Buscar

ATIVIDADE 3 - DIREITO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caro estudante, 
ao longo dos nossos estudos da unidade 3, observamos que a jornada de trabalho engloba tanto o tempo em que o empregado está à disposição do trabalhador, como como o tempo em que está efetivamente atuando em seu labor. “As razões para a limitação da duração do trabalho são de ordem biológica, social, econômica, religiosa e familiar. Devido à sua importância, a Consolidação das Leis Trabalhistas (1943) dedicou um capítulo à duração do trabalho (arts. 57 a 75)” (LEITE, 2019, p. 556) 
Considerando essas informações e os conteúdos estudados, disserte sobre os parâmetros expressos na Constituição sobre a carga horária máxima diária semanal sobre a jornada de trabalho e casos especiais em que há a possibilidade de extrapolar o limite de horas em jornada diária de trabalho. 
REFER& Ecirc;NCIA 
LEITE, C. H. B. Curso de direito do trabalho. 11 ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2019.
A Constituição Federal, em seu artigo 7º, inciso XIII, determina que a duração do trabalho normal não pode ser superior a oito horas diárias. Não é vedado, portanto, ao empregador, estipular carga horária diária inferior. Algumas categorias de profissionais conquistaram direitos, por meio de normas específicas a cada uma, de possuírem carga horária diária máxima de trabalho inferior a oito horas diárias, como a categoria dos trabalhadores bancários, telefonistas (art. 227, CLT) e médicos. Em casos especiais há a possibilidade de extrapolar o limite de horas em jornada diária de trabalho. Nestes casos, de acordo com o artigo 7º, inciso XVI da Constituição Federal, o trabalhador possui o direito de receber um adicional mínimo de 50% do valor de sua hora normal de trabalho. Em caráter específico, a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho mitigou o limite máximo constitucional de oito horas diárias de trabalho. Segundo a Súmula 444 TST, em caráter excepcional e desde que haja previsão em lei, acordo coletivo de trabalho ou convenção coletiva de trabalho, é possível uma elasticidade na jornada de trabalho ao possibilitar uma escala de 12 horas de trabalho, desde que o trabalhador seja contemplado com 36 horas de descanso (12 x 36). Nessas hipóteses o trabalhador terá direito a perceber um adicional na remuneração da décima primeira e décima segunda hora de trabalho. Essa temática foi alvo de recente alteração legislativa que inseriu o artigo 59-A na CLT. Art. 59-A. Em exceção ao disposto no art. 59 desta Consolidação, é facultado às partes, mediante acordo individual escrito, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho, estabelecer horário de trabalho de doze horas seguidas por trinta e seis horas ininterruptas de descanso, observados ou indenizados os intervalos para repouso e alimentação.

Outros materiais