Buscar

Impactos da odontologia estética

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A odontologia há tempos tem se desvencilhado do caráter mutilador e extracionista que a permeava décadas atrás, de forma que, com o surgimento de novas tecnologias, os tratamentos odontológicos, atualmente, transcendem o viés curativo. Nesse contexto, a busca por intervenções estéticas tem sido marcante na odontologia contemporânea, favorecendo financeiramente os profissionais da área, além de impactar no conforto emocional do paciente. 
Farjado e Rezende (2021) apontam que a beleza está intimamente vinculada às relações sociais, profissionais e afetivas, com isso, a insatisfação com a autoimagem impacta negativamente a vida do indivíduo, ao passo que compromete sua autoestima e o seu posicionamento dentro da sociedade, pela presença de sentimentos de inferioridade, não aceitação e impotência. Dessa forma, a realização de procedimentos odontológicos com fins estéticos está fortemente atrelada à melhoria na qualidade de vida e ao bem estar psicológico do paciente.
No entanto, os desejos do paciente nem sempre são clinicamente viáveis, cabendo ao profissional esclarecê-lo quanto à prioridade da promoção de saúde e estabelecer expectativas realísticas no que se refere aos procedimentos a serem realizados e seus possíveis resultados. Ademais, Cruz e Bedra (2021) apontam que muitos procuram por procedimentos estéticos sem possuir uma saúde bucal adequada, colocando a vaidade em primeiro lugar. Portanto, é importante que as recomendações e orientações sobre saúde bucal sejam sempre reforçadas enfatizando que sem os cuidados necessários o procedimento não trará o resultado desejado.
Perante o exposto, conclui-se que diante da busca cada vez mais constante pela odontologia estética, o preparo profissional, através de cursos de especialização e aperfeiçoamento, além da graduação, torna-se imprescindível para o atendimento da demanda de forma ética e responsável, beneficiando o paciente e o profissional.
REFERÊNCIAS:
HARMONIZAÇÃO OROFACIAL E SUAS IMPLICAÇÕES NA ODONTOLOGIA. Razilian Journal of Surgery and Clinical Research, Araçatuba, ano 2317-4404, v. 27, n. 2, p. 116-122, 17 jun. 2019. Disponível em: https://www.mastereditora.com.br/periodico/20190704_103726.pdf. Acesso em: 27 jan. 2022.
Alves Rezende MCR; Fajardo RS. Abordagem estética
na Odontologia. Arch Health Invest. 2016; 5(1):50-55. Disponível em: https:///C:/Users/ADM/AppData/Local/Temp/mcrar,+Archi+v5+n1+9-+2016.pdf. Acesso em: 27 jan. 2022.
Os impactos da harmonização orofacial na odontologia: necessidade x vaidade. Brazilian Journal of Health Review, Curitiba, v. 4, n. 6, p. 26571 - 2680, 29 nov. 2021. DOI 10.34119/bjhrv4n 6 - 234. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/article/view/40328/pdf. Acesso em: 27 jan. 2022.

Outros materiais