Buscar

ATIVIDADE 2 - DIREITO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 - Há muitas teorias que buscam explicar qual a natureza jurídica do Salário: teoria do crédito alimentício, teoria do direito da personalidade, teoria da contraprestação do trabalho, etc. (LEITE, Carlos Henrique Bezerra. Curso de direito do trabalho. 11 ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2015, p. 385)
Em relação à natureza jurídica do trabalho assinale a alternativa correta:
A vontade das partes é restringida, por exemplo, pela fixação por lei ou por normas coletivas de valores mínimos de salários (salário mínimo, salário profissional, salário normativo, piso salarial) garantindo o mínio existencial.
Resposta correta. O valor do salário é fixado mediante o exercício da vontade unilateral ou bilateral das partes contratantes. No entanto, à vontade das partes somam-se expressões de vontade externa decorrentes de normas jurídicas. Assim, a vontade das partes é restringida, por exemplo, pela fixação por lei ou por normas coletivas de valores mínimos de salários (salário mínimo, salário profissional, salário normativo, piso salarial), devendo, ainda, obedecer às determinações normativas no que diz respeito aos reajustes a serem aplicados aos salários, fixados por normas coletivas;
2 - As parcelas salariais são aquelas recebidas com habitualidade pelo trabalhador, a exemplo das comissões, percentagens e adicionais. Em relação as parcelas salariais, assinale a alternativa correta:
Parcelas não salariais possuem natureza indenizatória, ressarcitória ou instrumental em relação à atividade de trabalho.
3 - A empresa ABC Ltda. possui 100 trabalhadores e, com fundamento em situação de crise econômico e financeira, realizou acordo com os empregados com a finalidade de diminuir os salários por certo tempo. O acordo foi reduzido a termo e obteve a anuência dos empregados. Sobre o caso hipotético, assinale a alternativa correta:
O acordo celebrado é válido pois obteve anuência dos trabalhadores.
4 – 
Fonte: https://www.ocafezinho.com/2016/12/02/ibge-salario-de-homens-e-maior-do-que-o-das-mulheres-ate-quando-brasil/
O princípio da equiparação salarial possui previsão normativa em diversos tratados internacionais como o Tratado de Versalhes e a Carta das Nações Unidas. A CLT dispõe sobre o princípio da equiparação salarial no art. 461, inclusive com aplicação de multa para o caso de discriminação por motivo de sexo ou etnia. Na hipótese de discriminação salarial, o juiz determinará a empresa:
o juízo determinará, além do pagamento das diferenças salariais devidas, multa, em favor do empregado discriminado, no valor de 50% (cinquenta por cento) do limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social.
Resposta correta. De acordo com o §6º do art. 461, da CLT: No caso de comprovada discriminação por motivo de sexo ou etnia, o juízo determinará, além do pagamento das diferenças salariais devidas, multa, em favor do empregado discriminado, no valor de 50% (cinquenta por cento) do limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social.
5 - A empresa ABC Ltda. pretende fornecer benefícios ao seu gerente, além do pagamento do salário fixo. Dos benefícios que podem ser fornecidos pela empresa ao empregado, constituem salário in natura
aluguel de apartamento decorrente do contrato ou do costume.
Resposta correta. De acordo com o art. 458, CLT: além do pagamento em dinheiro, compreende-se no salário, para todos os efeitos legais, a alimentação, habitação, vestuário ou outras prestações "in natura" que a empresa, por força do contrato ou do costume, fornecer habitualmente ao empregado.
6 - Felipe é advogado do Banco Lucro S.A. e demandou contra o banco na justiça do trabalho com a reclamação de que possui função de confiança e, via de consequência, direito a gratificação. Diante do caso narrado, assinale a alternativa correta.
O advogado empregado pelo banco, pelo simples exercício da advocacia, não exerce cargo de confiança.
Resposta correta. Súmula nº 102 do TST. BANCÁRIO. CARGO DE CONFIANÇA (mantida) - Res. 174/2011, DEJT divulgado em 27, 30 e 31.05.2011. V - O advogado empregado de banco, pelo simples exercício da advocacia, não exerce cargo de confiança, não se enquadrando, portanto, na hipótese do § 2º do art. 224 da CLT. (ex-OJ nº 222 da SBDI-1 - inserida em 20.06.2001)
7 - A Constituição Federal, em seu art. 7º, IX e XXXIV, assegura aos trabalhadores avulsos, urbanos e rurais, o direito a remuneração do trabalho noturno com valor de remuneração superior ao diurno. Sobre o trabalho noturno, assinale a alternativa correta.
O trabalho noturno terá acréscimo de 20% ou mais sobre a hora diurna, salvo nos casos de revezamento semanal ou quinzenal.
Resposta correta. De acordo com o art. 73, salvo nos casos de revezamento semanal ou quinzenal, o trabalho noturno terá remuneração superior a do diurno e, para esse efeito, sua remuneração terá um acréscimo de 20 % (vinte por cento), pelo menos, sobre a hora diurna.
8 - Eduardo trabalha para a empresa Entrega Tudo Ltda como motoboy na entrega de todo tipo de encomenda, até mesmo materiais inflamáveis. Sobre o trabalho de Marcos, é correto afirmar que ele possui direito ao adicional de:
periculosidade, no percentual de 30% sobre o salário base, por se tratar de trabalhador em motocicleta.
Resposta correta. Art. 193. § 1º - O trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional de 30% (trinta por cento) sobre o salário sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa. § 4 São também consideradas perigosas as atividades de trabalhador em motocicleta.
9 – 
Fonte - Fonte: Duke para O TEMPO - https://www.humorpolitico.com.br/tag/charges-sobre-o-13%C2%BA-salario/
Acerca da gratificações natalinas ou 13º salário, assinale a alternativa correta
o 13º salário não será pago quando o direito de recebe-lo ainda não tiver sido adquirido e o trabalhador foi dispensado do seu trabalho por justa causa
Resposta correta: De acordo com art. 7º do Decreto 57.155/65, ocorrendo a extinção do contrato de trabalho, salvo na hipótese de rescisão com justa causa, o empregado receberá a gratificação devida, calculada sobre a remuneração do respectivo mês.
10 - A Medida Provisória 808/17/2017 possuía o objetivo de regulamentar a Lei 13.467/2017 (Reforma Trabalhista) e os dispositivos alterados por ela nas Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Todavia, a Medida Provisório perdeu sua eficácia em abril de 2018. Sobre as alterações das normas sobre salário e suas distinções em relação a remuneração assinale a alternativa correta:
Salário é uma das parcelas da remuneração, equivalente ao valor pago diretamente pelo empregador ao empregado como contraprestação decorrente da relação de emprego, abrangendo os períodos de prestação de serviços, o tempo à disposição do empregador e os períodos de interrupção do contrato de trabalho.

Outros materiais