Buscar

Concepções da Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Concepções da Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
Teoria Maturacional - Arnold Gesell
 Foi o pioneiro no uso de câmeras no estudo comportamental de bebês e crianças. Seus estudos eram focados em: "o curso, o padrão e a taxa de crescimento maturacional em crianças normais e excepcionais". Gesell afirmava que todas as crianças passam pelos mesmos estágios de desenvolvimento, ainda que eles sejam vivenciados no ritmo próprio de cada criança. Para ele, o desenvolvimento era intermediado por fatores ambientais, pela hereditariedade e principalmente por fatores fisiológicos da criança, algo que ele chamou de maturação. 
Behaviorismo Radical - Burrhus Frederic Skinner
 Skinner refletiu sobre o comportamento humano sobre o desenvolvimento, em uma teoria nomeada por ele de Behaviorismo Radical. A partir disso, criou a análise experimental do comportamento. Para ele, o livre arbítrio é uma ilusão; a ação humana seria dependente das consequências das ações anteriores. Se as consequências fossem ruins, havia uma grande chance de a ação não ser repetida; se as consequências fossem boas, a probabilidade de a ação ser repetida se torna mais forte. Skinner chamou isso de princípio de reforço.
 Ele defende uma ação determinista da natureza humana, ou seja, as pessoas não são livres e sim controladas por forças ambientais. O homem age sobre o mundo, mas sob força de circunstâncias externas e não internas. Ele aceita que as pessoas são capazes de refletir sobre suas ações; mas que isso não está associado ao livre arbítrio, seguindo as mesmas leis das outras ações humanas. 
→ as pessoas não são nem boas nem más, e sim flexíveis de acordo com o ambiente. 
Para ele, a genética influi na personalidade, mas ela é fortemente moldada pelo ambiente e pelas forças sociais. 
Aprendizagem social - Albert Bandura
 Albert Bandura criou a Teoria Social Cognitiva e para ele, o meio não influencia o homem totalmente, pois as reações e estímulos do indivíduo são auto ativadas. Na teoria de Bandura, o homem não é visto como um ser passivo dominado pelo meio, mas sim como um ser que exerce influência em todo o processo. O homem aprende e adquire conhecimento e experiência observando as vivências e consequências de quem está ao seu redor, não sendo necessária a repetição para aquisição da aprendizagem. 
As principais abordagens de Bandura se referiam ao comportamento agressivo, ressaltando a importância dos pensamentos para controlar o comportamento. 
 Para ele, os seres humanos são muito flexíveis e capazes de aprender um grande volume de coisas de forma observacional. Para ele, a aprendizagem observacional por vezes é mais eficiente que a experiência direta, mediada pela participação ativa naquilo em que é aprendido. Esse tipo de aprendizagem é feita pela modelagem, ou seja, é realizada através da observação de um modelo, normalmente alguém hierarquicamente superior ao indivíduo. É pela modelagem que se aprende o que fazer e também o que não fazer. 
 Na concepção de Bandura, a aprendizagem observacional se estabelece em quatro fatores: a atenção, a retenção, a reprodução e a motivação. 
 Um conceito central na Teoria Social Cognitiva é a Reciprocidade Triádica, que sustenta que as ações do homem resultam do comportamento, da pessoa e do ambiente. “Pessoa”, para Bandura, refere-se a cognição humana; “Comportamento” como os atos realizados por essa pessoa e “Ambiente” como fatores externos a pessoa.

Outros materiais