Buscar

atividade68012_ Atividade 2 pronta- Renan Fraga Espindola

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 2
CURSO: AGRONEGÓCIOS
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA RURAL
PROFª: MARIA ISABEL SCHIERHOLT
Valor: 10,0 pontos
Aluno: Renan Fraga Espindola
RGM: 293.6352
ATIVIDADE 2
01) (Valor: 2,0) Se o objetivo da política macroeconômica é combater a inflação (como ocorreu recentemente), a política fiscal adotada deve ser contracionista. Cite 02 instrumentos de POLÍTICA FISCAL CONTRACIONISTA que podem ser adotados neste caso.
-Redução dos gastos do governo: desacelera a produção
-Aumentar os impostos: diminuir o consumo, consequentemente diminui o investimento das empresas.
02) (Valor: 2,0) Diferencie concorrência perfeita de concorrência monopolística quanto ao produto e quanto as condições de ingresso na indústria, explicando o porquê. 
Concorrência perfeita: existem as firmas perfeitamente competitivas. Uma firma perfeitamente competitiva é aquela que considera o preço do produto que comercializa neste mercado como dado e sabe que não pode controla-lo ou influencia-lo. Um mercado em concorrência perfeita se adéqua ao conjunto de hipóteses a seguir: mercado atomizado, produtos homogêneo, ausência de barreiras e transparência.
Concorrência monopolística: Um mercado monopolisticamente competitivo é bem semelhante ao mercado perfeitamente competitivo , pois em ambos os casos existem muitas empresas e a entrada de novas firmas não e limitada. Porem, ele difere da concorrência perfeita , pois nesse mercado os produtos são diferenciados entre si. A diferenciação de produtos pode ocorrer pelas características físicas , pela embalagem, ou pela forma como cada empresa promove suas vendas. Aí entram a propaganda , o atendimento ao cliente, o fornecimento de brindes, a manutenção de produtos etc.
Concorrência perfeita (quanto ao produto) homogêneo , não há qualquer diferenças. Os produtos produzidos por todas as empresas são homogêneos (idênticos , iguais) e, portanto, substitutos perfeitos entre si.
Concorrência monopolística (quanto ao produto) diferenciado- a diferenciação de produtos pode ocorrer entre si, a diferenciação de produtos pode ocorrer pelas características físicas , pela embalagem, ou pela forma como cada empresa promove suas vendas.
Concorrência perfeita (quanto às condições de ingresso na industria)- não há barreiras, nesse mercado o que diferencia são os preços do produto que comercializa neste mercado como dado e sabe que não pode controla-lo ou influencia-lo.
Concorrência monopolística( quanto às condições de ingresso na industria)- não há barreiras, é semelhante ao mercado perfeitamente competitivo, o que difere são os produtos que são diferenciados entre si.
03) (Valor: 2,0) Quais os principais objetivos macroeconômicos. Explique cada um deles.
O problema da macroeconomia - A inflação é outro problema com o qual a macroeconomia de defronta e quer explicar por que alguns países registram altos níveis de inflação e determinados períodos e inflação baixa em outros. Outra preocupação central da Macroeconomia e com a taxa de crescimento do produto. A macroeconomia quer entender por que o produtos flutua , por que em alguns países o produto cresce mais rapidamente do que em outros e como manter níveis altos de crescimento do produto.
A política macroeconômica – Política e macroeconomia estão intimamente ligadas . Por isso , podemos igualar os objetivos da macroeconomia com os objetivos da Política Macroeconômica. Todo país quer agregar o maior volume de bens e serviços na tentativa de satisfazer as necessidades e desejos econômicos de seus cidadãos. Quando o nível de produção da economia é alto e a taxa de crescimento também , o país apresenta elevado nível de emprego de seus recursos produtivos , entre eles a mão de obra , um alto nível de renda e, consequentemente , um aumento no consumo. O resultado disso é o aumento do padrão de vida de toda sociedade. O desemprego da força de trabalho é um problema macroeconômico que afeta diretamente os cidadãos e de maneira perversa, já que estar desempregado significa a perda do padrão de vida e desencadeia uma serie de preocupações.
Dilemas da política macroeconômica- Os objetivos da política Macroeconômica podem se mostrar conflitantes. Isso ocorre porque , em algumas situações, para atingir determinado objetivo o país acaba abrindo mão de outro objetivo também perseguido por ele. Outro dilema da Política Macroeconômica pode ser observado entre os objetivos de estabilidade de preços , crescimento econômico e o alto nível de emprego . Em Economia , esse dilema é conhecido como trade off (expressão usada para situações onde existe algum conflito de escolha) entre inflação e desemprego. Geralmente , para conter a alta dos preços , ou seja, para controlar a inflação, os governos adotam medidas que desestimulem a demanda agregada. Infelizmente , tais medidas , ao desestimular a demanda , também desestimulam o setor produtivo. A produção irá cair , mas o nível de emprego também.
Instrumento de política Macroeconômica- A política Macroeconômica dispõe de alguns instrumentos, os quais atuam sobre a oferta e a demanda agregada. Tais instrumento são: política fiscal, política monetária , política cambial ou comercial e política de rendas.
A divisão do estudo Macroeconômico- A Macroeconomia trata a economia como se ela fosse dividida em cinco mercados: mercado de bens e serviços, mercado de trabalho, mercado monetário , mercado de títulos e mercado de divisas
04) (Valor: 2,0) Explique como se dá o fluxo circular da renda
Suponhamos que os indivíduos sejam os proprietários da força de trabalho, da terra, dos recursos naturais, das maquinas, equipamentos, tecnologia, enfim, os indivíduos são donos de todos os fatores de produção dessa economia. Para realizar a produção, as firmas empregam fatores de produção, dessa forma , os indivíduos vendem seus fatores de produção às empresas e recebem renda por isso. Essa operação de compra e venda de fatores de produção representa renda para os indivíduos e, em contrapartida, uma despesa para as empresas. Todas as despesas efetuadas com o produto (seja para produção ou consumo) são, necessariamente, convertidas em renda na economia. E toda a renda gerada com o produto (seja na produção ou no consumo) é, necessariamente, convertida em despesa.
05) (Valor: 2,0) Julgue a assertiva abaixo como verdadeira ou falsa justificando a sua resposta.
Os seguintes mercados compõem a estrutura da análise macroeconômica de uma economia: o mercado de bens e serviços, que reflete o nível de atividades dessa economia, representada pelos agentes macroeconômicos — consumidores, empresas e governo —; mercado fiscal, no qual são relevantes a taxa salarial e a taxa cambial; e o mercado monetário, em que os agentes econômicos empregam recursos para a produção do produto interno bruto.
	FALSO – mercado fiscal não existe. A política fiscal é executada pelo governo e seus objetivos são idênticos a política macroeconômica . Para atingir seus objetivos a própria política fiscal utiliza seus instrumentos fiscais: variação dos gastos do governo ou variação das taxas e impostos.

Outros materiais