Buscar

Avaliação I - gestão e desenvolvimento de pessoas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação I - Gestão e Desenvolvimento de Pessoas
1 Sabe-se que os administradores podem ser diretores, gerentes, supervisores etc. São cargos que desempenham quatro funções básicas da administração, que são: planejar, organizar, dirigir e controlar. À Gestão de Pessoas cabe ajudar o gestor a desempenhar essas atividades, pois o trabalho do gestor está vinculado ao trabalho de sua equipe.
A respeito do que o gestor vai realizar no relacionamento com sua equipe, assinale a alternativa CORRETA:
A
Denunciar, conversar, negociar, pactuar, ouvir e interagir para que a empresa funcione de maneira organizada, e a área de RH não vai assessorar o gestor em suas necessidades e prover treinamento, comunicação institucional, programas e políticas que levem o quadro a entrar em real sintonia com as demandas estratégicas da organização e consequentemente o desemprego.
B
Vigiar, controlar, negociar, pactuar, ouvir e interagir para que a empresa não funcione de maneira organizada, e a área de RH não vai assessorar o gestor em suas necessidades a não prover treinamento, comunicação institucional, programas e políticas que levem o quadro a entrar em real sintonia com as demandas estratégicas da organização para levar a falência.
C
Observar, conversar, negociar, pactuar, ouvir e interagir para que a empresa funcione de maneira organizada, e a área de RH vai assessorar o gestor em suas necessidades e prover treinamento, comunicação institucional, programas e políticas que levem o quadro a entrar em real sintonia com as demandas estratégicas da organização.
D
Criticar, conversar, negociar, pactuar, ouvir e interagir para que a empresa não funcione de maneira organizada, e a área de RH vai assessorar o gestor em suas necessidades e prover treinamento, comunicação institucional, programas e políticas que levem o quadro a entrar em real sintonia com as demandas estratégicas da organização.
2 Há seis processos na Gestão de Pessoas, que devem fazer parte de suas políticas e práticas. Processos são um conjunto de atividades estruturadas que fornecem valor a um cliente. Este cliente não precisa ser necessariamente um cliente externo da empresa, pode estar dentro da empresa. É o chamado cliente interno. Assinale a alternativa CORRETA: que apresenta o processo de monitorar pessoas:
A
São os processos utilizados para incentivar as pessoas e satisfazer suas necessidades individuais mais elevadas. Incluem recompensas, remuneração e benefícios e serviços sociais.
B
São processos utilizados para criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas. Incluem administração da cultura organizacional, clima, disciplina, higiene, segurança e qualidade de vida e manutenção de relações sindicais.
C
São processos utilizados para acompanhar e controlar as atividades das pessoas e verificar resultados. Incluem banco de dados e sistemas de informações gerenciais.
D
São processos utilizados para capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal das pessoas. Envolvem seu treinamento e desenvolvimento, gestão do conhecimento e gestão de competências, aprendizagens, programas de mudança e desenvolvimento de carreira e programas de comunicação e consonância.
3 O conceito de Gestão de Pessoas é de uma área muito sensível das organizações, sendo contingencial e situacional e que depende de vários aspectos da cultura e da estrutura organizacional adotada, assim como das características de seu contexto ambiental, do negócio da organização, da tecnologia utilizada, dos processos internos, do estilo de gestão utilizado e de outras variáveis igualmente importantes.
Assinale a alternativa CORRETA que indica por que é tão importante a gestão das pessoas nas organizações:
A
Porque entende-se que as pessoas são meros sujeitos passivos e devem obedecer.
B
Porque é importante ditar o comportamento humano e as relações interpessoais em um ambiente de trabalho.
C
Porque é importante dizer como as pessoas devem se vestir e agir nas organizações.
D
Função gerencial que visa à cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais.
