente ouvir as expectativas, mas também adequar projetos às necessidades dos stakeholders e prestar contas das ações desenvolvidas.
	
	E
	canais de ouvidoria
Questão 6/10 - Análise de Vantagem Competitiva
Leia o texto a seguir:  
Uma das atribuições principais do líder é agir no presente para edificar o futuro da organização. Para isso, ele se vale de diversas ferramentas de planejamento estratégico. 
Por meio da ________________________________ é possível traçar cenários possíveis para o negócio, bem como fazer_____________________. É preciso preenche-la com informações que reflitam o _____________________________ dos produtos, da empresa e do mercado. Dessa forma, ela permitirá enxergar
Página123456789