Buscar

Av1 - Ed - Cultura Digital

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1) As tecnologias digitais facilitaram de modo significativo a vida das pessoas nos últimos anos, por exemplo, proporcionando uma rapidez na comunicação estabelecida entre estas. Porém, de acordo com alguns estudos a introdução dessas tecnologias por meio de aparelhos conectados à internet têm provocado impactos negativos em diferentes âmbitos da vida.
Considerando a informação apresentada a respeito dos impactos negativos provocados pelas tecnologias digitais na vida das pessoas, analise as afirmativas a seguir:
I. Com as tecnologias digitais as pessoas intensificaram suas relações sociais por meio do contato direto, face a face, com as pessoas do seu convívio familiar, profissional e social.
II. A capacidade de atenção das pessoas tem sido impactada e afetado, consequentemente, o nível de produtividade alcançado por elas.
III. A conexão com a internet e a necessidade de respostas imediatas por meio do uso das redes sociais ou de comunicação virtuais têm aumentado o nível de stress dos usuários.
Considerando as informações apresentadas, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
· a) I, II e III.
· b) I e II, apenas.
· c) II e III, apenas. Alternativa assinalada
· d) I e III, apenas.
· e) III, apenas.
2) Um fenômeno difundido intensamente no contexto das tecnologias e ferramentas de comunicação digitais são as chamadas "fake news", termo em inglês que se refere à informações falasas. De acordo com uma entrevista concedida por Eugênio Bucci, professor da Escola de Comunicação e Artes, da USP:
"Quem diz que as fake news não são novidade porque a mentira existe na política desde sempre está incorrendo em um equívoco. A mentira existe e existirá enquanto houver humanidade. Mas as fake news constituem uma modalidade de produção da mentira que não tem a ver com o que se passava antes. (...) A mentira presente nas fake news é industrialmente produzida, a despeito da opinião política daquele que a fabrica. (...) As fake news são a produção e a difusão de mentiras, ou de verdades forçadas, em uma determinada era de fabricação de valor na indústria do imaginário, onde estão as redes sociais, onde está toda a cultura digital..." (BUCCI, Eugênio. Como as fake news podem afetar o destino da democracia (Entrevista concedida). Caderno Globo,n. 13, Entre Dados, set. de 2018, p. 63. Disponível em: <https://cappra.files.wordpress.com/2018/11/caderno_globo_entre_dados.pdf>. Acesso em: 20 jan. 2020).
Qual é a particularidade presente nas fake news enquanto uma modalidade de produção da mentira na concepção de Eugênio Bucci? Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
· a) As fake news têm a particularidade de serem informações pouco difundidas e que atingem um público limitado.
· b) As fake news é uma nova modalidade discursiva e artesanal sobre a verdade e o real.
· c) As fake news têm a particularidade de fabricar em escala industrial fatos verídicos sobre a realidade.
· d) As fake news, enquanto criação e propagação de falsas informações, têm a particularidade de se caracterizar pela produção de mentiras industrialmente. Alternativa assinalada
· e) As fake news têm como especificidade desnudar a mentira presente em toda a história da humanidade baseando-se na veracidade dos fatos.
3) As mudanças proporcionadas pelas tecnologias digitais na vida das pessoas podem ser observados em vários âmbitos da realidade cotidiana, conforme explicita o psicanalista Christian Dunker, com base na sua experiência de atendimento clínico.
"Meus pacientes se separam, casam, pessoas de terceira idade encontram novos parceiros, adolescentes se criticam, tudo virtualmente. Mães de WhatsApp se atacam, isso está no cotidiano de sofrimento das pessoas.
Hoje, muitos casais que se separam têm a separação desencadeada porque um ou outro pegou uma mensagem no Facebook, uma tela aberta de WhatsApp. Não quer dizer que a separação não viria por outros meios. Mas o desencadeante é quase sempre esse vacilo do "deixei a tela aberta". (DUNKER, Christian. Debate: Visoes de um estranho paraíso. Caderno Globo,n. 13, Entre Dados, set. de 2018, p. 31. Disponível em: <https://cappra.files.wordpress.com/2018/11/caderno_globo_entre_dados.pdf>. Acesso em: 20 jan. 2020).
