Buscar

APS DIREITO DO CONSUMIDOR

Prévia do material em texto

APS 2022
1. A Lei 14.181/21, de “superendividamento” visa melhorar a situação dos brasileiros que estão endividados, e cada vez mais impossibilitados de sair dessa situação. Ela se manifesta/qualifica como a, "impossibilidade manifesta de o consumidor pessoa natural, de boa-fé, pagar a totalidade de suas dívidas de consumo, exigíveis e vincendas, sem comprometer seu mínimo existencial, nos termos da regulamentação", que é a forma do estado possibilitar e demonstrar meios para impedir o agravamento dessas situações. Como a alternativa de repactuação entre os credores e devedores sem que afete na dignidade do consumidor e satisfazendo os credores, além da educação financeira que se mostra presente na lei.
2. O percentual de “superendividados” é de 76,3% do total de famílias brasileiras, de acordo com as pesquisas do mês de dezembro de 2021, alcançou o patamar máximo histórico com 62 milhões de brasileiros que estão inadimplentes, e o percentual tende a aumentar considerando que no primeiro semestre de 2021 atingiu a marca de 71,4% das famílias brasileiras endividadas, demonstrando um aumento gradual considerável.
3. Observado tal cenário essa lei forneceu mecanismos para disciplinar formas de empréstimos e pagamentos, prevenindo de fraudes, dívidas excessivas, fazendo com que o consumidor preste mais atenção até mesmo nas propagandas fornecidas para a aquisição de empréstimos enganosos, tratamento ao superendividamento regrando relações de consumo como educação financeira, possibilidade de repactuação de dívidas com audiência de conciliação com credores resguardando a dignidade do consumidor.
Sites pesquisados:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/lei/L14181.htm
https://www.conjur.com.br/2021-out-21/controversias-juridicas-lei-superendividamento-rapida-visao

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes