Buscar

Proposta de redação - tema 04 - 2 ano EM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Segmento: Ensino Médio
 Turma: 2o ano
 Professora: Renilda Resende
 Data: ___/03/2022
Componente Curricular: Produção de Texto 
Conteúdo Cultural: Texto dissertativo-argumentativo Enem
TEMA 04 - O impacto da publicidade sobre o consumo abusivo de bebidas alcoólicas entre jovens e adolescentes no Brasil
Texto 1
As propagandas de bebidas alcoólicas levam o adolescente a beber? Resultados de um estudo longitudinal
Adolescentes são particularmente susceptíveis a diversas consequências negativas associadas ao uso de álcool, entre as quais destacam-se acidentes de carro, doenças sexualmente transmissíveis, suicídio, morte e invalidez.
O álcool é a droga de escolha dos adolescentes nos Estados Unidos. Aproximadamente 50% já fizeram uso dessa substância até o fim do ensino fundamental; 80% já fizeram uso até o fim do ensino médio e 50% são bebedores habituais.
Muitos estudiosos afirmam que a propaganda de bebidas alcoólicas contribui para a ampla aceitabilidade social das bebidas alcoólicas, e, desse modo, influencia tanto no primeiro uso quanto no uso continuado dessa substância. A propaganda na televisão, que é proibida nos EUA para o tabaco e é permitida para o álcool, é considerada uma fonte importante de divulgação das bebidas alcoólicas, especialmente de cerveja, para os jovens. Vale salientar que a propaganda feita por vias adicionais (revistas e rádio), assim como por meio de eventos promocionais (eventos esportivos), também é considerável.
A propaganda de bebidas alcoólicas de fato encoraja o consumo de álcool entre adolescentes? A resposta é incerta, na medida em que os estudos divergem sobre o tema. Alguns apontam para uma pequena influência das propagandas sobre as vendas e o consumo de bebidas alcoólicas, com um possível efeito acumulativo que ocorre com o tempo e à exposição. Há pesquisas científicas que apontam para a inexistência de qualquer relação entre propaganda e comportamento de consumo de bebidas alcoólicas, ao passo que outros artigos se referem para uma relação positiva entre exposição às propagandas ou resposta positiva para essas propagandas e intenção de fazer uso de álcool na idade adulta.
Contudo, as pesquisas mencionadas são transversais, ou seja, são retratos de um determinado momento, e, desse modo, são susceptíveis a uma interpretação errônea da relação de causa e efeito (não se sabe o que veio antes, a propaganda ou o uso de bebidas alcoólicas), necessitando, assim, de estudos complementares para futura averiguação dos fatos. Ademais, o efeito das propagandas de bebidas alcoólicas pode ser acumulativo sobre o consumo dessas substâncias, sendo assim de difícil estimação. Connolly e colaboradores realizaram um estudo longitudinal (estudo que acompanha sua amostra ao longo do tempo) sobre o tema, contando com uma amostra de 667 adolescentes neozelandeses que foram entrevistados aos 13, 15 e 18 anos de idade. Os dados encontrados foram controversos.Os adolescentes do sexo masculino que mais se recordaram das propagandas aos 15 anos de idade consumiram mais cerveja aos 18 anos de idade comparado àqueles jovens que pouco se recordaram dos comerciais.
No entanto, os adolescentes do sexo feminino que aos 13 anos de idade lembram-se mais desses comerciais consumiram menos frequentemente cerveja (posteriormente, aos 18 anos de idade). Não houve efeito algum sobre a lembrança de propagandas de álcool aos 13 anos de idade para adolescentes do sexo masculino ou aos 15 anos para adolescentes do sexo feminino, assim como não houve influência alguma da exposição sobre o consumo de vinho e destilados.
Assim, nota-se, de um modo geral, que o efeito das propagandas é diferente entre os gêneros. As meninas parecem estar mais atentas aos comerciais em idade mais precoce, mas são menos influenciáveis, ao passo que os meninos sofrem influência mais direta e mais tardiamente em termos de idade.
Disponível em: https://cisa.org.br/index.php/pesquisa/artigos-cientificos/artigo/item/84-as-propagandas-de-bebidas-alcoolicas-levam-o-adolescente-a-beber-resultados-de-um-estudo-longitudinal
Texto 2
[...] a publicidade de bebidas alcoólicas é um dos importantes fatores influenciadores dos hábitos de consumo de álcool da população, em particular entre os mais jovens. Seu papel estratégico não pode e não deve ser menosprezado. Características como quão atraentes as propagandas são para esse segmento e sua exposição a elas relacionam-se com uma maior expectativa de consumo futuro e com um consumo maior e mais precoce por adolescentes. Essa opinião se sustenta em estudos recentes e na reserva de conhecimento disponível sobre o tema, tanto do ponto de vista econométrico e de efeitos individuais quanto neuroeconômico.93-95,109-127 No Brasil, a publicidade de álcool, principalmente cerveja, é bastante apreciada por sua qualidade e criatividade, e os adolescentes e adultos jovens parecem estar especialmente expostos a ela, que os tem como alvo preferencial.
O conhecimento atual sobre o tema indica que a redução da exposição à publicidade tem impacto positivo e proporcional, ainda que não de forma linear, sobre o consumo de álcool, principalmente entre os mais jovens, justamente a população mais vulnerável. Além disso, outras medidas regulatórias da oferta do produto, seja por meio da sobretaxação, seja por meio da restrição na instalação e funcionamento dos pontos-de-venda têm se demonstrado eficazes na redução do consumo de álcool e, consequentemente, dos danos associados a esse consumo.
PINSK, Illana. O impacto da publicidade de bebidas alcoólicas sobre o consumo entre jovens: revisão da literatura internacional.
Texto 3
Texto 4
Proposta 1 – Texto Dissertativo-Argumentativo
Instruções:
· O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
· O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
· A redação que apresentar cópia dos textos motivadores terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
· tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”.
· fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
· apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos.
· apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.
A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “O impacto da publicidade de bebidas alcoólicas sobre o consumo abusivo entre jovens e adolescentes”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione de forma coerente e coesa os argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.
Proposta 2 – Artigo de Opinião
Siga as orientações abaixo: 
A. O artigo de opinião é um texto dissertativo, que seguirá a estrutura desse tipo, ou seja, introdução (1º parágrafo), desenvolvimento (2º e 3º parágrafos), conclusão (4º parágrafo); 
B. Na introdução, deve ser desenvolvido o tema e a tese; porém, diferente das dissertações argumentativas, não há a necessidade de se fornecerem os argumentos na introdução; 
C. No desenvolvimento, deverão ser apresentados os seguintes elementos: opinião, recurso argumentativo (dados estatísticos, exemplos, argumentos de autoridade e outros mais para que o texto tenha fundamento). Tenha o cuidado para que as informações não fiquem repetidas nos dois parágrafos; 
D. Na conclusão, deve haver a retomada do tema e da tese e um encerramento positivo, de modo que pressuponha uma alternativa de melhoria ou de solução da problemática; 
E. Use o lugar social (máscara), logo no primeiro parágrafo; 
F. Use a contra-argumentação dentro de um dos parágrafos.Não há a necessidade de utilização desse recurso em mais de um parágrafo; 
G. Faça o texto em 1ª pessoa do singular. Utilize essa pessoa gramatical em todos os parágrafos, pelo menos três vezes: pronomes, verbos, expressões.
Redija um texto de opinião, questionando a eficácia da proibição de propaganda de bebida alcoólica no Brasil e posicionando-se a respeito desse assunto.

Outros materiais

Perguntas Recentes