Buscar

Teoria Cognitiva de Jean Piaget

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Teoria Cognitiva de Jean Piaget
Teoria Cognitiva de Jean Piaget
 Jean Piaget defendeu abordagens interdisciplinares e fundou a Epistemologia Genética - teoria do conhecimento com base no estudo da gênese psicológica do conhecimento humano. 
 A partir da observação de crianças, impulsionou a Teoria Cognitiva, propondo quatro estágios de desenvolvimento cognitivo nos seres humanos:
 ❋ Inteligência sensório-motora
inteligência prática, manifesta em ações. Esquemas de ação, ”conceitos” sensório-motores, início da construção das categorias de objeto, espaço, tempo e causalidade. Da indiferenciação eu-mundo exterior ao reconhecimento de objeto, espaço, tempo, causalidade.
 ❋ Pré operatória
Pensamento indutivo, presença do animismo e do artificialismo no raciocínio, egocentrismo. Indiferenciação entre o ponto de vista próprio e o dos outros, rigidez e irreversibilidade do pensamento. Interesse como prolongamento da necessidade, sentimentos de respeito(afeição +temor) pelos mais velhos, obediência, moral heteronôma.
 ❋ Operatório concreto
Passagem da intuição à lógica do concreto, início da descentração. Aquisição da capacidade de perceber a reversibilidade das operações, explicações causais, noções de permanência de substância, peso e volume. Sentimentos de respeito mútuo e de justiça (distributiva e retributiva), moral da cooperação(correlata à lógica da reversibilidade ), aparecimento da vontade como regulação da ação.
 ❋ Operatório formal e abstrato
Acesso à lógica operatória abstrata, descentração se completa. Pensamento proposicional e hipotético-dedutivo , esquemas formais de lógica combinatória e de proporções. Construção da autonomia.
→ A epistemologia interpretativista considera que a verdade parte da interpretação. Essa é a epistemologia que dá base ao construtivismo. 
Em seus estudos, Piaget compreendeu que o sujeito tem a necessidade de aprender para manter-se em equilíbrio; o sujeito se sente melhor quando compreende o mundo que as cerca. 
 ❋ Assimilação
Ocorre quando o sujeito se depara com coisas que podem ser facilmente compreendidas, pois lhe são familiares; compreender algo novo com um conhecimento que já possui. 
 ❋ Acomodação
Ocorre quando o indivíduo modifica seus conhecimentos prévios para tentar compreender as novas informações com as quais de depara. 
Os processos de assimilação e acomodação são a base para o que Piaget denominou como Equilibração Majorante. 
Implicações Pedagógicas
 Piaget considera o trabalho em equipe muito importante na promoção da aprendizagem, pois permite que os estudantes observem um mesmo problema por ângulos diferentes. É importante que as atividades tenham um ponto de partida familiar para o aluno, mas que possua também um ponto de chegada desconhecido, desafiador para o aluno.

Outros materiais