Buscar

AV1 ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA Desenvolvimento Sustentavel e Direitos Individuais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV1 ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E DIREITOS INDIVIDUAIS
Nome:
Matrícula: 
Curso: Pedagogia EAD
Você deve apresentar pelo menos uns até três exemplos de atuação de cada setor (setor público, setor privado e terceiro setor). Identificar corretamente em todos os exemplos citados os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) correspondente; identifique se há articulação Inter setorial em todos os exemplos e identificar quais setores estão atuando de maneira articulada em todos os exemplos.
Setor Público: Petrobrás BR
Programa Petrobrás Sócio Ambiental.
 O objetivo do programa é crescer o desenvolvimento de parcerias, fortalecer vínculos e gerar benefícios mútuos, proporcionar o respeito aos direitos sociais, ambientais, territoriais e culturais das comunidades e populações locais. A Petrobrás conta com a parceria da Sociedade Civil e está alinhada ao Plano de Estratégico 2021 á 2025 é a Política de Responsabilidade Social que preconiza o compromisso de fornecer energia, respeitando os direitos humanos e o meio ambiente, superando os desafios de sustentabilidade, como a transição para a economia de baixo carbono.
Visando combater a pobreza, desigualdade, assegurar o respeito aos direitos humanos, promover a preservação do meio ambiente e combater mudanças climáticas o programa prioriza iniciativas voltadas para os ODS que são; 4 (Educação de Qualidade),8 (Desenvolvimento Econômico Sustentável),14 (Vida na Água),15 (Vida Terrestre). 
Setor Público: Banco do Brasil
Programa Água Brasil.
O programa semeia práticas sustentáveis ao redor do país, e propõe a conscientização e mudança de atitude da sociedade com relação a conservação ambiental. O Banco do Brasil, Agência Nacional de Águas, WWF-Brasil, Fundação Banco do Brasil uniram-se por um objetivo comum, criar o Programa Água Brasil para a preservação dos rios e águas.
O Programa Água Brasil, agenda 30BB prioriza a iniciativa voltada para o ODS,6 (água potável e saneamento) que está organizado em quatro eixo de atuação, são eles: Projetos Sócio Ambientais, Comunicação e Engajamento, Mitigação de Riscos e Negócios Sustentáveis. O Banco do Brasil alinha-se as melhores práticas mundiais e contribui para que a responsabilidade social se permeia nos princípios do desenvolvimento sustentável.
Setor Público: Correios
Programa de Gestão das Emissões de Gás Carbono
O programa é uma das ações de boas práticas que os Correios têm se empenhado fortemente sobre o Desenvolvimento de Sustentabilidade. Ele protege o planeta e ao meio ambiente dando iniciativa voltada para o ODS, 13(Ação contra a mudança global do clima) e também gera valor a títulos comercializados por empresas que participam do índice de Sustentabilidade Empresarial (ISEB3) da bolsa de valores que utilizam os serviços dos Correios. Em 2016, os Correios, já havia superado a meta do programa prevista para ser determinada em 2025, com oito anos de antecedência, o correio conseguiu diminuir de CO2 em 24,4% sendo que a meta prevista dentro do programa era de 20% de redução do CO2. Ano a ano a empresa reduz de forma relevante a liberação do gás carbônico na atmosfera. 
Setor Privado: Nestlé
A Nestlé apresenta uma meta de 3 ações para a sociedade e deseja cumpri-las até 2030, são elas; melhorar a condição de vida de 30 milhões de pessoas nas comunidades, ajudar 50 milhões de crianças a ter uma vida mais saudável e alcançar impacto ambiental neutro em todas as suas ações. A empresa alinha-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, que estabelece um compromisso dentro do conceito de criação de valor compartilhado que tem três pilares; Nutrição, Água e Desenvolvimento Rural. Todas as ações estão dentro dos ODS,2(fome zero e agricultura sustentável) 6(água potável e saneamento) e 12(consumo e produção responsáveis). 
