Buscar

Atividade 1 - Metrologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 1
Caro, aluno, o texto abaixo mostra como a evolução do sistema de medidas influenciou e ainda influencia várias atividades econômicas. Em uma busca por sistemas de medições cada vez mais aprimorados, observamos atualmente forte mobilização, até mesmo política, para a manutenção de padrões internacionais de medidas.
Texto 1
"A ideia de um sistema coerente e universal de medidas, baseado em grandezas físicas invariantes, é relativamente recente do ponto de vista da história das ciências. Sua difusão no mundo industrial moderno representa uma radical transformação nas relações entre o homem e o mundo. De fato, para o mundo econômico pré-moderno marcado pela preponderância das atividades agrícolas e pelo comércio local, a virtude de um sistema de medidas residia em sua compreensão imediata, garantida pelo caráter antropomórfico e consuetudinário, e em suas divisões computacionais simples. Não é exagerado afirmar que, sob o impressionante número de pesos e medidas em uso até o início do século XIX, vemos a existência de sistemas de medidas específicos para cada tipo de atividade econômica e mesmo para cada região geográfica. A autoridade política, em suas diversas modalidades, sempre procurou, sobretudo por motivações de índole fiscal, garantir e manter padrões oficiais de medidas, mas sua capacidade de uniformização dificilmente ultrapassava as fronteiras da cidade em que estava sediada ou da região econômica em que predominava.”
DIAS, J. L. de M. Medida, normalização e qualidade: aspectos da história da metrologia no Brasil. Rio de Janeiro: Inmetro, 1998. p. 12.
A partir das informações apresentadas, redija uma resenha crítica, de aproximadamente 10 linhas, que contemple os seguintes aspectos:
a)Como as mudanças em relação às unidades de medida ao longo dos anos influenciaram a vida cotidiana das pessoas.
b)Como a metrologia influencia cientifica e politicamente a humanidade. 
Bons estudos!
As mudanças que ocorreram em relação as unidades de medidas ao longo dos anos influenciaram e ainda influenciam a vida das pessoas.
Nos primeiros registros de medidas conhecidas, eram utilizadas partes do corpo humano como base para medir qualquer elemento, dessa maneira poderíamos ter diferentes tamanhos medidos para um mesmo objeto, dependendo de quem o medisse. Sendo assim, ao passar dos anos e com a padronização das medidas foi possível obter um resultado mais preciso, o sistema internacional de medidas passou a ter credibilidade na vida das pessoas e facilitou, a compra ou desenvolvimento de novos materiais e produtos, por exemplo, ao se produzir uma telha de tamanho correto ou cobrar pelo desenvolvimento de objeto pelo seu tamanho, ou até mesmo ao se adquirir produto qualquer sabendo previamente suas medidas específicas e se atendem ao padrão da indústria.
Dessa forma a metrologia passa a influenciar a vida da sociedade em todos os aspectos, principalmente dos países que adotam o sistema internacional de medidas.
Ao se utilizar uma mesma unidade de medida, facilita a circulação de produtos e mercadorias entre os países que adotam esse padrão, pois ao fabricar um produto, independente da região, a empresa utilizará os mesmos instrumentos de medição, mantendo um padrão de qualidade e atrelando valor a sua marca.
Sem a padronização, seria necessário que as empresas adotassem outras formas de se produzir um determinado produto, o que pode gerar um maior custo de desenvolvimento encarecendo o processo, onde muitas vezes não seria atrativo manter suas vendas naquela região.

Outros materiais

Perguntas Recentes