Buscar

Avaliação final (Discursiva) - Biblioteconomia - Formação e Desenvolvimento de Coleções

Prévia do material em texto

Biblioteconomia – Uniasselvi
Avaliação Final (Discursiva) – Individual
Formação e Desenvolvimento de Coleções
1- O debate sobre acesso aberto tem como foco principal a comunicação científica, que, para Meadows (1999), é o coração da ciência, sendo tão vital quanto à própria investigação científica. Isso porque transforma uma pesquisa em novas pesquisas e mais conhecimento social produzido. Diante disso, disserte sobre o motivo da transformação de conhecimento por meio do movimento de acesso aberto. FONTE: MEADOWS, A. J. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.
Resposta Esperada:
- O movimento de acesso aberto proporciona a transformação de conhecimento, pois auxilia na disseminação gratuita da informação científica produzidas em universidades, empresas, centro informacionais, entre outros.
- Seus conteúdos são divulgados por meio dos artigos de revistas, também chamados de periódicos, e comunicações de eventos, relatórios de pesquisa, anais de congressos, teses, dissertações, livros, entre outros.
- Antes mesmo do movimento de acesso aberto se fortalecer, já era possível ver iniciativas que já tinham como objetivo o acesso irrestrito.
2- O acervo bibliográfico corresponde à quantia total dos livros de uma biblioteca, podendo compreender diversas coleções diferentes. O acervo habitualmente é dividido em: coleção de referência, didática, informativa (de consulta e estudo), de lazer e institucional. Explique e apresente exemplos da coleção didática.
Resposta esperada
*A coleção didática refere-se às obras indicadas pelos professores no plano de ensino das disciplinas,* são consideradas leituras obrigatórias no desenvolver do curso, *como exemplo cita-se os livros, manuais, códigos, normais, entre outros.

Outros materiais