A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
34 pág.
PIM IV G COMERCIAL ( nota 8 )

Pré-visualização | Página 1 de 4

COMETA SUPERMERCADOS PIM IV
TATUÍ-SP
 2021
 (
UNIVERSIDADE
 
PAULISTA
 
-
 
UNIP
)
 (
2
)
COMETA SUPERMERCADOS PIM IV
Aluno: Emanuela Vitorino dos Santos RA: 2174875
Projeto	Integrado Multidisciplinar IV para obtenção do título de Gestão Comercial apresentado à Universidade Paulista – UNIP
TATUÍ-SP
 2021
RESUMO
Este Projeto Integrado Multidisciplinar PIM IV traz como proposta o vislumbre, na prática, de todos os conteúdos estudados nas disciplinas lecionadas no semestre, sendo elas: Administração do Varejo, Recursos materiais e patrimoniais e Compras e negociação/Sistema de precificação. Para este fim, a filial 05 do cometa supermercados foi a empresa escolhida como objeto de estudo. Fundamentando-se na ideia de que a pesquisa organizacional faz ligação entre os conceitos teóricos e práticos existentes em uma empresa, foi realizado a análise das diversas estratégias utilizadas pela loja para promover seus produtos e, assim, conquistar, ou manter, clientes fiéis. Foram analisados o comportamento dos clientes na loja, o atendimento oferecido, como são apresentadas suas promoções, como são utilizados os recursos que a empresa disponibiliza, entre diversos outros fatores.
Palavras-chave: Cometa supermercados. Administração do Varejo. Recursos materiais e patrimoniais.
.
 (
4
)
 (
ABSTRACT
)
 (
This Integrated Multidisciplinary Project PIM IV brings as a proposal the
 
glimpse, in practice, of all the contents studied in the subjects taught, namely:
 
Retail Administration, Material and Patrimonial Resources and Purchasing and
 
Negotiation/Pricing
 
System.
 
For
 
this
 
purpose,
 
branch
 
05
 
of
 
cometa
 
supermarkets
 
was
 
the
 
company
 
chosen
 
as
 
the
 
object
 
of
 
study.
 
Based
 
on
 
the
 
idea
 
that
 
organizational research links the theoretical and practical concepts existing in a
 
company,
 
an
 
analysis
 
was
 
carried
 
out
 
of
 
the
 
various
 
strategies
 
used
 
by
 
the
 
store
 
to
 
promote
 
its
 
products
 
and,
 
thus,
 
win,
 
or
 
keep,
 
loyal
 
customers.
 
The
 
behavior
 
of
 
customers in the store, the service offered, how their promotions are presented,
 
how the resources that the company makes available are used, among several
 
other
 
factors.
Keywords: Comet supermarkets. Retail Administration. Material and heritage
 
