Buscar

Atividade de Pesquisa 01 (1) Materiais de Construção Mecânica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Materiais de Construção Mecânica
Aluno (a): JULIANE VIEIRA PINHEIRO
Data:03/04/2022
Atividade de Pesquisa 01
ORIENTAÇÕES:
· Esta Atividade contém 10 questões, totalizando 10 (dez) pontos.
· Ler atentamente as instruções contidas no documento é de fundamental importância na realização da avaliação.
· Para esta atividade o aluno poderá utilizar-se das ferramentas de pesquisas como: internet, artigos científicos, manuais técnicos, livros e literaturas disponibilizadas em nossa biblioteca.
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação - Nome / Data de entrega
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade de Envio (nome do aluno).
· A nota será lançada no sistema.
· O prazo de correção é de até 07 (sete) dias úteis. 
· Envie o arquivo pelo sistema em formato digital em PDF ou WORD.
Bons Estudos!
QUESTÕES
1. As propriedades físicas estão relacionadas com as informações que podem ser coletadas e analisadas sem que a composição química da matéria mude, ou seja, resultam em fenômenos físicos, e não químicos. As propriedades físicas podem ser subdivididas em?
As propriedades físicas podem ser subdivididas em gerais ou especificas, organolépticas e intensivas ou extensivas.
2. As propriedades mecânicas são o alvo da atenção de uma gama de pessoas e grupos, como, por exemplo, produtores e consumidores de materiais, organizações de pesquisa, agências governamentais, entre outros, que possuem diferentes interesses (CALLISTER; RETHWISCH, 2014). Entre as principais propriedades mecânicas dos materiais. Destaque e detalhe quais são? 
Entre as principais propriedades mecânicas dos materiais, destacam-se as seguintes:
Módulo de elasticidade: razão entre a tensão e a deformação na direção da carga aplicada, sendo a máxima tensão que o material suporta sem sofrer deformação permanente. Resistência à deformação e a tração: resistência à tração, tratada também pelo conceito de limite de resistência à tração (LRT), é indicada pelo ponto máximo de uma curva de tensão-deformação e,
em geral, indica quando a criação de um "pescoço", conhecido como necking, irá ocorrer. Em
outros termos, é a máxima tensão que um material pode suportar ao ser esticado ou puxado antes
de falhar ou quebrar.
Dureza: propriedade de um material que permite a ele resistir à deformação plástica, usualmente por penetração. O termo "dureza" também pode ser associado à resistência, flexão, risco, abrasão ou corte.
Tenacidade à fratura: representa uma medida da habilidade de um material para absorver energia até sua fratura.
Limite de fadiga: consiste no fenômeno de ruptura progressiva de materiais sujeitos a ciclos repetidos de tensão ou deformação. Além do mais, a tenacidade à fratura é uma propriedade indicativa da resistência de um material à fratura quando uma trinca está presente.
Ductilidade: representa uma medida do grau de deformação plástica que foi suportado até o momento da fratura. Um material que experimenta uma deformação plástica muito pequena ou mesmo nenhuma deformação plástica até o momento da sua fratura é chamado de frágil.
Resiliência: capacidade de um material de absorver energia quando é deformado elasticamente e depois, com a remoção da carga, recuperar sua energia. A propriedade associada é o módulo de resiliência, Ur, o qual representa a energia de deformação por unidade de volume exigida para tensionar um material desde um estado com ausência de carga até sua tensão limite de escoamento.
3. Quando uma peça metálica é submetida a uma força de tração uniaxial, ocorre deformação, que, segundo Smith e Hashemi (2012), pode ser?
Deformação elástica: se o material retorna às dimensões iniciais ao se retirar a força, costuma-se
chamar esse efeito de deformação elástica. A quantidade de deformação elástica que um material metálico pode sofrer é pequena, já que nesse tipo de deformação átomos se afastam das posições originais, sem, no entanto, ocuparem novas posições. Assim, quando se retira a força aplicada a um metal deformado elasticamente, os átomos voltam às posições originais e o material retoma a forma original.
Deformação plástica: caso o material seja deformado de tal modo que não consiga retornar as
dimensões originais, então dá-se o nome de deformação plástica a esse efeito. Durante esse processo, os átomos do material metálico são deslocados permanentemente das posições originals e passam a ocupar novas posições. A capacidade que alguns metais apresentam de permitir grandes deformações plásticas sem que ocorra quebra é uma das mais importantes propriedades da engenharia dos metais.
4. Os processos de conformação são comumente classificados em operações de trabalho a quente, a morno e a frio, explique sobre eles?