4 O termo de Recursos Humanos ainda se encontra presente para denominar o departamento de pessoal em micro e pequenas empresas. Contudo, ao longo dos anos, sofreu mudanças alterando para Gestão de Pessoas ou Gestão Estratégica de Pessoas, com a finalidade de observar os novos desafios encontrados no ambiente empresarial. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o conceito de gerir pessoas de acordo com as premissas da Gestão de Pessoas:
A
As pessoas são consideradas como trabalhadoras que necessitam cumprir com o estipulado no momento da contratação.
B
Quanto à sua função, desempenham ações voltadas a funcionários que recebem treinamento e formação adequada a seus cargos.
C
No exercício de sua atuação são denominados de amigos e podem realizar seu trabalho livremente, desde que apresentem resultados.
D
Como são as pessoas que estruturarão e realizarão os objetivos estratégicos das organizações, passam a ser consideradas como parceiras no negócio.
5 Quase sempre, estratégia significa mudança. Toda organização precisa ter um comportamento holístico e sistêmico em relação aos negócios. A respeito dos aspectos envolvidos, assinale a alternativa INCORRETA:
A
Mecanismo de aprendizagem organizacional: aprende-se com erros e acertos.
B
Projeção em longo prazo: define o futuro e o destino da organização.
C
Método corretivo: punições para mau comportamento.
D
Envolve a empresa em sua totalidade: são esforços convergentes, coordenados e integrados para proporcionar resultados alavancados.
6 Todas as organizações têm uma missão a cumprir, cada organização tem sua missão específica. A missão deve clarificar e comunicar os objetivos da organização, seus valores básicos e a estratégia organizacional. Deve ser cultivada com carinho pelos dirigentes e intensamente difundida entre os funcionários para conscientização e comprometimento de todos.
Assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao conceito ou significado de missão da organização:
A
A missão de uma organização significa o motivo pelo qual a organização foi criada, seus motivos de existir. Uma organização familiar não precisa missão, só valores.
B
A missão de uma organização significa a finalidade ou o motivo pelo qual a organização foi criada e para que ela deve servir.
C
A missão de uma organização significa a finalidade, o motivo pelo qual a organização foi criada, para que serve, sua origem seja familiar não precisa missão, sendo profissionalizada precisa de missão.
D
A missão de uma organização significa sua história ou rentabilidade que busca atingir e para que ela deve serve.
7 Os ativos tangíveis podem ser comprados em qualquer lugar, mas perderam espaço para os conhecimentos, habilidades e atitudes. Que tipo de ativos são estes últimos?
A
Abstratos.
B
Ímpares.
C
Imateriais.
D
Intangíveis.
8 Existem seis processos na Gestão de Pessoas que devem fazer parte de suas políticas e práticas. Os processos, conforme o autor, são como um conjunto de atividades estruturadas que fornecem valor a um cliente interno e externo da empresa. 
Assinale a alternativa CORRETA que indica o que é um cliente interno da empresa:
A
Cliente interno é o profissional atua fora da empresa.
B
Cliente interno é o profissional que atua dentro da empresa.
C
Cliente interno é a pessoa que vem comprar dentro da empresa.
D
Cliente interno é o cliente que acredita nos produtos da empresa e atua na sociedade, também conhecido como cliente direto.
9Programas de qualidade de vida, orientação profissional e autogestão de carreira são exemplos de ações de desenvolvimento de pessoas nas organizações. Eles fazem parte de qual conceito?
A
Educação, desenvolvimento e ação.
B
Treinamento e prática.
C
Treinamento, desenvolvimento e remuneração.
D
Treinamento, desenvolvimento e educação.
10A chegada do humanismo nas relações de recursos humanos aponta que no processo de transição do século XIX para o século XX, a sociedadevivenciou o aparecimento dos valores humanistas associados ao mundo do trabalho. Sobre o surgimento dos valores humanistas associados ao desenvolvimento do trabalho, assinale a alternativa CORRETA:
A
Auxiliada pelo início do processo de globalização nos territórios.
B
Originada sob influência da doutrina social da Igreja no século XX.
C
Decorrente da disseminação da concepção marxista e dos ideais socialistas.
D
Ocasionada pelos reformistas e capitalistas com suas experiências humanistas.

Outros materiais