Buscar

prova de bovinocultura de corte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-Os dois princípios mais importantes para o melhoramento genético são a seleção e os sistemas de acasalamento. Os sistemas de acasalamento consistem em determinar qual touro ou qual tipo de touro será acasalado com cada fêmea ou cada tipo de fêmea (CARDOSO, 2009). Diante desse contexto, descreva a respeito dos acasalamentos compensatórios. FONTE: CARDOSO, F. F. Ferramentas e estratégias para o melhoramento genético de bovinos de corte. Bagé: Embrapa Pecuária Sul, 2009.
Resposta esperada
Os acasalamentos compensatórios são acasalamentos entre indivíduos de desempenhos diferentes entre si. Assim, um touro excepcional em uma característica é acasalado com uma fêmea deficiente nessa característica. Esse acasalamento tem finalidade de compensar deficiências e conduzir a uma população homogênea. Por exemplo, o produtor pode separar os touros e vacas de seu rebanho em dois grupos: um de porte grande e outro pequeno. E na sequência, acasalar vacas grandes com touros menores, para produzir uma progênie homogênea de tamanho médio.
Minha resposta
Este método de acasalamento permite ter um rebanho mais homogêneo, este modelo não pode ser feito com acasalamento aleatório, portanto é preciso separar os animais em grupos, e escolher os animais de diferentes desempenhos para tirar a cruza, ou seja, podemos escolher animais de portes diferentes por exemplo, um mais alto e outro mais baixo e assim criar um novo indivíduo de porte mais uniforme para equalizar o rebanho. Como o próprio nome diz, podemos compensar as características boas de um animal com as deficiências do outro e assim obter um padrão mais homogêneo dentro rebanho.
2-De acordo com Bergamaschi, Machado e Barbosa (2010), os fenômenos reprodutivos de interesse na fisiologia da vaca são a manifestação do cio, com ocorrência da ovulação, concepção e manutenção da prenhez. Assim, diversos são os fatores capazes de comprometer a eficiência reprodutiva das vacas. Diante desse contexto, descreva cinco fatores capazes de comprometer a eficiência reprodutiva das vacas. FONTE: BERGAMASCHI, M. A. C. M.; MACHADO, R.; BARBOSA, R. T. Eficiência reprodutiva das vacas leiteiras. São Carlos - SP: Embrapa Pecuária Sudeste, 2010.
Resposta esperada
Os fatores capazes de comprometer a eficiência reprodutiva das vacas são: • o protocolo de inseminação; • a qualidade dos oócitos (gametas femininos); • o ambiente uterino; • o reconhecimento materno da prenhez; • a condição corporal; • a produção de leite; • as doenças; • os ingredientes da dieta; • o touro.
Minha resposta
Podemos citar a condição corporal, os ingredientes da dieta, o touro, a qualidade dos oócitos (gametas femininos) e o protocolo de inseminação.

Outros materiais