Os processos de conformação são comumente classificados em operações de trabalho a quente, a morno e a frio. As operações de conformação mecânica consistem em processos de trabalho dentro da fase plástica do metal. Se o material for aquecido a uma temperatura relativamente alta, as deslocações de sinais contrários começam a se cancelar mutuamente. Logo, os defeitos pontuais desaparecem, e propriedades físicas, tais como a resistividade elétrica, voltam a ter valores próximos aos do metal sem deformação. Esse processo é chamado recuperação.
5. Os campos eletromagnéticos podem interagir com partículas carregadas em materiais, produzindo condutividade, polarização dielétrica e características magnéticas. A extensão na qual o comportamento elétrico e magnético e a condutividade podem ser variados é afetada principalmente? 
(1) pelas energias dos elétrons na camada de valència; (2) pelo "spin" dos elétrons nos átomos; (3) pela estrutura cristalina ou amorfa do material. Dessa forma, o conhecimento dessas relações permite a previsão das propriedades elétricas e magnéticas de um material de forma a não se necessitar de tentativas ao se fazer a seleção do material (VAN VLACK, 1970).
6. Entre os tipos mais comuns de magnetismo, têm-se os seguintes, de acordo com Callister e Rethwisch (2014). Detalhe?
Ferromagnéticos: devido à importância histórica e comercial do ferro como um material magnético, o termo "ferromagnetismo" surgiu com o intuito de englobar as intensas propriedades magnéticas possuidas pelo grupo dos metais de transição ferro, como cobalto, níquel e alguns dos metais terrosos raros, como o gadolónio (Gd) e o neodimio (Nd). Diamagnéticos: é uma forma muito fraca de magnetismo que é não permanente e que persiste somente enquanto um campo externo está sendo aplicado. Ele é induzido por uma mudança no movimento orbital dos elétrons devido à aplicação de um campo magnético, mas a magnitude do momento magnético induzido é extremamente pequena. O diamagnetismo é encontrado em todos os materials, contudo, uma vez que este é muito fraco, pode ser observado apenas quando outros tipos de magnetismo estão totalmente ausentes. Paramagnéticos: são materials que possuem elétrons desemparelha-dos e que, na presença de um campo magnético, alinham-se, fazendo surgir um imã que tem a capacidade de provocar um leve aumento na intensidade do valor do campo magnético em um ponto qualquer.
7. A grande maioria dos metais e ligas, assim como semicondutores, cerâmicas e alguns polímeros possuem estrutura cristalina na qual os átomos ou íons apresentam íons de longo alcance. O arranjo atômico espacial estende-se a distâncias bem maiores (acima de 100 nm). Os átomos ou íons desses materiais formam uma grade regular, repetitiva e tridimensional que compõem os chamados materiais cristalinos. Descreva como são apresentados por Askeland e Wright (2015)?
Material monocristalino (ou monocristal)-formados por um único cristal, são usados em várias
aplicações eletrônicas e ópticas. Os chips de computadores, por exemplo, são feitos de silicio sob a forma de grandes cristais individuals; material policristalino - composto de várias pequenas regiões com diferentes orientações espaciais. Esses materiais menores são conhecidos como grãos. As fronteiras entre eles e essas regiões em quehá desalinhamento entre os cristais recebem o nome de contornos de grãos.
8. A deformação plástica de uma amostra metálica policristalina a temperaturas consideradas baixas em comparação à sua temperatura absoluta de fusão produz alterações microestruturais e mudanças nas suas propriedades que incluem, segundo Callister Jr. e Rethwisch (2014)? 
✓uma alteração na forma do grão:..
✓o endurecimento por encruamento;
✓um aumento na densidade das discordâncias.
9. As imperfeições nas redes cristalinas são classificadas de acordo com sua geometria e forma, e podem envolver uma irregularidade na posição ou no tipo dos átomos. O tipo e o número de defeitos dependem? 
O tipo e o número de defeitos dependem:
✓do tipo de material:..
✓do meio ambiente:
✓das circunstâncias sob as quais o cristal é processado..
10. Askeland e Wright (2015) mencionam que o emprego dos métodos de cálculo em conformação plástica tem por objetivo determinar os esforços, tensões e deformações a que estão submetidas às peças conformadas e as ferramentas, a fim de?
✓ prever possíveis falhas durante o processamento, tais como imperfeições de escoamento, acúmulo de tensões em regiões criticas e defeitos nos produtos;
✓definir o tipo e a capacidade dos equipamentos a empregar; 
✓ definir o número de etapas necessárias ao processamento de uma dada peça metálica.
Atividade de Pesquisa 01: Materiais de Construção Mecânica

Outros materiais