Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Socioemocionais PROVA

Pré-visualização | Página 1 de 2

1)
De acordo com a Epistemologia Genética (Construtivismo), tudo aquilo que é uma novidade causa _________ em termos de conhecimento do indivíduo. Isso causará uma busca pelo _________ (processo que o autor chamou de equilibração), fazendo com que o indivíduo utilize ferramentas e sua _____ para atingir novo estado de equilibração.
Assinale a alternativa que preenche adequadamente as lacunas:
Alternativas:
· Desequilíbrio; equilíbrio; inteligência.
checkCORRETO
· Oscilação; resultado; saúde.
· Desnível; equívoco; inteligência.
· Desafio; segredo; prática.
· Instabilidade; constante; movimentação.
Resolução comentada:
Resolução comentada: de acordo com a Epistemologia Genética (Construtivismo), tudo aquilo que é uma novidade causa desequilíbrio em termos de conhecimento do indivíduo. Isso causará uma busca pelo equilíbrio (processo que o autor chamou de equilibração), fazendo com que o indivíduo utilize ferramentas e sua Inteligência para atingir novo estado de equilibração.
Código da questão: 41235
2)
Há uma diferença entre o planejamento de vida e o planejamento de carreira. O planejamento de _________ inclui: cursar uma faculdade, fazer pós-graduação, obter uma certificação, _________ para aprender idiomas, entre outros, é o que pretendemos para nosso __________. Já o planejamento de __________ é aquilo que pretendemos fazer ao longo de um determinado período de __________ e pode incluir: cuidar da _________, aprender música, construir uma casa, comprar um veículo, aprender idiomas, viajar, se casar, ter filhos.
Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas acima:
Alternativas:
· Carreira, intercâmbio, trabalho, vida, tempo, saúde.
checkCORRETO
· Carreira, passeios, plano, vida, experiência, vida.
· Vida, intercâmbio, plano, carreira, experiência, vida.
· Temporal, motivação, lazer, experiência, planejamento, família.
· Vida, passeios, trabalho, carreira, tempo, saúde.
Resolução comentada:
Resolução comentada: há uma diferença entre o planejamento de vida e o planejamento de carreira. O planejamento de carreira inclui: cursar uma faculdade, fazer pós-graduação, obter uma certificação, intercâmbio para aprender idiomas, entre outros, é o que pretendemos para nosso trabalho. Já o planejamento de vida é aquilo que pretendemos fazer ao longo de um determinado período de tempo e pode incluir: cuidar da saúde, aprender música, construir uma casa, comprar um veículo, aprender idiomas, viajar, se casar, ter filhos.
Código da questão: 41225
3)
Julgue as duas asserções a seguir, bem como a relação entre elas:
I. Enquanto estamos projetando e desenvolvendo uma carreira profissional, nossa vida está acontecendo concomitantemente, por isso, precisamos sempre contextualizar a nossa vida de maneira sistêmica.
PORQUE
II. O trabalho é uma parte da vida e também precisamos ficar atentos em relação a nossa saúde física e mental, relacionamentos familiares e conjugais, tempo disponível para o lazer e atividades culturais, espiritualidade ou atividades de crescimento pessoal, dentre outros pontos de atenção.
Analisando as asserções acima, conclui-se que:
Alternativas:
· Ambas as asserções estão corretas, sendo que a segunda justifica a primeira.
checkCORRETO
· A primeira asserção está incorreta e a segunda está correta.
· A primeira asserção está correta e a segunda está incorreta.
· Ambas as asserções estão corretas, mas a segunda não justifica a primeira.
· As duas asserções estão incorretas.
Resolução comentada:
Resolução comentada: enquanto estamos projetando e desenvolvendo uma carreira profissional, nossa vida está acontecendo concomitantemente, então, precisamos sempre contextualizar a nossa vida de maneira sistêmica, isto é, como estaremos vivendo durante o estabelecimento da carreira em relação a nossa saúde física e mental, relacionamentos familiares e conjugais, tempo disponível para o lazer e atividades culturais, espiritualidade ou atividades de crescimento pessoal, entre outras. O planejamento precisa prever o encaminhamento simultâneo dos itens listados em detrimento da trajetória profissional.