resources.
)
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	06
ADMINISTRAÇÃO DO VAREJO	07
COMPRAS E NEGOCIAÇÃO/SISTEMA DE PRECIFICAÇÃO	07
RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS	08
1.2. Descrição organizacional	08
Dados da loja visitada	09
Produtos comercializados	10
ANÁLISE DO PONTO DE VENDA	11
Primeira impressão qualitativa	11
Segunda impressão qualitativa	11
Terceira impressão qualitativa	13
Quarta impressão qualitativa	13
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NO PONTO DE VENDA	15
Quais fatores contribuem para atrair o cliente	15
A entrada e o interior da loja	16
Como as pessoas fazem suas compras	16
4 CONCLUSÃO	17
REFERÊNCIAS	18
APÊNDICE A	19
APÊNDICE B.	20
INTRODUÇÃO
Neste projeto Integrado Multidisciplinar PIM IV serão analisadas as atividades desenvolvidas pelo Cometa supermercados, envolvendo o processo de comercialização de produtos e serviços, e por meio de pesquisas de campo e visitas técnicas, serão demonstradas e identificadas as práticas e conceitos estudados no projeto. As disciplinas de Administração do varejo, compras e negociação/Sistema de precificação e Recursos materiais e patrimoniais. As estratégias utilizadas pela empresa, características da loja, dados da loja, análise do ponto de venda, serviços, fachadas, acessibilidade, produtos, funcionários, sistemas de compra, comunicações, comportamento do consumidor no ponto de venda e experiência do cliente serão apresentados. E outros fatores de gestão da empresa.
A história do COMETA Supermercados iniciou-se na década de 80. Ao longo dos anos, foi se expandindo e hoje, já conta com 30 lojas. Buscando ser uma empresa no setor varejista de alimentos com atendimento diferenciado, foi construído com base no respeito aos seus clientes e colaboradores, trabalhando arduamente sempre com humildade, honestidade, com a preocupação do bem- estar da sociedade na satisfação do cliente em ser reconhecida pela responsabilidade social e ética.
 (
20
)
Administração do Varejo
O varejo é o meio pelo a maioria dos consumidores tem acesso aos produtos que desejam ou necessitam. Sua administração exige do gestor bons conhecimentos, para que o negócio se posicione corretamente no mercado, se mantendo, deste modo, acima da concorrência e gerando lucro.
O varejo inclui todas as atividades relativas à venda de bens e serviços diretamente ao consumidor final, para uso pessoal e não comercial. Um varejista ou loja de varejo é qualquer empreendimento comercial cujo volume de vendas provenha principalmente do varejo. Qualquer organização que venda para consumidores finais seja - ela um fabricante, atacadista ou varejista
– está envolvida em varejo. Não importa como os bens ou serviços são vendidos (pessoalmente, pelo correio, pelo telefone, por máquinas de venda automática ou pela internet) ou onde eles são vendidos (em uma loja, na rua ou na casa do consumidor). (KOTLER; KELLE R 2006, p . 482)
COMPRAS E NEGOCIAÇÃO/SISTEMA DE PRECIFICAÇÃO
A compra de produtos é um dos principais pontos estratégicos de uma empresa pois esta não pode comprar de qualquer jeito se o objetivo é se manter no mercado, logo é de suma importância definir qual o fornecedor que a empresa vai trabalhar e nesse momento algumas perguntas devem ser respondidas, como por exemplo: a qualidade do produto que foi definido no planejamento, o custo, a entrega, a quantidade, o fornecedor pode atender a demanda com prontidão e frequência? O produto tem alguma garantia?, onde o produto será armazenado? Como e quando o produto será comprado? Ao responder a estas perguntas a equipe de compra conseguirá traçar um perfil do fornecedor que pretende trabalhar e assim iniciar as negociações para conseguir um melhor preço nas compras dos produtos de modo que o varejista consiga formar um preço de venda mais competitivo no mercado e atender os consumidores.
Frederick E. Webster e Yoram Wind definem compra organizacional como o processo de tomada de decisão pelo qual as organizações formais estabelecem a necessidade da compra de bens e serviços, assim como identificam, avaliam e fazem suas escolhas entre as marcas e os fornecedores disponíveis.3 (KOTLER; KELLE R 2012, p . 198)
RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
A administração dos recursos materiais e patrimoniais é de vital importância para o processo de uma organização pois é possível perceber que os investimentos em estoques, prédios, maquinas e equipamentos representam uma grande parcela dos recursos da empresa. Entende-se como recursos materiais os bens que são utilizados no processo produtivo da organização e os recursos patrimoniais são os conjuntos de bens, direitos e obrigações que são colocados à disposição da empresa pelos sócios e fornecedores.
A administração dos recursos matérias engloba a sequência de operações que tem seu início na identificação do fornecedor, na compra de bem, em seu recebimento, transporte interno e acondicionamento, em seu transporte em seu processo produtivo, em sua armazenagem como produto acabado e, finalmente, em sua distribuição ao consumidor final. (MARTINS E ALT, 2000, P. 05)
1 DESCRIÇÃO ORGANIZACIONAL
1.1 Visita a loja
· Loja: filial 05;
· Visita realizada: 18 de novembro de 2021, as 20h;
· Cidade: Fortaleza – CE;
· Endereço: Av. João de Araújo Lima, 1042 - Pref. José Walter;
· CNPJ: 06.887.668/0005-02
· CEP: 60750-130;
· Horário de Funcionamento: Diariamente das 6h às 22h
· Telefone: (85) 3473-8425
· E-mail: sac@cometasupermercados.com.br
· Site: cometasupermercados.com.br
· Gerente responsável no dia da visita: ALEXANDRE
1.2 Dados da loja visitada
A loja tem aproximadamente 2200m2, bem distribuídos entre salão expositor de produtos; quatro banheiros; Copa

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.