Setor Privado: Riachuelo
A Riachuelo tem uma série de iniciativas voltadas à redução dos impactos ambientais em sua cadeia de produção. Um grande exemplo que pode -se considerar é o jeans, que passa por um processo de produção e impacta bem menos o meio ambiente com fibras têxteis sustentáveis, energia 100% renovável e com uma redução de até 85%, na utilização de químicos. A empresa também conseguiu reduzir em até 90% o consumo de água para a sua fabricação. A Riachuelo está atuando fortemente nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis exemplo de uns deles são; ODS 6(água potável e saneamento) 7(energia limpa e acessível) e12(consumo de produção responsáveis).
Setor Privado: Vivo
A Vivo atua na proteção do planeta reduzindo os impactos ambientais em sua operação e ajuda outros setores na economia. Por meio da digitalização, conectividade ela desenvolve suas atividades de maneira mais eficiente e sustentável. A empresa tem um grande comprometimento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, um deles é o 12(consumo de produção responsáveis) no momento da compra de um novo celular os clientes podem comparar os impactos sócio ambiental. O Selo Vivo Eco Rating trouxe ao Brasil uma classificação inovadora ao grupo de telefonia que avalia etapas como produção, uso e destinação final.
Terceiro Setor: Associação Terceira Via
A Associação Terceira Via é uma organização que busca soluções voltadas a segurança climática e ambiental relativas a conservação da biodiversidade. A mesma também atua com projetos relacionados ao ODS afim de promover a cooperação entre as comunidades e instituições para que venha garantir a realização de seu pleno direito ao desenvolvimento econômico, humano, natural, e socialmente sustentável. A Terceira Via está voltada para o ODS, 3(saúde e bem-estar) 4(educação e cultura) 8(desenvolvimento sócio econômico) 13(meio ambiente) e 16(participação cívica). A Associação conta com a parceria da ANATER, ANA, IICA e SEBRAE. Todos na busca de soluções para a melhoria da qualidade de vida da comunidade onde atua e com o conceito de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável.
Terceiro Setor: Instituto Dara
O instituto Dara criou o (PA F) Plano de Ação Familiar uma tecnologia social, que consiste na criação participativa de ações e metas integradas na área da saúde, moradia, renda, de cidadania e de educação, visando a autonomia de famílias em vulnerabilidade social e ao seu desenvolvimento. O trabalho do instituto contribui para alcançar as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, exemplos de uns ODS; 1(irradiação da pobreza)2 (fome zero) 4 (educação de qualidade) 5(igualdade de gênero) ... O Instituto Dara trabalha com redes de parcerias nacionais e internacionais e estimula o voluntariado como uma maneira de envolver a sociedade civil nos desafios e nas soluções para o combate à fome.
Terceiro Setor: APAE Brasil
APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) tem o objetivo de promover a atenção integral a pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Tem como meta, lutar pela educação da sociedade sobre a condição da pessoa com deficiência intelectual e sobre como inclusão, autonomia e empoderamento realizando um enorme impacto na nossa sociedade. Seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis estão voltados para 1(irradiação da pobreza) 3(saúde e bem-estar) 4(educação de qualidade) 16(paz, justiça e instituições eficazes). 
APAE conta com a parceria da CEBAS, CNEAS, PRONAS/PCD, PDDE, e utilidades públicas.
REFERENCIAS;
https://petrobras.com.br/pt/sociedade-e-meio-ambiente/socioambiental/
https://www.google.com/search?q=PROGRAMA+AGUA+BRASIL&rlz=1C1GCEA_enBR887BR887&oq=PROGRAMA+AGUA+BRASIL&aqs=chrome..69i57j0i512j0i22i30l3.16247j1j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8
https://apps2.correios.com.br/blogcorreios/2020/06/05/sustentabilidade-dos-correios-e-reconhecida-internacionalmente/
https://www.nestle.com.br/media/pressreleases/nestle-reafirma-compromissos
https://oglobo.globo.com/economia/conteudodemarca/riachuelo-impulsiona-moda-mais-sustentavel-25307516
https://vivosustentavel.com.br/
https://www.terceiravia.org.br/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel/
https://www.dara.org.br/
https://apaees.org.br/apae-sustentavel

Outros materiais