Tomando como referência as informações apresentadas, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) A possibilidade de novos casamentos e encontros entre novos parceiros por meio do mundo virtual é impossível segundo a opinião do psicanalista.
( ) As tecnologias digitais têm sido utilizadas por todos os usuários como uma forma de comunicação pacífica, de respeito mútuo e de tolerância, evitando o sofrimento no cotidiano das pessoas.
( ) De acordo com o psicanalista, várias separações entre casais têm hoje como desencadeante a descoberta de mensagens em redes sociais, mas isto não significa que a separação não ocorreria por outros meios.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Alternativas:
· a) F-F-V. Alternativa assinalada
· b) V-F-V.
· c) V-V-F.
· d) F-V-F.
· e) V-V-V.
4) Levando em conta as competências necessárias nos profissionais do futuro, o livro "Educação para vida e o trabalho: desenvolvendo conhecimentos e habilidades transferíveis no século XXI" (tradução livre do título original "Education for life and work: developing Transferable Knowledge and Skills in the 21st Century") expõe aos governos e escolas a necessidade de começarem a desenvolver nos seus estudantes 10 competências fundamentais, entre as quais, o pensamento crítico e a criatividade.
Considerando as características dessas competências, analise as afirmativas a seguir:
I. O conhecimento técnico será suficiente para assegurar a estabilidade no emprego dos profissionais do futuro.
II. A formação de cidadãos críticos, que saibam ter um protagonismo colaborativo e trabalhar com criatividade, ganha importância na sociedade contemporânea caracterizada pela cultura digital.
III. As competências que serão exigidas dos profissionais do futuro implicam uma mudança de mentalidade.
Considerando as informações apresentadas, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
· a) I, II e III.
· b) I e II, apenas.
· c) II e III, apenas. Alternativa assinalada
· d) I e III, apenas.
· e) II, apenas.
5) A vontade de inovar e a abertura para as mudanças ocorridas no mercado de trabalho em decorrência das mudanças tecnológicas são aspectos fundamentais para os profissionais dos novos negócios surgidos na era digital. Além disso, outro fator crucial é apresentado no trecho a seguir:
"Através do exame do que falam os maiores especialistas, o que podemos concluir é que ainda sabemos muito pouco sobre o que pode advir no mundo do trabalho e do emprego. A verdade é que estamos vivendo o início de uma era ainda mais revolucionária do que a que vivemos nos últimos 40 anos. Como sempre, a educação será um dos fatores mais importantes. Aliás, sempre foi assim: os países que estão sobressaindo agora são aqueles que investiram pesadamente em seus sistemas educacionais, como fizeram a China, a Coreia do Sul ou Israel. Está claro, também, que agora não se trata apenas de investir. É necessário reformar as estruturas, as práticas e as políticas do sistema educacional para deixá-lo preparado para esses novos tempos".
(FELDMANN, Paulo. Chegamos à eletronização. Caderno Globo,n. 13, Entre Dados, set. de 2018, p. 59. Disponível em: <https://cappra.files.wordpress.com/2018/11/caderno_globo_entre_dados.pdf>. Acesso em: 20 jan. 2020).
De acordo com a citação, o que será fundamental para a preparação das pessoas para as mudanças proporcionadas pela era digital. Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
· a) O ajuste e diminuição dos gastos sociais no sistema educacional.
· b) A adoção de políticas de congelamento dos recursos destinados à educação.
· c) O investimento e a reforma das estruturas do sistema educacional. Alternativa assinalada
· d) A eliminação de investimentos na área da tecnologia e da ciência.
· e) A exclusão dos diferentes níveis de ensino que integram o sistema educacional.

Outros materiais