Buscar

Avaliação 3 discursiva Tópicos Especiais em Biomedicina

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1
Os princípios que norteiam o Sistema único de Saúde no Brasil foi promulgado em 1990 com a lei orgânica do Sistema Único de Saúde. Esses princípios devem ser exercidos por todos os profissionais que atuam em todas as bases do sistema, fazendo assim com que ele seja eficaz e justo.
Disserte sobre os princípios do Sistema Único de Saúde Brasileiro e a sua importância.
Resposta esperada
Minha resposta
O Sistema Único de Saúde (SUS) é o maior sistema público de saúde do mundo. Proporciona acesso gratuito, universal e integral a todos, brasileiros ou não, em território nacional. UNIVERSALIZAÇÃO: A saúde é um direito de todas as pessoas que se encontram no território brasileiro, independentemente de nacionalidade, cor, etnia, religião, classe social, sexo ou qualquer outra característica que as diferencie dos demais. EQUIDADE: embora todos tenham os mesmos direitos, as desigualdades serão consideradas de modo que, onde a carência é maior, haja mais investimento. Um exemplo é o tratamento preferencial ao idoso e à gestante. INTEGRALIDADE: oportuniza o atendimento integral, abrangendo a saúde em todos os âmbitos, desde a prevenção até o tratamento de doenças graves. Além disso, permite que as necessidades de saúde de cada pessoa sejam vistas de modo global, dentro do seu contexto de vida, de modo que as políticas públicas de saúde sejam integradas a outras competências do poder público e produzam impacto na qualidade de vida. Desta maneira, obedecer e respeitar os três princípios do SUS é extremamente importante, pois eles propiciam a padronização de sua organização, suas ações e seus objetivos em todo o Brasil, não só em suas unidades, mas também no setor privado a ele conveniado.
2
A Leucemia Linfoide Aguda (LLA) é uma neoplasia maligna heterogênea no sistema hematopoiético, na qual ocorre a multiplicação desordenada de células blásticas, ocorrendo o acúmulo de células jovens na medula óssea. A classificação morfológica em vigor comumente utilizada foi desenvolvida por um grupo denominado Franco-Americano-Britânico (FAB).
Disserte sobre a diferença encontrada nos blastos nas três classificações da LLA.
Resposta esperada
Minha resposta
L1: caracterizam-se por células de tamanhos pequenos e morfologia regular. São homogêneos, sem nucléolos e com relação núcleo-citoplasma alta. L2: são células com tamanhos variados, heterogêneas e possuem nucléolos grandes e visíveis. Podem apresentar irregularidade no contorno. L3: células grandes, com basofilia citoplasmática e apresentam imunofenotipo B. Considerada a forma mais grave da patologia, pois apresenta forma leucêmica do linfócito de Burkitt.

Continue navegando