Buscar

Lista de estudos 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lista de estudos 3 - Bioquímica
1. Para cada uma das reações abaixo, indique a substância que contém o átomo que foi reduzido (espécie reduzida) e o que foi oxidado (espécie oxidada).
a) Cr2O3(s) + 2Al(s) 2Cr(s) + Al2O3(s)
Al: oxidou
Cr: reduziu
b) NO3- (aq) + Sn2+ + 2H+ (aq) NO2(g) + H2O + Sn4+ (aq)
Sn: oxidou
NO: oxidou
H: reduziu
c) Fe3+ (aq) + 2I- (aq) Fe2+ (aq) + I2(s)
Fe: oxidou
I: reduziu
d) FeO(s) + CO(g) Fe(s) + CO2(g)
Fe: oxidou
CO: reduziu
e) CO2(g) + C(s) 2CO(g)
C: reduziu
CO: oxidou
2. O que se entende por respiração celular?
É o processo pelo qual as células produzem energia, pelo processo de oxidação das biomoléculas
Para a maioria das células eucarióticas e muitas bactérias, que vivem em condições aeróbias e oxidam os combustíveis orgânicos a dióxido de carbono e água, a glicólise é apenas a primeira etapa para a oxidação completa da glicose. Em vez de ser reduzido a lactato, etanol ou algum outro produto da fermentação, o piruvato produzido pela glicólise é posteriormente oxidado a H2O e CO2. Essa fase aeróbia do catabolismo é chamada de respiração. No sentido fisiológico ou macroscópico mais amplo, respiração alude à captação de O2 e eliminação de CO2 por organismos multicelulares. Bioquímicos e biólogos celulares, entretanto, utilizam esse termo em um sentido mais estrito para referirem-se ao processo molecular por meio do qual as células consomem O2 e produzem CO2 – processo mais precisamente denominado respiração celular. A respiração celular acontece em três estágios principais. No primeiro, moléculas combustíveis orgânicas – glicose, ácidos graxos e alguns aminoácidos – são oxidadas para produzirem fragmentos de dois carbonos, na forma do grupo acetil da acetil-coenzima A (acetil-CoA). No segundo estágio, os grupos acetil entram no ciclo do ácido cítrico, que os oxida enzimaticamente a CO2; a energia liberada é conservada nos transportadores de elétrons reduzidos NADH e FADH2. 
No terceiro estágio da respiração, estas coenzimas reduzidas são oxidadas, doando prótons (H1 ) e elétrons. Os elétrons são transferidos ao O2 – o aceptor final de elétrons – por meio de uma cadeia de moléculas transportadoras de elétrons, conhecida como cadeia respiratória. No curso da transferência de elétrons, a grande quantidade de energia liberada é conservada na forma de ATP, por um processo chamado de fosforilação oxidativa

Outros materiais