Código da questão: 41228
4)
Jung, em seu livro Tipos Psicológicos (1976), aponta que há duas disposições clássicas da personalidade, que funcionam em oposição direta. Em uma pessoa, uma das disposições funciona como dominante e está no plano consciente da mente, a outra é secundária e instala-se no plano inconsciente.
Assinale a alternativa que traz o nome correto das disposições psíquicas, empregadas por Jung:
Alternativas:
· Contraversão e Introversão.
· Contravenção e Intervenção.
· Extroversão e Introversão.
checkCORRETO
· Extra versão e intravenoso.
· Extroversão e Intervenção.
Resolução comentada:
Resolução comentada: Jung (1976) afirma que todas as pessoas possuem duas disposições: a extroversão e a introversão, que funcionam de maneira oposta. Em pessoa onde a extroversão se manifesta como disposição dominante, a introversão é uma disposição secundária. Em uma pessoa onde a introversão se manifeste como disposição dominante, a extroversão é secundária. A disposição dominante sempre está no plano da consciência mental; já a disposição secundária permanece no plano inconsciente, portanto, continua existindo e exercendo algum tipo de força na psique do indivíduo.
Código da questão: 41229
5)
	Leia e associe as duas colunas:
	I. Trabalho formal
	Não há formalização contratual entre trabalhador e contratante acerca da execução do trabalho, pagamentos, prazos, direitos e benefícios.
	II. Trabalho informal
	Emprego com registro de contrato de trabalho na carteira profissional, o que garante um conjunto de direitos e benefícios ao trabalhador e que deve ser executado pelo empregador.
	III. Trabalho autônomo
	Aqui se enquadram o MEI (microempreendedor individual) e o EIRELI (empresário individual de responsabilidade limitada); a prestação de serviço é formalizada mediante contrato e emissão de nota fiscal.
	IV. Trabalho como pessoa jurídica
	O exercício laboral do contratado é firmado em contrato, porém sem formalização em carteira profissional; normalmente é um trabalho temporário, onde há riscos para ambos os lados.
Agora, assinale a alternativa que traz a associação correta entre as colunas:
Alternativas:
· I-B; II-D; III-C; IV-A.
· I-C; II-D; III-A; IV-B.
· I-D; II-C; III-B; IV-A.
· I-A; II-C; III-B; IV-D.
· I-B; II-A; III-D; IV-C.
checkCORRETO
Resolução comentada:
Resolução comentada:
Trabalho formal: emprego com registro de contrato de trabalho na carteira profissional, o que garante um conjunto de direitos e benefícios ao trabalhador e que deve ser executado pelo empregador.
Trabalho informal: não há formalização contratual entre trabalhador e contratante acerca da execução do trabalho, pagamentos, prazos, direitos e benefícios.
Trabalho autônomo: o exercício laboral do contratado é firmado em contrato, porém sem formalização em carteira profissional; normalmente é um trabalho temporário, em que há riscos para ambos os lados.
Trabalho como pessoa jurídica: aqui se enquadram o MEI (microempreendedor individual) e o EIRELI (empresário individual de responsabilidade limitada); a prestação de serviço é formalizada mediante contrato e emissão de nota fiscal.
Código da questão: 41226
6)
Leia e analise as duas asserções:
I. As ideias sobre identidade, grupos e contexto social, explicam que para desenvolvermos o ser precisamos do conviver. A identidade é constituída a partir do contexto em que vivemos e das pessoas com quem nos relacionamos.
PORQUE
II. Boas habilidades sociais ajudam a convivência em grupo. Alguns exemplos de boas habilidades sociais são: comunicação, civilidade, empatia, solidariedade e assertividade.
Assinale a alternativa acerca da relação entre
asserções supracitadas:
Alternativas:
· A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
· As duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
checkCORRETO
· A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
· As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
· As duas afirmações
Página12