Buscar

Microcirculação: Função e Estrutura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONFERÊNCIA 03 – MICROCIRCULAÇÃO
· Função básica da microcirculação: Pode ser defina como uma rede de pequenos vasos sanguíneos (arteríolas, capilares e vênulas) com diâmetro inferior a 100 micrometros. Artéria -> arteríolas -> capilares -> vênulas -> vena (o sangue flui nesse sentindo, artéria para veia). A principal função da microcirculação é o transporte de nutrientes para os tecidos e a remoção dos produtos da exceção/metabolismo celular.
· Artérias: vasos sanguíneos de alta pressão que conduzem o sangue do coração para os tecidos. Como é calibroso, ele não consegue ir até o fundo do tecido, sendo necessárias ramificações.
· Arteríolas: são as ramificações das artérias e servem para distribuir o sangue para os capilares.
· Marteríolas: são as terminações das arteríolas.
· Capilares: Nele, especificamente, há a troca entre sangue e espaço intersticial (espaço existente entre as células; as substancias nutrem o tecido saindo do capilar e indo para o espaço intersticial, assim como a célula libera substancias para o espaço também).
· Vênulas: coletam sangue dos capilares.
· Veias: transportam sob baixa pressão (diferente da artéria) o sangue dos tecidos para o coração.
· As veias e as artérias são revestidas por túnica externa, média e íntima (essas são endoteliais e também estão presentes nos capilares; através das células endoteliais que as substâncias passam).
· Artérias são mais espessas, ou seja, há maior pressão, então elas levam o sangue do coração para o corpo, diferentemente das veias.
· Os capilares unem arteríolas (que antes eram artérias, mas foram ramificadas) a vênulas (que irão se “contrair” em veias.
· As arteríolas são formadas por tecido muscular liso, são involuntárias, e podem se contrair ou dilatar para aumentar ou diminuir o fluxo sanguíneo.
· As arteríolas, quando penetram mais nos tecidos, se constituem como marteríolas, e elas são revestidas por tecido muscular descontínuo, o que faz com que o fluxo sanguíneo seja intermitente; as marteríolas são formadas por esfíncteres pré-capilares (e elas controlam o fluxo sanguíneo, podendo contrair para diminuir o fluxo ou aumentar para expandir o fluxo); o fluxo é variável e intermitente, diferentemente das veias e vênulas que o fluxo sanguíneo tende a ser mais contínuo.
· Existem vários tipos de capilares, a depender do tecido; a célula endotelial pode ser diferente; existe: capilar contínuo (as substâncias tendem a ter dificuldade de sair do capilar, ex vasos cerebrais), capilar fenestrado (há pequenos buraquinhos que aumentam a capacidade de o capilar “trocar” substâncias com o tecido), capilar sinusoidal (há fendas e frestas intercelulares mais consideráveis, ex fígado).
· Dentro do capilar o fluxo é intermitente (e não contínuo) e por isso ele pode ser interrompido se houver a necessidade (vasomotilidade). Vasomotilidade nada mais é do que a contração intermitente das arteríolas e esfíncteres pré-capilares e até pequenas arteríolas, o que promove o aumento ou não do fluxo sanguíneo. O metabolismo tecidual regula a vasomotricidade. O aumento do CO2 faz com que haja aumento do fluxo (vasodilatação), assim como o aumento da acidez. 
· Troca de substancias entre capilar e tecidos (interstício): Difusão (passagem de substancias através da membrana capilar, como gases co2 e o2, glicose e etc; atravessa a membrana celular não o espaço intersticial), Filtração (passagem de substâncias nas fendas entre as celulas endoteliais; geralmente ocorre do capilar para os tecidos; ex formação da urina); Absorção (passagem de substâncias pelas fendas no sentido do tecido para o capilar – exatamente o oposto da filtração).
· PRESSÃO
· Edema é o acúmulo de líquido no interstício
· PONTOS IMPORTANTES: 
- Quais as duas pressões que determinam a perfusão tecidual? Pressão hidrostática e osmótica
- Cite dois tipos de capilares: Contínuo, fenestrado, sinusoidal
- Explique de forma sucinta qual a relação entre a insuficiência renal crônica e o edema: insuficiência renal promove perda de proteína plasmática, e consequentemente diminui a pressão osmótica (osmolaridade do plasma), promovendo o acúmulo de líquidos nos tecidos (especialmente membros inferiores), também conhecido como edema.

Outros materiais