Buscar

av2 gep

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 - Código: 15288 - Enunciado: Bia tem uma empresa de logística que atende às regiões Norte e Nordeste e precisa contratar 30 auxiliares para a empresa em Recife, Pernambuco. Noêmia disse à Bia que as empresas estão cada vez mais utilizando o uso das mídias sociais no processo de seleção. Considerando o texto citado, a escolha pelas mídias sociais para o recrutamento e seleção deve-se basicamente:
 a) Às empresas multinacionais que permitem que a seleção seja feita por meio das mídias sociais devido à agilidade no processo e à barreira da língua. 
b) À tecnologia que facilita o erro, pois permite informações duvidosas.
 c) Às empresas retrógadas que utilizam currículos e indicações, e não acompanham ou inovam os processos de seleção. 
 d) Às adaptações aos moldes modernos, que ocorrem com naturalidade. Além disso, selecionar fazendo uso das mídias sociais pode atender às demandas das empresas.
 e) Às pessoas que não podem selecionar acessando as redes sociais, porque são privativas.
2 - Código: 17885 - Enunciado: Sempre que um colaborador inicia uma nova atividade na empresa, ele precisa ser informado dos resultados que se espera dele e de como eles serão avaliados, pois, caso contrário, ele ficará totalmente no escuro e dependerá da gerência. Assinale a qual fator interno da organização essa frase está se referindo. 
a) Cargos e salários.
 b) Benefícios e serviços. 
 c) Avaliação de desempenho.
 d) Recrutamento e seleção.
 e) Treinamento e desenvolvimento.
3- Código: 17879 - Enunciado: Nesse ambiente competitivo, que vem sendo apresentado nos tempos atuais, só sobreviverão as empresas ágeis e capazes de se antecipar às mudanças e que coloquem a seu favor o fator surpresa. Com isso, pessoas e organizações estão preocupadas com o aumento do desemprego, que vem acontecendo nos últimos anos. A única vantagem competitiva e autossustentável são os: 
a) Cortes dos funcionários para manter uma estrutura mais enxuta. 
b) Controles dos gastos nas compras para fazer estoque. 
c) Produtos de qualidade que a empresa produz em larga escala. 
d) Recursos materiais que a empresa disponibiliza para uso interno. 
 e) Ativos humanos, dotados de conhecimentos e qualificações.
4 - Código: 15256 - Enunciado: "Uma das maiores dificuldades na implantação de um modelo de gestão de pessoas está ligada à forma com que as informações fluem pela organização, seja no sentido vertical (entre líderes e liderados), seja no sentido horizontal (entre pares). Esse problema pode ter duas causas: técnica ou comportamental" (SOUZA, p. 85). Sobre as causas, podemos afirmar que: 
 a) A causa comportamental ocorre por problemas do próprio perfil dos colaboradores, que geram divergências e conflitos. 
b) Todas as causas têm o objetivo de experienciar situações que gerem aprendizado para todos. 
c) A causa técnica está relacionada às divergências entre os funcionários e aos conflitos gerados por eles.
d) A causa técnica está relacionada ao excesso de comunicação, por e-mail e outros canais. 
e) A causa comportamental deve-se à divulgação dos recursos da empresa e dos meios tecnológicos.
5 - Código: 15260 - Enunciado: No contexto organizacional, o conhecimento é originado pela interação entre o conhecimento tácito e o explícito. Assim, o diálogo e a reflexão entre os membros das equipes caracterizam o modo de conversão do conhecimento tácito para o explícito denominado: 
a) Externalização. 
b) Socialização. 
c) Internalização. 
d) Combinação. 
e) Orientação.
6 - Código: 1939 - Enunciado: Uma concessionária de veículos de uma famosa marca pretende expandir suas operações para o interior do estado e com isso inaugurar uma filial com vistas à essa expansão. O planejamento é que tal operação ocorra em seis meses e toda estrutura de RH precisará ser montada. Identifique o modelo de planejamento que precisa ser levado em conta nesse processo. 
a) Modelo baseado em turnover. 
b) Modelo baseado na procura estimada do produto ou serviço. 
c) Modelo baseado em adequação de mão de obra. 
d) Modelo sistêmico ou integrado. 
e) Modelo baseado avaliações de desempenho
7 - Código: 413 - Enunciado: O Relatório The Big Shi (A grande mudança), da consultoria Deloitte, de 2007, indica que a expectativa de vida das empresas da Fortune 500 já caiu para menos de 15 anos – abaixo dos 50-60 anos por volta de 1960. Os autores preveem que se as tendências atuais continuarem, sem nenhuma mudança na gestão, a expectativa de vida da Fortune 500 vai cair para cinco anos. O desgaste econômico da organização tradicional um dia será tão geral e intenso para todos que os gestores tradicionais serão obrigados a aceitar a mudança (The Big Shi), independentemente da sua forma preferida de trabalho. Isso coloca em choque os modelos de gestão praticados pelas organizações. Adaptado de O Modelo de Gestão Convencional Está Superado? de Irani Cavagnoli. Disponível em: . Acesso em: 06 abr. 2014. Considerando o relato, descreva duas diferenças entre o modelo tradicional de gestão de pessoas e o modelo estratégico?
Resposta: a primeira grande diferença que eu enxergo é que o modelo tradicional visa o lucro em primeiro lugar, não importando os meios. Já o modelo estratégico busca agregar valor para os clientes, e isso impacta todas as áreas da organização, desde os seus diretores ate o ultimo colaborador contratado. A outra grande diferença está na forma de recrutamento dos colaboradores. Enquanto que o modelo antigo não se atenta muito as qualidades de fato, e dão mais importância a confiança que o colaborador gera, contratando um amigo, parente ou alguém indicado por alguma pessoa de confiança. O modelo estratégico visa trazer funcionários de acordo com a demanda da empresa, buscando priorizar a qualidade específica do cargo e atributos que agregam no dia a dia
8 - Código: 18919 - Enunciado: Fonte: http://www.cinevest.com.br/imgs/post/28_0_gr.jpg Ao assistir ao filme “Tempos Modernos” de Chaplin, observamos um modelo bem peculiar de gerenciamento que representa uma sátira sobre as relações entre empresa e funcionários da época. No modelo fordista, os investimentos eram voltados para máquinas e instalações, visando aumentar a produção em larga escala. Suponha que você tenha sido contratado para criar algumas políticas de RH em uma organização cujo modelo é semelhante ao retratado no filme. Uma dessas políticas seria o estímulo à inovação. No entanto, seu novo diretor lhe deu três meses para implantar esse novo modelo. Avalie o caso, redigindo um texto dissertativo que aborde os seguintes aspectos: a) dificuldades no cenário organizacional; b) o impacto do fator “tempo” para promover as mudanças.

Outros materiais