Buscar

Artigo de opinião - teoria e prática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Segmento: Ensino Fundamental II
 Turmas: 9o anos A e B
 Professora: Renilda Resende
 Data: ___/04/2022
Componente Curricular: Produção de Texto 
Conteúdo Cultural: Artigo de Opinião
ARTIGO DE OPINIÃO: TEORIA E PRÁTICA
Na mídia impressa ou na mídia falada – jornal, revista, televisão, internet – circula um gênero textual no qual o autor apresenta seu ponto de vista sobre determinado assunto. É o artigo de opinião. 
Neste gênero, além de expor sua opinião, o autor pode querer convencer o interlocutor a concordar com sua visão de mundo, a aderir a algum projeto, a mudar o comportamento etc. Geralmente publicado em colunas assinadas de jornais e revistas, apresenta reflexões bastante pessoais e, por isso, pode ter suas ideias contestadas por quem não concorda com elas. 
Resumindo, o artigo de opinião é um gênero textual argumentativo que pertence à esfera jornalística e visa expressar o ponto de vista do autor sobre determinado assunto. Em geral, apresenta uma tese e argumentos que fundamentam a posição do articulista, com o objetivo de convencer o leitor da pertinência das opiniões expostas. 
OPINIÃO
A força do consumo
Por João Paulo Siqueira 
*14/03/22 às 05H00 
	Em 15 de Março de 1962, o então presidente norte-americano John Fitzgerald Kennedy proferiu um histórico discurso afirmando que “somos todos consumidores”, tornando-se esta data um marco para a discussão, conscientização e efetivação dos direitos consumeristas, por isso, desde 1983, este dia foi oficializado como dia do consumidor, marco que se estende por todo o mês de março.
	O conceito de consumo era simples e direto, não necessitava de maiores especificações, pois era autoexplicativo, hoje a realidade apresenta-se diferente, surgiram novos termos para complementá-lo: consumo consciente, consumo responsável, consumo sustentável, consumo conspícuo, práticas de consumo, consumismo e síndrome consumista.
	A sociedade hodierna nos impõe o consumo não de bens, mas de signos, consumir representa simbologia, pertencimento, status, estilo de vida, construção e afirmação de identidades e reprodução social, de maneira que nossas práticas de consumo influenciam e direcionam o exercício de nossa cidadania. 
	E ser consumidor em uma sociedade de consumo é assumir uma postura acentuadamente distinta dos consumidores de quaisquer outras sociedades anteriores, pois não basta simplesmente consumir, termos o desejo pelo consumo, somos induzidos a consumir com voracidade e desapego.
	E o sistema produtivo funda-se nesse desejo como condutor de seu desenvolvimento e amadurecimento. O discurso capitalista, munido de um arsenal retórico, midiático e persuasivo, estimula e direciona nosso querer e nossas ações, contraditoriamente nos colocando em constante estado de insatisfação, pois atingir uma meta torna-se etapa superada, surgindo imediatamente outro patamar a ser almejado e conquistado.
	Sob essa perspectiva, nesse momento que comemoramos o “Dia do Consumidor”, devemos refletir sobre nossa “síndrome consumista” fundada no excesso, desperdício e velocidade, confirmarmos nosso atual paradigma ambiental do desenvolvimento sustentável e concluirmos que nosso consumo pode e deve ser responsável e consciente, pois estejamos certos de que nossas práticas de consumo são reflexos de nossa cidadania, pois hoje, mais que cidadãos, somos cidadãos consumidores. Com essa conscientização, podemos sim, celebrar esse dia, pois somos todos consumidores.
 
* Advogado, professor e mestre em Consumo
(jpssiqueira@yahoo.com.br)
 
- Os artigos publicados nesta seção não refletem necessariamente a opinião do jornal. Os textos para este espaço devem ser enviados para o e-mail cartas@folhape.com.br e passam por uma curadoria para possível publicação.
1. Suporte onde o artigo de opinião foi publicado/veiculado e nome da seção
2. Qual o título do texto? 
3. Quem é o autor? 
4. Quais outras informações sobre o autor aparecem no texto? 
5. Onde elas aparecem? 
6. Qual o tema abordado neste texto? 
7. Que ponto de vista o autor defende? 
8. Que justificativas/argumentos ele usa para defender essa ideia? 
9. Você concorda com esse ponto de vista?
PRODUZINDO O ARTIGO DE OPINIÃO (No caderno de produção textual)
Suponha que você é um articulista de um jornal de grande circulação e, com base em um dos assuntos destacados nas charges a seguir, deverá escrever um artigo de opinião, que irá compor uma coletânea com o título “Penso, logo opino”. 
	Antes de escrever, elabore um projeto de texto que seja utilizado como base para estruturação e elaboração do seu artigo. 
	Para criar o título do seu artigo, siga algumas dicas: 
	- Desperte a curiosidade do leitor, por meio de um fato inusitado, perguntas ou conflitos.
	- O leitor deve perceber que a leitura do artigo trará algum benefício para ele, alguma vantagem.
	- Use palavras que despertem emoções no leitor: surpresa, medo, admiração, dentre outras.
	- Seu título deve ter sonoridade. Leia-o em voz alta e verifique: ele soa bem? Existe alguma palavra estranha?
	- O título deve ter relação direta com o conteúdo do seu texto. 
Para a escrita definitiva, siga as orientações abaixo: 
A. O artigo de opinião é um texto dissertativo, que seguirá a estrutura desse tipo, ou seja, introdução (1º parágrafo), desenvolvimento (2º e 3º parágrafos), conclusão (4º parágrafo); 
B. Na introdução, deve ser desenvolvido o tema e a tese; porém, diferente das dissertações argumentativas, não há a necessidade de se fornecerem os argumentos na introdução; 
C. No desenvolvimento, deverão ser apresentados os seguintes elementos: opinião, recurso argumentativo (dados estatísticos, exemplos, argumentos de autoridade e outros mais para que o texto tenha fundamento). Tenha o cuidado para que as informações não fiquem repetidas nos dois parágrafos; 
D. Na conclusão, deve haver a retomada do tema e da tese e um encerramento positivo, de modo que pressuponha uma alternativa de melhoria ou de solução da problemática; 
E. Use o lugar social (máscara), logo no primeiro parágrafo; 
F. Use a contra-argumentação dentro de um dos parágrafos. Não há a necessidade de utilização desse recurso em mais de um parágrafo; 
G. Faça o texto em 1ª pessoa do singular. Utilize essa pessoa gramatical em todos os parágrafos, pelo menos três vezes: pronomes, verbos, expressões.
Charge 1
	
Charge 2
Charge 1: o uso excessivo das redes sociais e sua interferência nas relações familiares: aproximação ou distanciamento? A imagem projetada nas redes sociais e a realidade.
Charge 2: a proibição das sacolas plásticas em supermercados e sua cobrança por parte de estabelecimentos.
PROJETO DE TEXTO 
	TEMA
	 
	QUESTÃO CONTROVERSA
	
	TESE DEFENDIDA
	
	CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA
	
	ARGUMENTO 1
	
	ARGUMENTO 2
	
	ARGUMENTO 3
	
	CONTRA-ARGUMENTOS
	
	CONCLUSÃO
	
Bom trabalho!!!!

Outros materiais