Buscar

Sistema Cardiovascular - primeiros conceitos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sistema Cardiovascular
Relembrando Conceitos 
 O coração é tetracavitário, composto por dois átrios e dois ventrículos; se comunicam com os pulmões e com o corpo através de vasos sanguíneos: veias e artérias. Os principais vasos são: artéria aorta (ventrículo esquerdo → órgãos corporais); veias cavas (órgãos corporais → átrio direito); artéria pulmonar (ventrículo direito → pulmões) e veias pulmonares (pulmões → átrio esquerdo). Entre átrios e ventrículos existem valvas cardíacas, sendo as átrio-ventriculares e as semilunares. 
 As artérias são vasos com muita resistência, possuindo muito tecido elástico e um lume menor; as veias, por sua vez, possuem menos complacência mas comportam cerca de ⅔ do sangue corporal, já que possuem um lume maior.
Além disso, existem os capilares, originados das arteríolas, sendo formados por células endoteliais eles se localizam internamente aos órgãos, sendo protegido pelo parênquima, o que evita o seu rompimento. 
Funcionamento do Coração 
O coração é formado pelo músculo estriado cardíaco. Para que aconteça a contração, é necessário que seja gerado um evento elétrico, ou seja, um potencial elétrico de ação e de repouso, gerando os eventos mecânicos de contração e relaxamento. 
✸ O potencial de ação (despolarização) antecede o evento mecânico de contração, sístole, e o potencial de repouso (repolarização) antecede o evento mecânico de relaxamento, diástole. 
 ✸ O íon envolvido no processo de despolarização cardíaca é o cálcio; ele não promove a despolarização propriamente dita, mas permanece no interior da célula por mais tempo e a deixa positiva (despolarizada) por mais tempo. 
 ✸ O coração possui também as células nodais, que formam os nodos cardíacos. Na parede do átrio direito localiza-se o nodo sinoatrial; no septo atrial localiza-se o nodo atrioventricular. Os nodos geram potenciais elétricos automaticamente, sem necessidade de estímulo externo, pois os canais de Na+ presentes no nodo são do tipo lento, proporcionando uma entrada constante de carga positiva nas céulas. 
O nodo sinoatrial manda os estímulos elétricos para o músculo estriado cardíaco através das Fibras de Purkinje. Elas se localizam nas paredes dos átrios, dos ventrículos e dos septos atriais e ventriculares. 
Propriedades Cardíacas 
→Condutibilidade: condução do potencial elétrico pelo coração, da base para o ápice. 
→Excitabilidade: músculos atriais e músculos ventriculares
→Automatismo: capacidade de funcionar sem a ocorrência de estímulo — células nodais
→Ritmicidade: definido pelo nodosinoatrial e comandado pelo sistema nervoso autônomo.

Outros materiais